top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Como fazer um bom cartão de visita?

O cartão de visitas é uma forma de comunicação. Através dele você transmite seu contato e a identidade de seu negócio. Isto deve ser feito de forma objetiva. A arte deve condizer com a proposta da empresa e transmitir claramente seus valores e área de atuação. Exatamente para você saber como fazer um bom cartão de visita, separamos uma série de dicas, além de muitos exemplos de cartões de visita criativos e diferentes.

Não esqueça de que o cartão de visita irá refletir seu serviço, então guardá-lo em um local adequado é essencial. Não fica legal na hora de dar o cartão ficar remexendo em suas coisas ou entregá-lo sujo ou amassado. Por isso, guarde-o em um lugar de fácil acesso ou em um porta cartões, assim, você transmite não só seu contato, mas também demonstra organização e isto aumenta a credibilidade. 😉


Como fazer um bom cartão de visitas

Apesar de aparentar ser apenas um pequeno pedaço de papel, é interessante observar que, muitas vezes, é a partir do cartão de visita que um possível cliente tem os primeiros contatos e toma conhecimento dos serviços de uma pessoa ou empresa. Afinal, quem nunca juntou vários cartões de visita, de diversos tipos de atividades, e no momento em que precisou de algum profissional, foi buscá-lo junto a sua pilha de cartões? Por isso reunimos neste artigos algumas dicas práticas de como fazer um bom cartão de visita de verdade, para você poder usá-lo com confiança e mais resultados. Confira:

1 – Se atente para as informações essenciais

O cartão de visita é a apresentação do seu serviço em um espaço de 90 x 50 mm, no padrão brasileiro. Ele deve, obrigatoriamente, conter seu nome completo, ou modo como você é conhecido no meio em que atua, o nome da empresa em que trabalha,  seu cargo, os telefones nos quais você pode ser encontrado, e-mail e a página da internet, além do logotipo e slogan da empresa. É opcional a inclusão de seu celular particular. Esteja certo de que o cartão contém todas as informações para que você seja encontrado por um possível cliente.

Veja então um resumo de como fazer um bom cartão de visita somente com informações essenciais:

  1. Ponha somente os contatos necessários. Ou seja, aqueles que você utiliza frequentemente.

  2. Organize seus dados em um lado do cartão. Isso facilita a visualização.

  3. Revise o que está escrito e, se possível, peça para que outra pessoa também leia.

  4. Destaque o seu nome.

  5. Lembre-se! Nem todas as pessoas enxergam perfeitamente bem. Então fique atento ao tamanho da fonte.

2  – Seja criativo, mas não exagere

Há a possibilidade de ser criativo e inovador na confecção de um bom cartão de visita, como o uso de materiais emborrachados ou plásticos para inclusão de textos em Braille, arredondar os cantos, incluir um QRcode ou imprimim mini-CDs, entre outras muitas opções. Porém, é preciso saber dosar a originalidade, para não errar a mão.

Lembre-se de dar destaque o logo da empresa. E mais, o seu sobrinho pode ser muito criativo, mas lembre-se que você está investindo em um material para futuros contatos profissionais. Esse cartão também irá causar impressões sobre a sua empresa. Opte por designers profissionais. Além de perceberem detalhes que os leigos no assunto não percebem, eles irão lhe orientar sobre o que é importante em uma apresentação e como deixá-la diferente e criativa sem comprometer o visual.

Cartão criativo certo:



Cartão criativo exagerado, dependendo de sua área de atuação:



3 – Revise tudo antes de enviar para a gráfica

Antes de imprimir, revise a arte e o texto quantas vezes forem necessárias. Caso seja ainda não esteja seguro, peça a mais alguém para ajudá-lo a certificar-se de que está tudo perfeitamente correto.

4 – Seja objetivo

Saiba que menos é sempre mais: quanto mais simples, com menos fontes diferentes, cores e elementos visuais, melhor será para que sua identidade seja se sobressaia, além de sobrar espaço para possíveis anotações. Apenas duas informações merecem destaque no cartão: o nome do profissional, ou empresa, e seu logotipo.

5- Dicas finais

  1. Utilize um estojo para carregar os cartões. Isso evita amassar.

  2. Nunca corrija dados antigos ou errados com caneta. Imprima novos cartões com os dados corretos. Pode dar um pouco de trabalho, mas vale. É a sua credibilidade está em jogo.

  3. Não deixar erros na impressão. Se durante o processo algum erro gramatical ou de digitação passar, refaça.

  4. Nada de trabalhos caseiros. Utilize gráfica para a impressão.

Além de cartões de visita, a We Do Logos faz muitos outros materiais de comunicação, como logos, banners, cardápios e tudo que é necessário para uma empresa se comunicar. Confira o case de sucesso de um de nossos clientes, o restaurante Point do Macarrão, que fez toda sua identidade visual online: CASE de sucesso Point do Macarrão.

Importância do cartão de visitas

Saber como fazer um bom cartão de visita já é o primeiro passo. Afinal, quando bem elaborado, o cartão de visita pode ser o seu diferencial frente a concorrência. A qualidade de seu cartão também diz muito a respeito do profissional que você é. Uma arte bem desenvolvida causa boa impressão e confiança na apresentação do serviço que você oferece.

Mesmo que a internet disponha de sites que ajudam na procura por prestadores de serviços, ainda é o cartão de visita que proporciona um maior grau de proximidade e confiança junto ao cliente, justamente por ter sido entregue pessoalmente ou por ser a indicação de algum conhecido.

O profissional que deseja ampliar sua clientela e melhorar o posicionamento de seu negócio no mercado, deve investir na criação de cartão de visita para transmitir a identidade e confiabilidade de seu trabalho. Sabendo, agora, de sua importância, surgem as dúvidas a respeito de como deve ser confeccionado o cartão de visita. Esta tarefa não é  tão complicada quanto parece. Desde que sejam levados em consideração alguns detalhes fundamentais, a porta de entrada para o sucesso de seu negócio estará um pouco mais aberta.

Para quem não quer ou não pode recorrer ao serviço de uma gráfica para cuidar da execução de todo projeto, existem diversos programas que ajudam na elaboração da arte do cartão. É possível fazer seu cartão de visitas até no Microsoft Word. No entanto, para que a arte possua um acabamento mais profissional, é indicado usar um programa específico, como o Corel Draw ou Adobe Ilustrator, por exemplo. No entanto, a impressão deve ser realizada em uma gráfica. Invista em um papel de qualidade. É interessante, também, consultar um profissional que ajude na finalização do projeto.


Exemplos de como fazer um bom cartão de visita

O cartão de visitas é como um aperto de mão que deixamos com alguém. É fundamental no mundo dos negócios, e é um aviso sobre estar à disposição para atender ao chamado de quem precisar. Por isso é tão importante desenvolver esse mecanismo de contato direto entre empresa e cliente.

De certa forma, o cartão é considerado por expor como é sua empresa, desde a organização visual à competência de atendimento e conhecimento de mercado, seja qual área for.

O layout pode variar de acordo com a personalização individual, pois a ideia é carregar a essência do que é a empresa ou o serviço oferecido. Nesse sentido, não há como fazer um bom cartão de visita sem conter o logotipo, nome, cargo e dados atualizados para contato.

Há inúmeras opções de formato, cores e fontes. Porém, devem ser escolhidas a fim de contribuir para a difusão da sua marca. Não adianta você gostar docartão de visita de outra pessoa e copiá-lo para seu negócio se o que o design transmite não estiver de acordo com a imagem e valores de sua empresa e sua área de atuação.

Aqui, você pode avaliar a diferença entre criações de cartões de visitas para diferentes áreas de atuação e estilos de layout. Confira!

Cartões de visita para advogado




Cartão de visita para arquitetos




Cartões de visita modernos e elegantes








Cartões que mostram o produto ou serviço e interagem com o público


Como fazer um bom cartão de visita

Como fazer um bom cartão de visita

Como fazer um bom cartão de visita


Cartão para anotações. Pode ser o horário de uma reunião ou um simples obrigado.



Cartões em preto e branco para quem gosta de design com detalhes discretos e atraentes.








Porta cartões


Como fazer um bom cartão de visita
  1. Os porta cartões são ideias muito interessantes! Ficou querendo um? Aprenda como fazer um porta cartão de visita personalizado.

Outra dica é que o cartão não precisa apresentar fotos dos produtos ou fachada da empresa. Deve conter apenas o logotipo e o telefone – afinal é isso que se quer marcar para contatos futuros.

E ainda que os porta-cartões possam parecer supérfluos, eles não são: são utilizados para protegê-los, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas. Portanto, invista em um liso, de couro ou em um material mais resistente como metal prateado ou escovado para carregar os seus.

Se quiser se inspirar ainda mais, selecionamos um projeto da We Do Logos onde diversos modelos de cartão de visita foram criados para uma doceria. São 45 opções de cartão de visitas enviadas por 16 designers.

Como fazer um bom cartão de visita online

Sabendo disso e inspirado pelos exemplos acima, você pode pesquisar mais e criar seu próprio cartão de visitas. Mas caso queira experimentar uma maneira prática e criativa faça o seu cartão de visita online, por meio de sites de crowdsourcing. Estes site reúnem profissionais que querem oferecer seus serviços, de design, por exemplo, e, ao mesmo tempo, permite que empresários e pessoas que necessitam desses serviços entrem em contatos com eles, acertam preços, serviços, prazos etc. Tudo isso normalmente é feito através de uma plataforma online, com muita agilidade e segurança.

As vantagens são muitas:

  1. Agilidade.

  2. Ótimos preços.

  3. Várias ideias de diversas cabeças a sua disposição.

  4. Possibilidade de acompanhar o trabalho online.

  5. Capacidade de pedir alterações de forma rápida.

Sites de crowdsourcing no estilo concorrência criativa, em que várias propostas são enviadas e você escolhe somente a melhor para receber o preço determinado são uma excelente alternativa de como fazer um bom cartão de visita.

We Do Logos dispõe de milhares designers que competem entre si para criar um material de comunicação que atenda suas expectativas! Através do site você pode solicitar um projeto de logo, cartão de visita, embalagens e muitos outros serviços.



0 visualização0 comentário
bottom of page