Criar conteúdos criativos é a chave para atrair mais seguidores e tem um bom engajamento.
Como já diz o Diego Sandoval: Perfil chato não vende. É igual picolé de chuchu, ninguém quer comprar. Não importa o quão bom seja seu produto, se seu perfil não desperta o interesse do público, ele nunca vai tomar a ação de comprar.
É o mesmo princípio de uma vitrine de loja.
E é a mais pura verdade. Para pra pensar, quantos perfis você já começou a seguir simplesmente porque o conteúdo era interessantíssimo e quantos você já dispensou porque não tinha nada de novo?
Se tratando de internet, é OBRIGATÓRIO estar sempre inovando. Mas muita gente tem a premissa de que criatividade é um dom e nem todos podem trabalhar com ela. Pura balela, assim como qualquer outra habilidade na vida, é questão de treino e trabalho.
Algumas pessoas têm mais facilidade com matemática e processos lógicos, enquanto outras conseguem criar e fazer artes lindas do nada.
Como qualquer outra habilidade, a criatividade pode sim ser trabalhada naqueles que possuem menos tino para a área.
É uma questão de treino e muita vontade.
Transformando Desconhecidos em Conhecidos.
Criar conteúdos criativos vai atrair pessoas que nunca viram sua página e fazer com que virem seguidores reais.
E quando falamos em criar conteúdo criativo, não é um bicho de sete cabeças.
O problema é que tendemos a superestimar a criatividade, quando na verdade basta você identificar o que o seu público gosta de ver e entregar esse conteúdo com valor, de forma diferenciada.
Tire o processo criativo do pedestal e entenda que é uma questão de seguir passos.
Mas sem copiar a concorrência, isso é muito importante. Você só vai conseguir ser mais criativo, pondo a mão na massa.
Comece com alguns posts e veja como seu público interage e reage. Com o tempo, vai ficar mais fácil modelar pra persona ideal.
No nosso Instagram nós postamos semanalmente um checklist do que você deve fazer todo dia para que seu perfil seja visto por mais pessoas e venda mais.
Mas veja 7 dicas imperdíveis para criar conteúdos criativos de forma natural.
7 Dicas de Como Criar Conteúdos Criativos
1 – Experimente coisas diferentes. Se toda semana você posta em um formato e este não está tendo o engajamento que você queria, é porque a aceitação do público é baixa.
Mude o formato, não tenha medo de tentar. Memes são uma ótima forma de fazer com que a pessoa do outro lado da tela dê uma risada e vá procurar mais no perfil.
2 – Exercite o cérebro. Tente fazer coisas da sua rotina de forma diferente todo dia.
Se você sempre escova o dente com a mão direita, tente usar a esquerda.
Parece bobo, mas força o lado criativo do cérebro a trabalhar e consequentemente expande a capacidade de imaginação.
3 – Preste atenção ao seu redor. As vezes do menos óbvio sai uma ótima ideia de post para o Instagram. Ou algo está acontecendo que é interessante mostrar para os seguidores em tempo real nos stories. Saia da sua bolha.
4 – Leia mais. E leia coisas fora da área do seu serviço. A leitura aumenta a absorção de informações e faz com que você crie cenários na sua cabeça com mais facilidade. E dali pode vir um conteúdo excelente e inesperado. Quanto mais conteúdo você souber, maior bagagem você terá.
5 – Aceite que bloqueios criativos acontecem. Muitas vezes você não estará naquele dia super produtivo onde vem muitas idéias. E quando isso acontece, forçar é pior. Você pode acabar postando algo ruim e dando um tiro no próprio pé.
Quando o bloqueio criativo acontecer, pare, volte, refaça tudo. Dê um tempo para sua cabeça descansar e assimilar. Como qualquer máquina, o cérebro também se sente sobrecarregado.
6 – Poste seu dia a dia. As pessoas consideram interessante ver o que a pessoa por trás do perfil faz na sua rotina, sem ser combinado ou ensaiado. Mas cuidado com o que vai postar, principalmente se tratando de empresas. Intimidade demais pode ser perigoso.
7 – Estude Marketing Digital e o que está em alta no seu nicho e aplique ao seu formato de conteúdo. Associe cores e imagens que chamem atenção e elabore um texto fácil de ser lido.
E preste atenção também aos erros que você pode estar cometendo. Têm 3 principais que a maioria dos perfis cometem sem perceber e que prejudicam toda a produção de conteúdo.
3 Maiores Erros Nas Redes Sociais
1 – Não faça textos muito técnicos. É uma postagem em rede social, não uma apresentação de TCC. Sim, se atente a erros ortográficos e palavras inapropriadas, mas use uma linguagem informal e que aproxime o leitor. A pessoa que está lendo tem que se sentir conversando com quem escreveu. Principalmente nas legendas.
Criar conteúdo não é só cuspir informação, mas também colocar sua personalidade.
2 – Não tenha medo de publicar conteúdo que outros perfis já estão publicando. Mas faça do seu jeito, sem plagiar.
Pegue o tema e coloque o seu tchan, a sua pegada.
3 – Não colocar a cara nem aparecer. O público cada vez mais quer a humanização da marca, principalmente pela internet onde não há o contato cara a cara com o cliente. Então apareça periodicamente, faça stories, mostre como você trabalha. Faça o público se sentir próximo.
Conclusão
Só não é criativo quem não quer. Com boa vontade e exercícios diários, pode sair coisas que você nunca imaginou, da sua cabeça.
Essa semana, no PodCast Fala Empreendedor trouxemos o Diego Sandoval, especialista em criatividade e consultor sobre Instagram, para falar como ter um perfil que vende, interessante e criativo.
Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.
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