Como calcular o ROI é uma pergunta que parece que ganhou repentino destaque e que está na moda em algumas áreas, principalmente com o surgimento de startups e a busca de sua implantação de forma viável e lucrativa.
Na verdade o ROI (Return On Investment, do idioma inglês), como o próprio nome diz ao ser traduzido, é um indicador do retorno sobre um investimento. E é um dos mais tradicionais métodos usados para isso.
Outras metodologias, como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback, também são utilizadas para se avaliar a viabilidade de investimentos e, principalmente, compará-los e classificá-los, na busca da melhor opção de uso de determinado capital a ser aplicado.
Mas por envolverem cálculos mais complexos e o estudo de todos os componentes do fluxo de caixa de uma forma mais detalhada, acabam dando espaço para o ROI, um método mais ágil de fazer o mesmo trabalho, empregando uma fórmula simples que você mesmo pode usar em sua empresa para definir o retorno esperado de seus projetos.
Como é o cálculo do ROI
Para saber como calcular o ROI você deve primeiro conhecer sua fórmula simples, que poderia ser assim expressa:
ROI = GANHO OBTIDO – GASTOS x 100 GASTOS
Ao fazer estas contas você chegará a uma porcentagem que indicará a eficiência de determinada ação para gerar caixa.
Assim, se o resultado do cálculo do ROI for 30%, isso significa que a cada R$ 100,00 investidos em um projeto, você conseguirá de volta R$ 130,00, embolsando, grosso modo, um lucro de R$ 30,00. Ou seja: 30% do valor investido.
Explicando como calcular o ROI em projetos dessa maneira, parece que é realmente muito fácil.
Mas como determinar quais são os ganhos obtidos e o investimento de forma correta? O que compõe cada um desses elementos da fórmula?
Para ajudar você a encontrar todos esses números sem nenhum mistério, siga o passo a passo que preparamos para facilitar sua vida.
Veja também: Guia do Empreendedor: Aprenda como aumentar as vendas
Assista ao vídeo: Case de sucesso, Point do Macarrão.
Como calcular o ROI em projetos
São 4 passos:
Definir o investimento
Determinar os ganhos obtidos
Calcular um ROI preliminar
Criar cenários
Passo 1: Definindo o investimento
Para facilidade de nomenclatura e cálculo, vamos chamar de desembolsos todos os montantes usados para investir no projeto, incluindo os custos e as despesas que ele vai gerar em um dado período de tempo.
Eles se dividem em dois tipos:
Desembolsos diretos: Aquisição de equipamentos, máquinas e softwares, treinamentos, seleção de novos profissionais, reformas de instalações etc.
Desembolsos ao longo do tempo: Horas homem empregadas no projeto a cada mês, aluguel de instalações, pagamentos de assinaturas para uso de softwares, manutenção, energia elétrica etc.
Passo 2: Definindo os ganhos obtidos
Todo ganho que o projeto conseguir trazer a mais para a empresa. Por exemplo: ao trocar determinada máquina, seus produtos poderão ser produzidos por um custo 15% menor, aumentando a lucratividade da empresa.
Essa diminuição de custos pode significar, por exemplo, um aumento de R$ 1.000.000,00 no lucro da empresa.
Passo 3: Calculando um ROI preliminar para o projeto
Digamos que ao somar todos os desembolsos diretos neste projeto de aquisição da máquina, você chegou a um montante de R$ 450.000,00.
Quanto aos desembolsos ao longo do tempo, considerando um período de um ano, você chegou a um valor de R$ 350.000,00.
Somando estes valores, temos:
GASTO = R$ 800.000,00
Quanto ao ganho, conforme visto no passo 2:
GANHO OBTIDO = R$ 1.000.000,00
Substituindo na fórmula:
ROI = 1.000.000 – 800.000 x 100 800.000
ROI = 0,25 x 100 = 25%
Portanto, caso o cenário não mude e tudo ocorra como o planejado, o retorno sobre este investimento será de 25%, isto quer dizer que a cada R$ 100,00 investidos, depois de um ano, o retorno foi de R$ 125,00.
Mas e se nem tudo correr como o planejado? E se o cenário econômico mudar? Como calcular o ROI em projetos com mudança de cenários? Veja o passo 4.
Passo 4: Criando cenários
Ao criar cenários você poderá flexibilizar suas previsões e estar preparado para contingências. O importante é saber fazer as perguntas certas para prever 3 cenários:
Cenário Pessimista
Cenário Realista
Cenário Otimista
Digamos que o cálculo do ROI que já fizemos foi o cenário realista.
Um cenário pessimista poderia considerar o seguinte:
O que aconteceria se o dólar subisse e o preço da máquina aumentasse em R$ 50.000?
O que aconteceria se o governo aumentasse o IPI sobre nosso produto e nossa economia de custos diminuísse em R$ 50.000?
Ao responder a essas perguntas, o cálculo do ROI pessimista seria modificado para este:
ROI pessimista = 950.000 – 850.000 x 100 850.000
ROI pessimista = 0,12 x 100 = 12%
Um cenário otimista poderia responder as seguintes perguntas:
O que aconteceria se uma queda no preços da energia elétrica aumentasse nossa diminuição de custos de produção em mais R$ 75.000,00?
O que aconteceria se uma nova tecnologia diminuísse o custo de manutenção anual da nova máquina em R$ 35.000,00?
ROI otimista = 1.075.000 – 765.000 x 100 765.000
ROI otimista = 0,40 x 100 = 40%
Como você viu, a criação de cenários pode ser muito importante para sua decisão sobre investimentos em projetos e o cálculo de riscos.
Um exemplo de Cálculo de ROI em projetos
Imagine uma empresa que decidiu fazer um treinamento na área de vendas com o objetivo de aumentar o ticket médio de compra em suas lojas para R$ 150,00, o que significará um GANHO OBTIDO de R$ 190.000,00 em um ano.
Os desembolsos diretos neste projeto são os seguintes:
Contratação de consultor de treinamento: R$ 30.000,00
Impressão de material: R$ 5.000,00
Os desembolsos ao longo do tempo serão os seguintes:
Aluguel de equipamento de projeção por 3 meses: R$ 5.000,00
Aluguel de salas de aulas por 3 meses: R$ 15.000,00
Horas de vendedor gastas em treinamento por 3 meses R$ 100.000,00
Uso de plataforma EAD por 1 mês após treinamento inicial: R$ 2.000,00
Somando estes valores:
GASTOS = R$ 157.000,00
Substituindo na fórmula:
ROI = 190.000 – 157.000 x 100 157.000
ROI = 0,21 x 100 = 21%
Bom, acho que depois de tantas contas, você já sabe exatamente como calcular o ROI em projetos de sua empresa.
E se estivar pensando em iniciar algum projeto de comunicação e design de materiais digitais ou gráficos, como criar embalagens, por exemplo, uma alternativa que pode gerar um excelente ROI é usar os serviços do We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.
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