Como fazer um brainstorm e dar o nome certo a uma empresa

Dar o nome certo a uma empresa, de longe é a tarefa mais difícil para novos empresários, pois o nome é algo permanente, ou pelo menos se sente assim.

O nome de uma empresa é o cartão de visitas de um negócio e ele estará em lugares que até mesmo o logotipo não estará. Em conversas informais, por exemplo.

Um nome também pode ser altamente emocional. Pense sobre reações instintivas das pessoas aos nomes de bebês. Todo mundo tem uma associação ou interpretação diferente

Quando se trata de o brainstorming para criar nomes de empresas, muitas vezes, a quantidade é mais importante do que a qualidade – pelo menos no início do processo.

Por isso, aqui estão algumas diretrizes para a geração de uma grande quantidade de ideias de nomes, pois, uma vez que você tem pelo menos um punhado de candidatos sólidos, pode decidir sobre a qualidade dos mesmos.

criar nome para empresa

Veja 2 boas práticas para dar nome a uma empresa.

1 – Reúna as pessoas e os materiais certos

Boa prática para dar nome a uma empresa

De cinco a oito é o número ideal de pessoas para seu brainstorm. É útil ter um mix de membros da equipe e pessoas de fora. Convidar redatores ou mesmo apenas amigos que são realmente bons com a linguagem.
Pense em uma forma de exibir todos os nomes de empresa que estão sendo gerados em tempo real. Você vai precisar de pedaços de papel em branco e canetas para todos os envolvidos.

2 – Solte-se

Comece com alguns exercícios de associação de palavras para que a mente de todos comece a trabalhar e gerar estímulos para a próxima etapa. Normalmente, escolhesse de 2 a 3 temas relacionados com a ideia do negócio. Então, digamos que você está lançando um negócio que facilita o pagamento móvel. Você pode fazer uma associação de palavras em torno da ideia de “pagamento”, e uma em torno da ideia de “móvel”.

Incentive que todos falem, sem muita organização as palavras que vêm à mente a partir desses conceitos. Alguém deve estar captando essas palavras de uma forma visível para todos, e continuar até que você tenha preenchido uma página grande, e depois passar para a próxima. O ideal é ter no final deste exercício, algumas folhas grandes cheias de palavras na parede.

Veja a seguir como dar nome a uma empresa com uma técnica poderosa de brainstorm.

3 – Processo bate bola

Distribua uma folha em branco e peça para que todos – individualmente – marquem 10 nomes em 10 minutos. Esta é uma quantidade de tempo incrivelmente curta para chegar a 10 nomes, e isso é de propósito, pois as pessoas não podem estar focadas em achar um nome perfeito. As ideias devem fluir com liberdade.

4 – Processo passa a bola

Em seguida, peça que todos passem a folha de papel para a pessoa à esquerda, e cada pessoa tem que dar mais cinco nomes em sete minutos. O objetivo é a construção de nomes usando a lista dos 10 do amigo. Isso fornece a cada pessoa estímulos concretos para inspiração e lhes permite expandir criativamente o pensamento do próximo.

5 – Compartilhe e construa

Passe o papel para o próximo à esquerda novamente. Agora, cada pessoa, com 15 novos nomes deve circular seus cinco favoritos. Peça para que elas leiam os nomes que escolherem e incentive que outros contribuam com sugestões de novos nomes a partir destes.

Neste ponto, você terá toneladas de nomes na parede, e ainda mais escrito em folhas de papel. Muitos serão terríveis. Reúna os melhores faça uma votação e depois encerre a reunião.

DICA IMPORTANTE!

Para definir o melhor nome e o logotipo de sua nova empresa utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um nome para sua empresa, vários redatores irão enviar propostas para seu projeto, de acordo com as suas exigências.

Você pode interagir com os redatores (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o nome que mais gostou para seu negócio dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Leia um pouco mais para entender melhor todos os benefícios de criar um projeto na We Do Logos:

nome para empresa