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Como abrir uma loja de cosméticos descolada e lucrativa

Quem quer saber como abrir uma loja de cosméticos, na grande maioria dos casos, é porque se identifica com esse tipo de produto, gosta de glamour e assuntos relacionados com moda e beleza.

E, é claro, essas pessoas sabem que uma loja de cosméticos com um visual bacana e descolado, pode vender bem mais para determinados tipos de públicos.


Mas além do cuidado com o design e o visual do seu negócio, não adianta nada saber como abrir uma loja de cosméticos sem um planejamento adequado que garante a lucratividade necessária.

Capital de giro, investimentos, estrutura, localização, equipe e a tão estressante papelada… Você sabe realmente fazer tudo isso?

Para ajudar você a saber como montar uma loja de cosméticos, fomos buscar algumas dicas no site do SEBRAE e resumimos as mais importantes aqui, para você!

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

Mas antes de ver nossas dicas para abrir sua loja de cosméticos, confira a história real destes empreendedores que abriram o restaurante carioca Point do Macarrão e logo perceberam que precisavam melhorar sua identidade visual. Encontraram na We Do Logos uma excelente opção para criar seu logo, cardápios, embalagens, capa de Facebook e muito mais. Veja neste vídeo como o resultado foi além das expectativas, trazendo aumento de vendas e novas perspectivas para o negócio.

Assista ao vídeo case:


Como abrir uma loja de cosméticos

Escolha do ponto

São 3 fatores principais que você deve levar em conta:

  1. Localização

  2. Tamanho

  3. Custos

É importante ter uma loja de cosméticos localizada próxima de seu público alvo e em locais com grande circulação de pessoas. Quanto às dimensões da loja de cosméticos, verifique se haverá espaço para as instalações, conforme alguns tópicos adiante. Já, sobre os custos, veja se o aluguel, o condomínio (se houver), a manutenção e o IPTU não são elevados demais para a receita mensal!

Papelada para abrir loja

Não tem como abrir uma loja de cosméticos sem ajuda de um contador para providenciar todos os trâmites legais que incluem, entre outros:

  1. CNPJ.

  2. Inscrição Estadual.

  3. Registro na Junta Comercial.

  4. Alvará de funcionamento.

  5. Vistoria do Corpo de Bombeiros.

  6. Providências junto a sindicatos, INSS e FGTS.

Dependências internas

A área mínima para abrir uma loja de cosméticos gira em torno de 50 m2 e deve contemplar a área de vendas, com gôndolas, prateleiras e balcão de atendimento. Não esqueça de uma sala para administração, um espaço para estoque de mercadorias e, em muitas lojas, se usa uma área para experimentação de produtos.

Equipamento necessários

Além de equipamentos da área de vendas, como balcão com vitrine, gôndolas, prateleiras, vitrines, espelhos, máquina registradora, impressora de cupom fiscal e outros, é preciso providenciar móveis de escritório e outros equipamentos administrativos, tais como: computador, impressora, mesas, cadeiras, armários, telefone e internet.

Equipe da loja

Uma boa seleção e treinamento adequado são essenciais. E não tem como abrir uma loja de cosméticos sem contar com uma equipe de pelo menos 2 vendedores, uma pessoa no caixa e uma esteticista para dar dicas e recomendações aos clientes. Se sua loja for maior, talvez precisa de mais colaboradores!

Investimento e capital de giro

Segundo informações coletadas junto ao SABRAE, o investimento total gira em torno de R$ 82.000,00, dividido da seguinte forma:

  1. Registro e taxas de abertura: R$ 3.500,00

  2. Reforma do imóvel: R$ 20.000,00

  3. Equipamentos e mobiliário administrativo: R$ 2.700,00

  4. Equipamentos da área de vendas: R$ 35.000,00

  5. Capital de giro: R$ 20.000,00

Este é um detalhe importante que muitos empreendedores deixam de lado ou se esquecem e que pode trazer graves consequências no início do negócio: o capital de giro. Trata-se um montante de dinheiro que você deve ter reservado para fazer face as despesas que surgem assim que o negócio é aberto, mas ainda não se tem um faturamento suficiente para cobri-las. E mesmo depois da empresa engrenada, sempre haverá uma quantidade de dinheiro necessária no caixa para essas despesas recorrentes e do dia a dia.

Depois de todas estas dicas, que tal começar a pensar no logo de sua loja de cosméticos?


As vantagens de usar a concorrência criativa da We Do Logos incluem o preço, a agilidade, a criatividade e muitas outras, dê uma olhada:


Na dúvida se dá certo mesmo? Então confira este projeto de criação de logotipos para uma loja de cosméticos realizado totalmente online pela We Do Logos. Foram 95 opções de logos enviados para a empresa Viva Estética por 41 de nossos designers. O resultado foi super variado, garantindo diversas opções de escolha aos proprietários da loja. Confira aqui os logos criados nessa concorrência criativa.

Agora que você sabe como abrir uma loja de cosméticos, não tem mais desculpa! E pode contar com a maior plataforma criativa da América Latina para fazer seu logo, layout de site, ou mesmo criar nome e slogan para sua loja. É super prático: você faz seu pedido e escolhe o prazo e quanto deseja pagar. Em poucas horas você já recebe as primeiras opções de arte para pedir quantas alterações quiser.

Confira mais vantagens de fazer seus materiais de comunicação com a We Do Logos:


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