Empreendedores devem saber bem como é ter aquela ideia que vale milhões e não ter à disposição as cifras necessárias para tirar a ideia da cachola.
Mas que isso não sirva para que você abandone as boas ideias de negócio, pois existem diversas alternativas para você que quer saber como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro.
Confira as dicas que selecionamos, neste post, e inspire-se em empreender sem tornar o investimento inicial um drama ou obstáculo para o seu sucesso!
Saiba mais: Abrir empresa: tudo o que você precisa saber!
Como abrir meu próprio negócio com pouco dinheiro?
Não se sinta desprivilegiado por desejar empreender, mas não dispor de recursos para a empreitada. Isso é tão comum que, inclusive, existe um termo em inglês para isso: chama-se bootstrapping.
Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.
No próprio Brasil encontramos uma série de cases de quem fez da árdua jornada uma história para ser contada. Quer fazer o mesmo e aprender como abrir o próprio negócio com pouco dinheiro? Veja a seguir!
Veja também: 9 dicas para empreendedores que querem abrir um negócio
Dê forma e traços às suas ideias
Como abrir meu próprio negócio com pouco dinheiro, você deve se perguntar. Mas, antes disso, descubra quanto você vai investir colocando todas as ideias no papel. Entre elas:
- O investimento dedicado a licenças e permissões para abrir empresa e específicas para o negócio que você tem em vista.
- Material necessário para a empreitada, como computadores, sistemas, equipamentos específicos etc.
- O espaço necessário para dar forma ao seu negócio — e os itens para mobiliá-lo e custos para manter o local.
- Serviços diversos, como telefone, internet, sociedades, publicações e afiliações, entre outras assinaturas.
- Todas as despesas operacionais (inclusive em estratégias de marketing e remuneração de funcionários).
- Honorários legais de um advogado que possa auxiliar no desenvolvimento de quem está pensando em como abrir o próprio negócio com pouco dinheiro.
Agora, calcule isso tudo e não se assuste. A ideia é que, a partir dessa meta, você consiga ajustar o investimento para que descubra como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro!
Assista e aprenda: 2 vídeos de empreendedorismo para quem quer abrir um negócio
Reduza as necessidades de investimento
A partir do cálculo anterior, você pode traçar novas metas com uma sensível redução em cada um dos itens do check-list, como, por exemplo, em serviços, materiais e equipamentos iniciais.
Até mesmo o espaço pode ficar em segundo plano se a sua ideia puder dar os primeiros passos da sua própria casa.
Uma sacada que muitos empresários tem usado atualmente com o objetivo de diminuir custos é usar todo potencial da internet e de sites colaborativos ou softwares na nuvem. Existem versões gratuitas para uso até de aplicativos de CRM e disparo de email marketing! Sem falar em sites de concorrência criativa para criar seus materiais de comunicação com muito mais agilidade e preços acessíveis.
Veja em detalhes: Comece agora! 6 dicas para redução de custos na empresa
Assuma o controle do próprio negócio
Se você quer saber como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro, deve imaginar que, em um primeiro momento, você será toda a empresa.
À medida que ela se desenvolve, é natural que novos funcionários auxiliem com as tarefas do dia a dia, mas, até lá, o investimento inicial pode ser brutalmente reduzido se você assumir as rédeas do controle de finanças, de apresentar a empresa em reuniões e eventos, gerenciar as redes sociais da sua marca e tratar com fornecedores e outros clientes.
Confira: Como abrir minha própria empresa e empreender? São 3 passos!
Ser um profissional multitarefas permite que, além de conhecer a fundo o próprio negócio, você também crie um senso de como gerir a empresa em todas as áreas, o que ajuda a trabalhar o seu espírito empreendedor.
Trabalhe com a possibilidade de outros investidores
Abrir o próprio negócio com pouco dinheiro pode ser difícil, é verdade, e nem sempre é possível economizar o quanto necessitamos para abrir a empresa.
No entanto, a alternativa pode residir no interesse de outros investidores. E isso pode vir de diferentes maneiras, como:
- Investidor-anjo.
- Crowdfunding.
- Apoio de amigos e familiares.
Venda a sua ideia com primor e, com certeza, não faltarão interessados na oportunidade que você está oferecendo a eles.
DICA: Como abrir minha própria empresa e empreender? São 3 passos!
Aposte em estratégias de marketing digital
A internet e as redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação e marketing e, para quem deseja investir na sua marca a custo zero, ambas são boas pedidas.
Interaja com o seu público-alvo no LinkedIn ou em uma página do Facebook, por exemplo, e invista em um blog. Cada uma dessas alternativas faz com que o seu negócio se destaque, em pesquisas on-line, trazendo um retorno rápido e sem a necessidade de sangrar o investimento inicial.
Como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro
Viu como abrir um próprio negócio com pouco dinheiro é possível, desde que você consiga traçar as estratégias certas e adequadas ao momento?
Por isso, agora que você já tem todas as dicas sobre como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro, confira algumas boas dicas para você aperfeiçoar o seu espírito de liderança e empreendedor!
Veja mais: Torne-se um líder autêntico. Selecionamos pra você as 15 frases mais impactantes sobre liderança.
Então, já se decidiu a abrir seu negócio usando apenas um pouco de dinheiro? Se precisar de criação de logotipo, folders e outros materiais de comunicação, já sabe quem procurar: We Do Logos, a maior plataforma de criação da América latina.