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Dicas de como criar um folder que encante os clientes

Folders são excelentes materiais de comunicação, principalmente para empresas que fazem vendas consultivas, em que há muitas visitas e reuniões com os clientes. No caso de lojas e outros pontos de vendas, show rooms, um folder também é indicado para auxiliar na abordagem do público. Mas como criar um folder que tenha realmente informações relevantes para o cliente, seja bonito e com um design atraente e que possa ser produzido com agilidade e custos acessíveis?


Existem diversas alternativas para atender cada uma dessas necessidades. Mas a primeira coisa que é preciso entender é que serão necessárias 3 providências principais:

  1. Definir o conteúdo do folder: Para isso, é conveniente contar com os serviços de um redator.

  2. Criar o layout do folder, isto é: a diagramação dos textos, a escolha das cores, das tipografias usadas, tratamento de imagens, criação de ilustrações e gráficos etc. Este trabalho normalmente é desenvolvido por um designer.

  3. Imprimir o folder: A empresa responsável por isso é uma gráfica

Antes de darmos dicas de como criar folders, abordando cada uma dessas etapas e como escolher os profissionais e empresas, vamos falar um pouco das vantagens de se usar um folder em visitas comerciais ou mantê-lo em seu ponto de venda.

Vantagens do folder como material de comunicação

  1. Mostra solidez da empresa e sua capacidade de produzir uma comunicação eficientemente.

  2. Traz um resumo dos diferenciais do seu negócio e características e benefícios do produto.

  3. Mais uma oportunidade de fixar sua marca na mente do consumidor.

  4. Ótimo roteiro para apresentações durante reuniões comerciais.

  5. Um material residual que fica com os clientes depois das visitas.

  6. Uma espécie de “vendedor silencioso”, para aqueles clientes que visitam uma loja e preferem não ser abordados por vendedores.

  7. O cliente indeciso leva para casa e pode reler e pensar melhor na decisão de compra, inclusive mostrando para influenciadores, como os familiares.

Como criar um folder: 3 providências principais

Já comentamos acima que você precisará de um redator, de um designer e de uma gráfica. Antes de falar de cada etapa separadamente, vamos apresentar as opções para contratar estes profissionais e serviços:

Antes de começar, selecione os profissionais


Agência de comunicação: Ela vai se encarregar de todo processo: tem redatores, designers e vai intermediar com a gráfica (de quem recebe comissão). Mas tudo isso tem um preço, e não costuma ser barato, é claro! Sem falar na falta de agilidade e proximidade. Os trabalhos costumam ser de qualidade, mas normalmente entregam poucas opções para você escolher, entre 2 ou no máximo 3.

Direto com a gráfica: o negócio da gráfica não é exatamente criar conteúdo e fazer layouts. Até fazem isso, mas com certeza não com a mesma qualidade de uma agência. Além de as vezes o preço ser quase o mesmo, a agilidade costuma ser ainda menor e dificilmente tem redatores.

Contratar designers e redatores freelancers: Normalmente, quando falar com um desses profissionais, ele vai indicar o outro que é parceiro dele. Mas não se iluda: Os dois podem trabalhar como uma dupla, mas cada um vai cobrar individualmente pelo seu serviço. Eles serão bastante ágeis e próximos, mas é preciso estar atento à qualidade. O ideal é ter tempo para selecionar profissionais com referências de outras empresas com quem trabalharam, fazer alguns telefonemas. O preço costuma ser mais em conta que nas alternativas anteriores, mas não é de praxe entregarem mais que 2 ou 3 alternativas de escolha de layout.

Sites de concorrência criativa e crowdsourcing: Uma alternativa que tem se mostrado interessante. Tem preços bastante acessíveis (é comum parcelarem no cartão em 12 vezes), é ágil e oferece o maior número de opções para sua empresa. Isso porque todos os designers cadastrados na plataforma podem participar, fazendo com que você receba dezenas de trabalhos para avaliar e escolher o melhor! Muitas empresas estão optando por essa alternativa, inclusive as grandes do mercado. Existem sites deste tipo tanto para redatores como para designers.

Agora sim, vamos ver como criar um folder de qualidade, com rapidez e ótimos custos!

Como criar um folder: conteúdo

A primeira coisa é passar um bom briefing para a pessoa que vai redigir os textos. Você deve passar o posicionamento de sua empresa, slogans, chamadas usadas, materiais antigos que gosta e tanto assim, apresentações comerciais, endereços dos sites e mídias sociais, enfim: tudo que possa ajudá-lo a entender sua empresa e escrever da melhor maneira possível. E, é claro, se tiver um guia de comunicação, um brand book ou manual da marca, dê acesso para ele.


Uma boa sugestão para o conteúdo do folder, pode ser esta:

Título do folder: A chamada principal que descreve o posicionamento de sua empresa e os diferenciais.

Subtítulo do folder: Um texto curto de uma linha onde você pode indicar o público-alvo, ou sua especialidade, ou ainda detalhar melhor o título principal.

Introducão: Um breve histórico da empresa com informações relevantes para o mercado, data de fundação, filiais, abrangência de mercado e outros dados. Não deve ser superior a um parágrafo.

Lista de itens importantes: Esta sequência de bullet points serve para resumir o que vem a seguir no folder. Faça uma lista de tudo que é importante e vai trazer algum benefício ao cliente e influenciar na compra: tecnologia empregada, tamanho da equipe, localização da sede e filiais, maquinário, prêmios, depoimentos de clientes, lista de clientes importantes, cases de sucesso, notícia sobre a empresa na mídiae outras.

Escolha alguns tópicos e escreva mais: O restante do folder será o detalhamento destes itens.

Fechamento: Convide o leitor a visitar, telefonar ou fazer um orçamento. Deixe bem a vista endereços e contatos. É o chamado “Call to Action”.

Como criar um folder: design

Faça o mesmo briefing que fez para o redator. Geralmente o designer começa o trabalho com os textos já definidos e passa a organizá-los e deixá-los com a cara de sua empresa. É interessante incluir gráficos, ilustrações, tabelas, esquemas e infográficos. O designer também pode e deve sugerir o número de dobras, formatos especiais, bolas, recortes e outros formatos para a gráfica.

Como criar um folder: Imprimindo

É usual que o designer te ajude a passar especificações técnicas e definir algumas destas informações para a gráfica:

  1. Em quantas cores imprimir: colorido em 4 cores sempre que possível!

  2. Número de dobras: normalmente 1 ou 2.

  3. Gramatura do papel: é interessante que seja firme e resistente.

  4. Impressão fosca ou brilhante: a fosca costuma ser mais elegante.

  5. Acabamento com verniz de reserva: é caro, mas tem um belo efeito sobre os detalhes..

  6. Colocar uma “bolsinha” no ultima página para incluir propostas comerciais ou outros papéis.

  7. Cortes e abas especiais: uma decisão entre você, o designer e a gráfica.

Estas foram nossas dicas de como fazer folders. Acreditamos que estão bastante completas. Você percebeu que este processo pode ser bastante complexo e demorado, mas existe uma alternativa muito rápida, de preços acessíveis e alta qualidade:

O We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, já atendeu mais de 35 mil empresas satisfeitas e conta com 85 mil designers cadastrados. Você faz seu pedido – tudo online e muito prático -, passa a receber em 24 horas dezenas de propostas de folders (ou outro material que necessitar), pede ajustes e escolhe o melhor. Rapidamente estará com o layout de seu folder em mãos, por um preço excelente! E tem mais: se não gostar de nenhuma opção, recebe seu dinheiro de volta!


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