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Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

Criar identidades visuais para marcas de sucesso significa saber escolher os elementos visuais, como cores, tipografias, texturas, formas e símbolos, usualmente concentrados em um logotipo da marca, de forma a atrair o público, criar identificação com ele, se diferenciar dos concorrentes, atestar a origem de seus produtos e serviços e reforçar seu posicionamento nos corações e mentes dos consumidores. Para saber como criar identidades visuais para marcas de sucesso será necessário conhecer mais a fundo todos esses detalhes.


Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

Simplicidade é um fator que se destaca aos olhos nas grandes marcas. Apple, Nike, Microsoft, McDonald’s, Google, Visa. Estes são apenas alguns dos exemplos de como criar identidade visual de grandes marcas com elegância e simplicidade.

Mas é claro que só isso não basta. Este é um detalhe de design que faz parte de uma série de outros fatores importantes que podem ser resumidos como Branding.

Não há como criar identidades visuais para marcas de sucesso sem um excelente trabalho de branding.

Para ajudar você a entender melhor todo este processo de como construir a identidade visual de uma marca de sucesso, separamos alguns tópicos.

Entendendo seu público-alvo

Não há como criar identidades visuais de sucesso sem conhecer profundamente seu público. A maneira mais correta de se fazer isso é por meio de pesquisas. Caso sua empresa não tenha acesso a este tipo de informação específica de seus clientes, é possível procurar pesquisas na internet sobre o seu segmento de negócios, dados de entidades patronais e sindicais, institutos de pesquisa e até em sites como IBOPE e IBGE.

Você também pode fazer pesquisas com seus clientes, entrevistá-los e colher informações. Sistemas de CRM, mídias sócias e blogs (quando bem administrados) também podem ajudar bastante.

O objetivo é muito mais que criar perfis demográficos, com informações como idade, sexo, renda etc. É preciso desenvolver um perfil psicográfico para que se entendam os valores, crenças, costumes e preferências de seu consumidor.

Uma técnica muito usada, depois da coleta de todos estes dados, é a criação de personas: perfis semi-ficcionais de clientes típicos com todas as suas características, tanto demográficas como comportamentais.

Veja este post com mais detalhes do site Marketing de Conteúdo: Personas: Aprenda o que são e como criá-las

Defina claramente seu diferencial competitivo

O que sua empresa faz melhor que as outras? É isso que a diferencia das demais e faz com que seus clientes escolham seus produtos e serviços em vez de escolherem os demais competidores.

Sem um diferencial em relação ao mercado, não haverá esforço de branding que possibilite criar uma marca de sucesso. Em outras palavras: Quer saber como criar identidades visuais para marcas de sucesso? Comece criando produtos e serviços que tenham um diferenciam que o público perceba como um importante benefício.

Com isso definido, sua identidade visual deverá ser capaz de passar este conceito ao público.

Posicionamento de sua marca

Além do diferencial, o posicionamento de sua empresa costuma ser definido como o lugar que sua marca ocupa nos corações e mentes de seus clientes. Por exemplo: quando alguém diz Ferrari, já sabe o posicionamento: carros de luxo velozes! Se você disser Ford, o posicionamento é outro: carros muito bons em diversos segmentos e acessíveis para diversos bolsos.

O posicionamento também deve ser representado de alguma forma para seu público com ajuda da identidade visaul.

Design da identidade visual

De forma resumida, podemos dizer que não tem como criar identidades visuais para marcas de sucesso sem levar os 3 elementos citados acima:

  1. Identificação com o público.

  2. Diferencial.

  3. Posicionamento.

Mas isso não é tudo. O ideal é conseguir criar uma marca que agregue valores intangíveis a seus produtos e serviços, como prestígio, pertencimento, carinho, aconchego, sensualidade etc. A identidade visual é um fator determinante nessa construção, mas ela precisará do auxílio de diversos outros fatores, como qualidade dos produtos, atendimento, campanhas de comunicação etc.

Uma empresa que é um exemplo de como criar identidades visuais para marcas de sucesso é o nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Os sócios do estabelecimento decidiram investir em sua identidade de marca e começaram por desenvolver um logo com a We Do Logos. Os resultados foram tão positivos que logo em seguida os empresários criaram também cardápio, embalagens, uniformes e fachada de loja, entre outros materiais.

Assista ao vídeo desses empreendedores contando como se deu essa história de sucesso:


Preocupado em saber como criar identidade visual para marcas de sucesso sem grandes investimentos? Isso pode custar menos do que você imagina. Confira este projeto de criação de logomarca desenvolvido por nossos profissionais de comunicação para a sorveteria Milk-Shake. 49 opções de logotipos foram criadas por 20 designers, permitindo uma ampla variedade de escolha aos proprietários do estabelecimento.


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