Ainda existem pessoas que acreditam que a vida do freelancer é só “alegria” e que ficar o tempo todo em casa trabalhando é, na verdade, a maior mentira. O certo é que, para quem quer trabalhar como freelancer, é preciso muita dedicação, disciplina e força de vontade. Lembre-se: não existe um contrato fixo.
O dia-a-dia com seu cliente depende de você. Se não se sentia seguro em seu emprego, aqui o buraco é mais embaixo. É preciso suar a camisa, aliás, você é sua empresa e só você vai vender o seu peixe. Acredite. Mas não há razão para desespero.
O que você faz?
Não importa o que você vai vender. É preciso encontrar um diferencial. Algo que realmente possa atrair o comprador. Quer saber se seu produto é realmente bom? Pergunte ao target se ele compraria. Em caso de resposta afirmativa, siga adiante com a investigação de mercado. Outras perguntas:
– Seu produto ou serviço irá mudar a vida das pessoas ou é somente uma versão diferente de algo que já existe no mercado?
– Tem dinheiro suficiente para investir?
– Em quanto tempo poderá recuperar o capital investido?
– Tem tempo livre para se dedicar ao seu produto ou serviço? Uma boa análise de mercado também deve ser feita, não se esqueça de estabelecer fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Planejar é preciso
Se acha que para iniciar sua carreira é só sentar na frente do computador, está enganado. Planejar seu local de trabalho, o ambiente, as pessoas ao redor, e uma série de detalhes que fazem a diferença é garantia de continuar trabalhando e ter o seu ganha-pão como freelancer. Por exemplo, procure um local onde se sinta confortável para trabalhar. Por ser um freela, é imprescindível que cuide da sua saúde. Não se esqueça de se alimentar corretamente e praticar exercícios regularmente. O sedentarismo é muito comum nesse tipo de serviço. Lembre-se que para continuar trabalhando é preciso estar bem. Não se esqueça de se atualizar, sempre. Ficar pra trás pode custar caro demais.
Parceria?
De repente, sua carreira de freelancer começa a crescer e percebe que já não é possível tocar o seu negócio sozinho. Ao invés de dizer “não” para o seu cliente, aumente sua equipe de trabalho. Faça uma parceria com amigos ou colegas. É um típico caso onde todo mundo ganha. O seu novo parceiro por ter um novo trabalho, seu cliente por continuar satisfeito com seu serviço e você por ter oferecido o seu serviço ao seu cliente com a qualidade de sempre.
Faça seu trabalho de forma legal
É extremamente importante estar em dia com as contas e com o governo. Além de transmitir seriedade para os novos clientes, você cumpre o seu dever como empresa ou freelancer.
Dicas para continuar na carreira como freelancer:
1. Prazo acima de tudo
Nenhum freela pode se dar ao luxo de perder prazo, principalmente se ele está começando a lançar seu nome no mercado. Mesmo se você pegou mais Jobs do que deveria, perdeu seu computador ou está com problemas pessoais lembre-se que nada disso importa ao seu cliente.
2. Foco e rotina
Não é porque você não bate cartão que não deve cumprir uma rotina e uma jornada de trabalho em seus freelas. Foque no que é importante e mantenha uma agenda com seu dia-dia descrito. Essa organização refletirá nas entregas e qualidade de seu trabalho.
3. Agenda
Além de alinhar sua rotina, o uso de uma agenda é fundamental para que nenhum compromisso seja esquecido e você possa se concentrar no que é preciso. Agendas onlines ajudam muito nesse processo, principalmente pela facilidade de acesso.
4. Ferramentas de organização
Quando você tem muitos freelas e cada um está em uma etapa diferente de produção, é necessário ter uma visão geral e organizada de seu trabalho. Alguns aplicativos e plataformas são voltados justamente para a organização de tarefas do dia-a-dia. Em versões mobile, por exemplo, o Wunderlist, Evernote e o Pocket, facilitam muito nesse sentido.
5. Desistir? Jamais!
Quem diz que a carreira de freelancer é fácil, nunca fez nada como um. Existe um mundo de possibilidades e vantagens.
Lembre-se: por não saber que era impossível, o homem foi lá e fez! Se vai se dedicar a realização de serviços, existem uma série de plataformas que podem ser o ponta pé inicial para sua carreira como freelancer.
A We Do Logos é uma plataforma voltada para artistas, diretores de arte, designers entre outros e que facilita o contato destes com seus clientes. Não perca mais tempo. Comece agora mesmo a sua carreira como freelancer aqui!