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Como criar rótulos personalizados e destacar seus produtos

Ao comprar um produto, a primeira impressão que o consumidor tem é referente à imagem do rótulo. Por isso, saber como criar rótulos personalizados é muito importante para aumentar as vendas de uma empresa.

Várias estratégias de marketing são construídas a partir dessa análise, uma vez que a venda começa a ser realizada nas propagandas, com a divulgação das imagens presentes nos rótulos.

Pensando nisso, as agências de publicidade estão apostando cada vez mais na personalização dos rótulos. E você, já sabe como criar rótulos personalizados para que seus produtos vendam mais?

Veja, a seguir, como os rótulos personalizados definem o produto no mercado, encantam os clientes e aumentam suas vendas!

Como criar rótulos personalizados e aumentar as vendas

Imagens atrativas

Quem nunca comprou um produto apenas porque gostou da imagem do rótulo? Qual criança escolhe um objeto sem analisar a embalagem? É por isso que não há como fazer rótulos personalizados sem caprichar muito no design e na direção de arte!

O consumidor escolhe os produtos por diversos critérios — dentre eles está a atração despertada pelo rótulo. Seja por uma imagem bonita, um desenho engraçado, jogos de cores ou imposição de uma marca mais conhecida, o rótulo é a impressão inicial que o cliente tem sobre o produto.

Dificilmente uma pessoa compra um produto sem observar o seu rótulo. A maioria das empresas investem e fazem de tudo para saber como criar rótulos personalizados inovadores e criativos com um único objetivo: atrair a atenção do consumidor para o seu produto.

Uma imagem forte pode fazer a diferença quando o consumidor tem várias opções de escolha para um mesmo produto. Um simples detalhe pode significar a escolha por uma determinada marca em detrimento da outra.

A concorrência

Como se diferenciar num mercado em que a concorrência se revela altamente qualificada? Em muitos casos, não basta apenas oferecer qualidade para o consumidor — é preciso também encantá-lo oferecendo uma experiência única.

O mercado está altamente competitivo e, assim, as empresas desejam criar mais do que um rótulo. Elas querem ter o melhor, o mais atrativo e o mais valioso. Nesse sentido, apresentar um diferencial na embalagem pode ser a ação necessária para alavancar o aumento das vendas.

Como o objetivo das empresas é chamar a atenção do consumidor, não existe modelo padrão de rótulo — o que está em jogo é a criatividade dos profissionais envolvidos. Assim, vemos uma diversidade grande de rótulos personalizados no mercado, feitos a partir de diferentes materiais como papel, plástico, vidros e alumínio, por exemplo.

Aumento das vendas

As empresas devem sempre estar atualizadas com as novidades do mercado e atentas aos novos acontecimentos. A criação e atualização de rótulos deve estar de acordo com o momento em que o consumidor e a empresa vivem.

Para exemplificar essa ideia é possível citar o caso de uma empresa do ramo alimentício que comemorou o seu aniversário de 90 anos com o lançamento de diversas latas de leite condensado com rótulos diferentes e colecionáveis. O resultado foi óbvio: houve um crescimento incrível nas vendas.

As pessoas compravam as latas não somente porque havia a necessidade de consumir o produto, mas também pela curiosidade que aquilo despertava. Foi uma ação de marketing extremamente bem-sucedida e que se baseou inteiramente na mudança dos rótulos do produto.

A moral dessa história é que saber como criar rótulos personalizados e bem empregados na divulgação de um produto auxilia — e muito! — no aumento das vendas. Portanto, as empresas que têm seus produtos vendidos com imagens diferentes e criativas atraem ainda mais consumidores.

Dessa forma, para garantir um lucro contínuo, é necessário sempre atualizar os rótulos. Isso também vale para empresas que estão chegando no mercado. Inovar na apresentação das embalagens é extremamente necessário, pois os clientes notarão a presença de uma nova marca e a nova imagem pode torná-la conhecida.

Dica: a área que garante lucratividade para a empresa é o setor de marketing. Por isso, não economize na publicidade e propaganda de sua marca. Faça o máximo possível para que sua empresa sempre seja vista como inovadora. Caso seja necessário, contrate profissionais especializados na área. Lembre-se que a criatividade é o segredo do sucesso.

Que fique bem claro: não há como fazer rótulos personalizados de qualidade sem a ajuda de designers e especialistas na área!

Persuasão

Basicamente, persuadir quer dizer levar alguém a acreditar ou a executar alguma coisa. Você pode, por exemplo, persuadir alguém a comprar o seu produto simplesmente ao atribuir a ele características diferenciadas em relação à concorrência.

Imagine uma situação em que o consumidor simplesmente não sabe qual é o produto ideal entre as opções disponíveis numa prateleira de supermercado, mas precisa fazer sua escolha.

Nesse caso, é possível que ele analise o rótulo de cada um dos produtos que estejam à sua frente a fim de encontrar um diferencial que o faça escolher um só. Às vezes, ele sequer examina todas as opções e vai direto naquela que, de alguma forma, chama mais a sua atenção.

Assim, não é difícil compreender que o rótulo é um veículo de comunicação altamente importante na diferenciação de produtos. Com um bom trabalho é possível despertar a atenção do público-alvo, apresentar qualidade e criar o desejo de consumo — elementos fundamentais para o aumento das vendas de qualquer empresa.

Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas!

Cinco dicas de como criar rótulos personalizados

O maior erro que uma empresa pode cometer ao criar um rótulo é achar que sua função diz respeito apenas a apresentar as informações relativas ao produto para o consumidor. Se pensa dessa maneira, você pode estar perdendo boas oportunidades de vender mais ou de fidelizar os seus clientes.

Do ponto de vista comercial, um bom rótulo faz mais do que identificar o produto: ele atua na percepção do consumidor em relação à marca e permite a divulgação de uma mensagem mais impactante. Em outras palavras: ele persuade e vende.

Para entender como isso funciona, basta pensar em marcas famosas como o McDonald’s, por exemplo — ou a Apple. Com características fortes, elas conseguem se destacar onde quer que estejam e, assim, alcançar seu público com maior eficiência em relação à concorrência.

Aqui vão cinco dicas de como fazer rótulos personalizados do seu produto a ponto de fazê-lo se destacar entre os demais:

1 Crie uma marca forte para o seu produto

Não faltam exemplos de empresas que conseguem alavancar as vendas de seus novos produtos simplesmente por serem referências no mercado em que atuam. Isso mostra o quanto é importante atribuir uma marca forte ao produto de maneira que o consumidor tenha confiança na compra.

Sempre tendemos a colocar em um produto o nome da nossa empresa, julgando que, com uma marca mais forte e estabelecida no mercado, os resultados serão melhores. No entanto, não é bem assim. É preciso levar em conta algumas características, tais como o crescimento da linha e, principalmente, a afinidade conceitual entre produto e empresa.

É primordial pensar nisso para criar uma marca e um conceito coerente para a sua linha. Hoje existem empresas que são gestoras de grandes marcas como Unilever, Nestlé, P&G, entre outras.

Todas elas utilizam esses conceitos de forma bem consistente e corretamente alinhada para criar produtos e rótulos personalizados, capazes de funcionar como base para a construção de uma marca forte.

2 Evidencie as principais características

Valorize o que você tem de melhor: na hora de pensar no rótulo do seu produto, procure ressaltar aquilo que dá destaque a ele. Da mesma forma, avalie suas características negativas e atue no sentido de amenizá-las.

Como fazer isso? Resuma as principais características de seus produtos e faça uma pesquisa com os seus clientes para definir as maiores dúvidas ou os pontos mais decisivos para uma compra. Assim, você saberá o que de fato vale a pena colocar no seu rótulo para criar algo bem alinhado com as expectativas dos consumidores.

Outra dica para melhorar suas vendas é avaliar como o seu produto é exposto. Se ele estiver ao lado de diversos produtos concorrentes é interessante fazer esse mesmo trabalho citado, porém, com foco em diferenciar as principais características do seu produto em relação às de seus principais concorrentes.

3 Defina a embalagem antes do rótulo e a ajuste

Dê atenção especial à forma: de nada adianta criar um rótulo interessante se ele não tiver compatibilidade com a embalagem. Defina a embalagem antes de criar o seu rótulo — assim você poderá utilizar de forma otimizada o espaço que pode ativar todas as dicas dadas anteriormente.

Pense também que, tanto a embalagem quanto o rótulo, devem fazer parte da experiência de compra do seu cliente. É preciso, ainda, pensar na melhor usabilidade e na praticidade para o uso do produto.

Esse ponto merece especial atenção. Afinal, assim como o rótulo, a embalagem também terá uma participação fundamental na tomada de decisão do consumidor final. Isso significa que elementos de design — tais como identidade visual, cores, fontes utilizadas e forma — devem ser avaliados com absoluto cuidado, com foco na funcionalidade do produto.

4 Distribua e crie uma hierarquia com as informações principais

A partir das informações principais hierarquizadas, você precisará agora distribuir todas as informações, tanto técnicas quanto práticas, além daquelas que dizem respeito ao uso do produto. Tudo isso no pequeno espaço que compreende o rótulo.

Entenda o perfil do seu produto, considere se existem muitas dúvidas em relação ao seu uso ou contraindicações — tudo isso deve constar no seu rótulo. Não há como fazer rótulos personalizados sem pensar nesses detalhes antes!

Tente evidenciar e organizar as informações que podem ajudar os seus consumidores em toda a experiência que terão com o seu produto. Não é necessário, por exemplo, apresentar tudo sobre o produto de forma igualitária. O ideal é dividir as informações conforme a relevância delas.

Confira no exemplo uma dica de divisão em três partes:

  1. Como funciona: rápido e simples;

  2. Uma dica de uso ou um argumento de branding da sua marca;

  3. Informações técnicas e legais (quando necessário).

5 Defina uma forma de fidelizar o seu cliente

Pense e analise toda a experiência vivida pelo seu cliente ao longo da compra. Existe algo melhor do que ser surpreendido positivamente? É claro que não! Pense no que deixaria o cliente feliz ao encontrar em seu produto: desde abrir o pacote de sorvete e achar um palitinho premiado até desembalar um sapato social e encontrar uma calçadeira.

Coisas simples como esses exemplos devem ser analisadas para que o cliente volte a fazer negócio com você. Pense também em folhetos, cupons ou até mesmo dicas. Tudo é válido, desde que tenha a ver com a natureza do seu negócio e permita a você oferecer algo interessante para o consumidor.

Lembre-se que isso fideliza clientes! Se conquistar um novo cliente é tarefa difícil, mantê-lo satisfeito é um desafio ainda maior. Por isso, sempre considere investir em ações para que ele fique constantemente interessado em sua marca.

Um ótimo exemplo de como criar rótulos personalizados

A Coca-Cola lançou na Argentina a Coca-Cola Life, uma nova versão do famoso refrigerante, com 60% menos calorias em relação à sua versão tradicional. A Argentina foi o país escolhido para o lançamento do produto porque o consumo de Coca-Cola e a exigência dos consumidores de lá são muito altos.

Sejamos sinceros: se existe uma empresa que sabe como criar rótulos personalizados, essa empresa é a Coca-Cola. Veja só: segundo a empresa, o mercado local deixará claro em dois meses se a bebida terá sucesso.

“A Argentina é uma aposta sólida. Temos certeza de que o novo produto funcionará, já que existe mercado para isso”, afirmou Dino Troni, gerente-geral da Coca-Cola no país. As embalagens são inovadoras para o portfólio da Coca-Cola: todos os rótulos são verdes.

O principal diferencial em relação à versão diet é que, em vez de ser adoçada com aspartame, a Coca-Cola Life utiliza Stevia. Além disso, 30% do material das garrafas é de origem orgânica.

Para justificar a mudança da substância, estudos recentes demonstraram que o aspartame está relacionado ao aumento dos casos de câncer no mundo. Assim, a empresa decidiu substituir não só o adoçante, mas também o tradicional vermelho pelo verde, buscando transmitir um caráter mais natural.

O produto está disponível na Argentina e, entre desenvolvimento, infraestrutura e comunicação, custou U$12.000.00,00.

Confira, abaixo, o primeiro comercial da Coca-Cola verde.

Como criar meus rótulos online

Como você viu, criar rótulos personalizados demanda um trabalho profissional. Talvez você esteja se perguntando “como fazer tudo isso por um preço acessível e com a qualidade necessária?”. Na verdade, sua pergunta deveria ser “como criar rótulos online?”.

Hoje em dia, as plataformas de crowdsourcing e a concorrência criativa têm se mostrado como excelentes maneiras de reduzir custos de design. Com isso, é possível contar com a participação criativa de diversos profissionais e desenvolver peças de comunicação de excelente qualidade!

No caso de rótulos personalizados, isso também tem funcionado muito bem. Quer saber como criar seus rótulos online? Siga o passo a passo!

Passo a passo: como criar meu rótulo online

  1. Entre em um site de concorrência criativa e cadastre sua empresa;

  2. Acesse a plataforma e descreva seu briefing — aquilo que você quer que conste no rótulo, seu logo, cores, informações de fabricação, etc;

  3. Defina um preço para o vencedor;

  4. Aguarde até receber as primeiras propostas;

  5. Interaja com os designers, classificando alguns, tirando outros da disputa e pedindo ajustes;

  6. Quando estiver satisfeito, escolha o vencedor!

Bom, esse é o jeito — resumido, é claro! — de como funciona na We Do Logos. Cada plataforma de concorrência criativa tem suas próprias regras. Aqui, na We Do Logos, por exemplo, confiamos tanto na categoria de nossos designers que, caso você não goste de nenhum rótulo, você recebe seu investimento de volta!

Quer ver alguns exemplos de rótulos criados aqui na We Do Logos? Confira 36 exemplos de rótulos criados para a cachaça Rabo de Saia! Ou dê uma olhada nesses 65 modelos de rótulos elaborados para a empresa Açaí Energy.

Quer mais um exemplo de sucesso? Assista ao Vídeo CASE Point do Macarrão, restaurante carioca que desenvolveu toda a sua identidade visual com a We Do Logos!

E agora, está mais claro para você como criar rótulos personalizados?

Se você procura serviços como criação de logotipo, cartão de visitas, slogan ou nome para empresa, venha para o Logovia. Nossos designers de todo o Brasil estão esperando pelo seu briefing. Acesse nossa página e conheça mais sobre os nossos projetos.

Dica importante: para ter o resultado que você espera, é preciso investir no design dos seus rótulos personalizados. Quanto a isso você não precisa se preocupar: a We Do Logos tem dezenas de profissionais prontos para criar rótulos, embalagens, uniformes, cartazes e diversos outros materiais de comunicação inovadores para o seu produto!

E o melhor: tudo isso a partir de um preço bem acessível. Acesse a We Do Logos e veja como nós podemos te ajudar!

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