Filhos, bandas, animais de estimação e até automóveis. Sempre que temos a tarefa de dar um nome a alguém ou a alguma coisa, passamos um bom tempo pensando em qual será a melhor opção. E como é de se esperar, isso não seria diferente quando o assunto é o nome de uma empresa. Capaz de determinar até mesmo o fracasso ou o sucesso da marca, o nome deve ser muito bem pensado e não convém decidi-lo apenas com base no gosto pessoal dos donos do negócio. Mas e agora, como escolher o nome certo para a sua empresa? Confira nosso post com as principais dicas!
Determine os produtos ou serviços principais da sua empresa
Antes de tudo, defina quais serão os principais produtos ou serviços vendidos por sua empresa. E não se engane, essa tarefa não é tão óbvia quanto parece.
Imagine que a sua empresa seja uma lanchonete. No começo você pode até pensar que seu negócio se limitará apenas à venda de hambúrguer. No entanto, nada impede que a sua marca cresça a ponto de abrir franquias e até estabeleça novos formatos de serviço, como cafés e almoços.
Por isso, tente encontrar um nome que possa servir tanto para o atual momento da sua empresa quanto para o futuro, que pode ou não ser próximo.
Encontre sua missão, visão e valores
Como já abordamos em outro post, a missão — porque a sua empresa existe? —, a visão — onde a sua empresa deseja chegar? — e os valores de um negócio, ou seja, a sua filosofia, são pontos extremamente importantes para a criação de uma marca. Essenciais, inclusive, para ditar o caminho pelo qual sua empresa poderá seguir.
Faça um brainstorm
Muito conhecida pelos que trabalham com comunicação ou design gráfico, a reunião de brainstorm é o momento onde várias pessoas — inclusive de áreas diferentes — podem dar as suas ideias para encontrar o nome de sua empresa. Selecionamos algumas estratégias que podem te ajudar nessa tarefa!
Pense em nomes curtos
Google, Apple, Fiat e Nike. O que essas marcas têm em comum, além de valer bilhões de dólares? Todas elas têm nomes curtos. Uma dica é combinar palavras, estratégia simples e, ao mesmo tempo, criativa. Nomes pequenos são, geralmente, mais fáceis de entender e, consequentemente, de memorizar. Nem sempre um nome muito diferente será sinal de sucesso. Atenção também para a grafia, que deve ser descomplicada. Dicionários e publicações técnicas podem trazer boas ideias, apenas tome cuidado para se fazer claro na sua escolha.
Evite a regionalização
Se você pretende que seu negócio cresça e chegue a outros lugares — do Brasil ou até do exterior — evite a regionalização do nome. Portanto, na hora de nomear a sua empresa, deixe de lado aquela palavra ou expressão que só os habitantes da sua cidade conhecem. Caso a pretensão seja internacional, sua avaliação também deve ser feita globalmente, identificando a situação do nome em diversos países.
Usar o seu próprio nome? Talvez essa não seja uma boa ideia
Não é raro encontrar empreendedores que usam o seu próprio nome para batizar as empresas das quais são donos. No entanto, essa nem sempre pode ser uma boa ideia.
Em casos de profissionais como engenheiros ou advogados, por exemplo, a associação pode até funcionar, uma vez que a estratégia atrelará o nome da empresa ao nome já conhecido daquela pessoa. Já em outras situações, como a de lojas, restaurantes ou de empresários pouco conhecidos, isso pode mais atrapalhar do que ajudar.
Além disso, em caso de abertura de outra loja no futuro, o público continuará associando o seu nome apenas ao primeiro negócio.
Faça uma busca no registro.br
Passado o momento do brainstorm, separe as melhores ideias de nome e faça algumas pesquisas no site registro.br, mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e veja se alguma outra empresa já usa aquele nome na internet. Apesar de não significar necessariamente que uma página foi registrada por uma empresa de mesmo nome, essa busca serve como termômetro para saber o quanto uma determinada marca pode estar sendo utilizada.
De quebra, você ainda saberá se poderá usar o nome inteiro da sua empresa na internet ou se precisará fazer alguma adaptação.
É bom ter um leque variado de nomes pensados antes de chegar nessa etapa. Assim, você não corre o risco de ter que passar novamente pelos ciclos anteriores para definir outro nome. Portanto, tenha planos B, C e D.
Registre o nome
Agora que você já resolveu tudo, é hora de levar a ideia adiante e registrar de vez o nome da sua empresa. E para facilitar essa etapa, existe o aplicativo Registro de Marca, disponível no Google Play (para Android) e também no site registrodemarcaapp.com.
Através dessa ferramenta é possível ter o registro da sua marca sem precisar lidar com toda a burocracia do trâmite — que envolve as etapas de pedido comunicado, deferimento e concessão do certificado do registro — e sem nem mesmo sair de casa. Etapas essas que costumam levar em média 6 meses para serem concluídas para que, no final, você tenha a licença de 10 anos de uso para a sua marca. Ah, e fique atento à disponibilidade legal do nome, pois de nada adianta escolher algum que já seja propriedade de alguém!
E então, aprendeu como escolher o nome certo para a sua empresa? Viu como não é nada complicado? É verdade que vários pontos precisam ser levados em consideração. Contudo, para encontrar o nome perfeito para o seu negócio, você precisará apenas de tempo e disposição. Portanto, se você está querendo abrir a sua empresa agora, comece a pesquisar o quanto antes e separe algumas semanas para essa tarefa. Com certeza valerá a pena e o resultado será positivo.
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Agora que você já acompanhou as nossas dicas, conte-nos como foi o seu processo de escolha do nome perfeito para a sua empresa. Aproveite também este espaço para tirar alguma dúvida sobre o assunto. Deixe seu comentário!