A procura por academias de ginástica é bastante grande o ano todo, mas se potencializa ainda mais durante o verão. Se você é um empreendedor em clima de bons negócios fique atento às informações de como abrir uma academia. Talvez essa seja a oportunidade que você estava procurando para esquentar suas finanças.
De acordo com o SEBRAE, o Brasil é o segundo no mundo em número de academias, podendo abranger ainda mais este mercado, se focar em públicos alternativos como a terceira idade, escolas e empresas dispostas a oferecer saúde e bem estar a seus funcionários.
Mas antes de abrir uma academia é preciso ter dados básicos para saber se vale a pena o investimento. Para te ajudar veja primeiro Como montar um Plano de Negócio para sua academia. Nele estão todas as questões pertinentes ao seu negócio. Analise, responda e descubra como e se vale apena abrir uma academia.
É preciso ter formação em educação física para ser proprietário de uma academia de ginástica?
Não há a necessidade, mas você terá que ter profissionais habilitados para desenvolver algumas categorias, como musculação, por exemplo.
Como saber se vale a pena abrir uma academia?
A primeira tarefa será estudar o mercado e tentar achar oportunidades e diferenciais para abrir seu negocio. Invista pesado em informações. Acumule conhecimento e faça muitas estimativas.
Você já sabe quanto custa para abrir uma academia? Veja algumas estimativas aqui.
Qual o capital inicial necessário?
Para abrir uma academia de ginástica de médio porte é preciso ter em média cerca de R$ 60 mil reais como investimento. Este valor será usado principalmente para as compras de aparelhos, pagamento de funcionários e aluguel do estabelecimento.
Veja quais são os equipamentos necessários para montar uma academia de musculação.
Qual a documentação necessária para abrir uma academia?
Para uma academia funcionar ela precisa estar legalizada e isso requer sua inscrição na prefeitura da cidade local, na Receita Federal e na Previdência Social, além do Conselho Regional de Educação Física e estar enquadrada como prestadora de serviços de atividades desportivas.
Para abrir uma academia, é preciso ir à junta comercial do seu Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e levar uma farta documentação que varia de Estado para Estado. Entretanto, os que são comumente cobrados são: contrato social, cópia do RG e do CPF, requerimento padrão (capa da junta comercial), Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelos 1 e 2 e taxas pagas através de DARF.
Com a academia já registrada, o dono da empresa receberá um NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa e com esse deverá se registrar no site da Receita Federal, onde será baixada uma relação de outros documentos que devem ser enviados por Correios para assim conseguir o CNPJ.
Com o NIRE em mãos, o próximo passo é ter o alvará da prefeitura, indo até ela. Em seguida, deve ser feita a inscrição estadual, o cadastro na Previdência Social e ter o aparato fiscal. Uma dica é já entrar em contato com as operadoras de cartão de crédito para oferecer o serviço no local.
Dica importante!
Agora que você já viu todo processo para abrir uma academia, que tal criar uma Identidade forte para ela? Com a We Do Logos, você tem acesso a 80.000 profissionais de design prontos para te ajudar, com a criação de um Logo, Cartão de Visitas, Fachadas, Folders e muito mais!