Dicas e exemplos para criar um cartão de visita de dentista

Um belo Cartão de visita para dentista não pode ser esquecido pelos  profissionais da área da saúde na hora de montar um consultório.

É claro que nesse importante momento de preparar o local de atendimento dos pacientes, muitas outras preocupações vêm à mente, como os equipamentos, materiais, utensílios, materiais descartáveis, instalações, computadores, etc.

Em meio a tudo isso, é preciso também reservar algum tempo para se dedicar a cuidar da comunicação com seus clientes, e o cartão de visita para dentistas é o mínimo que se pode esperar deste esforço em manter um relacionamento de fidelidade com os pacientes.

cartão de visita para dentista

Como criar um cartão de visita para dentista

Uma primeira providência seria criar um logo. Principalmente se o consultório tiver vários profissionais trabalhando juntos, isso pode ser bastante interessante para a imagem do consultório. Um logotipo dá um ar mais profissional ao seu trabalho, além de transmitir com mais clareza qual sua especialidade e o tipo de público que atende, por exemplo: infantil, adultos, idosos etc. Veja outras decisões a serem tomadas:

Tamanho do cartão de visita:

Usualmente se usa 9 por 5 centímetros, mas isso não é uma regra, tamanhos semelhantes podem ser usados, sem exageros: nada muito grande nem muito pequeno.

Tipo de papel:

O mais usado é o couché fosco, mas nada impede de serem usados outros papéis. Hoje em dia, algumas pessoas gostam de papeis com texturas, ou artesanais. O efeito pode ficar muito bom, mas são mais caros e, às vezes, dificultam a impressão e a reprodução de algumas imagens.

Gramatura do papel:

Papéis de baixa gramatura acabam rasgando com facilidade e se amassando ao colocar no bolso. Por isso, o recomendado é usar um papel mais rígido, com gramatura a partir de pelo menos 200 g/m2.

Cores:

Muitos cartões têm fundo branco, mas é possível variar conforme sua preferência. No caso de cartão de visitas de dentistas, as outras escolhas de fundo costumam ser por cores claras, mas nada impede de fazer um cartão em azul, por exemplo, com as letras em branco. Tudo vai depender do layout e da composição geral da peça.

Quanto aos demais elementos do cartão, como símbolos e textos, as cores devem proporcionar leitura adequada, sem se confundir com o fundo. O preto tem destaque, seguido do verde e do azul.

Veja algumas dicas sobre a psicologia das cores:

  • Azul: confiança, tradição e lealdade.
  • Verde: natureza, abundância e crescimento.
  • Vermelho: excitação, paixão e atenção.
  • Laranja: proximidade, calor e apetite.
  • Amarelo: luz, valor e otimismo.
  • Preto: em alguns momentos lembra o luto, mas também mostra exclusividade e luxo.
  • Branco: pureza, paz e limpeza.
  • Roxo: criatividade, espiritualidade e nobreza.

Estes são apenas alguns dos possíveis significados das cores. Dependendo da cultura de cada país ou região, e mesmo de pessoa para pessoa, essas interpretações podem mudar.

Saiba mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Tipografia para cartão de dentista

Não existe nada específico. As tipografias tem algumas variações e, geralmente, no caso de profissões como esta, onde a confiança é muito importante, usam-se tipos de letras mais clássicos, de uma família tipográfica chamada de Romana, que tem serifas. Outra opção, um pouco mais atual, é chamada de Lapidária. Semelhante a romana, mas sem as serifas, conferindo mais leveza ao conjunto.

Além disso, não é comum se ver letras muito elaborados, excessivamente modernas e enfeitadas, com exceção de cartões específicos para consultórios infantis, mesmo assim, com moderação.

Símbolos para dentista

O profissional pode optar por colocar ou não, em seu cartão de visita de dentista, os elementos simbólicos que achar mais adequados. O importante é que tenham algum significado importante para seu público. Dentistas que trabalham com crianças, muitas vezes, gostam de dar um ar mais lúdico e usar dentes estilizados e até personagens.

Outros ícones bastantes usados são:

  • Instrumentos do dentista, como espelhinhos.
  • Dentista ao lado da cadeira, com ou sem paciente.
  • Sorrisos.
  • O símbolo da odontologia, o caduceu de Esculápio: um bastão com uma cobra enrolada.

Outra opção é fazer um logo em que o nome do dentista é escrito com uma tipografia especial.

O importante é saber se comunicar com seu público.

10 Exemplos de cartão de visitas para dentistas

Veja os resultados de algumas concorrências criativas para a criação de cartão de visitas de dentistas que acontecerem no site We Do Logos.

Cartão de visita de dentista: Clínica Odontológica Dra. Rogeria Brandão

Para este projeto, 13 designers enviaram 25 propostas com diferentes artes para serem escolhidas. Veja alguns exemplos:

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

A proposta vencedora foi esta:

cartão de visita para dentista

Veja aqui outras ideias para cartão de visitas para dentistas recebidas durante esta concorrência.

Cartão de visita de dentista: Vaccaro Odontologia

Nesta concorrência foi pedido logo e cartão de visitas, tendo sido enviadas 24 artes por 5 designers, confira algumas delas:

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista

O Cartão de visitas vencedor foi este:

cartão de visita para dentista

Veja aqui: outros exemplos de cartões de visita para dentistas enviados para este projeto.

Cartão de visita de dentista: Viana Clínica Odontológica de Macaé

A clínica Viana também recebeu diversas contribuições por meio de vários designers. No total foram 13 artes enviadas, entre cartões de visita e logotipos. Destacamos as seguintes:

cartão de visita para dentista

cartão de visita para dentista cartão de visita para dentista cartão de visita para dentista

A arte escolhida e vencedora da concorrência é esta:

cartão de visita para dentista

Encontre aqui: mais exemplos de cartões de visita de dentistas deste projeto.

Quer fazer agora mesmo um cartão de visitas para dentistas de forma rápida, profissional e com um preço bastante acessível?  Você cadastra seu pedido no site e imediatamente dezenas de designers começam a trabalhar em seu cartão. Em 24 horas você já estará recebendo propostas para dar seu feedback e pedir ajustes até chegar no resultado que deseja. Tudo online! E caso nenhuma das propostas agrade, você pode pedir reembolso do que pagou!

Rodapé-conheça-a-WDL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *