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Introdução
No seu celular enquanto você navega pelas redes sociais sem dúvidas já se deparou com algum anúncio oferecendo um produto ou serviço, muitas vezes são propagandas que parecem ter sido feitas especificamente para você, não é mesmo?
Isso é por conta dos criativos para anúncios que são feitos de forma profissional com o objetivo de fazer os consumidores executarem uma ação, seja uma compra, um download, a leitura de um conteúdo completo, etc…
Por isso, vamos te mostrar hoje algumas dicas para que você saiba como produzir criativo para os anúncios da sua empresa e como pensar numa estratégia que funciona efetivamente em cada tipo de mídia que for aparecer.
Boa leitura.
O que são criativos para anúncios?
Criativos para anúncios também são chamados de artes gráficas, mas o termo “criativo” é quem realmente vai fazer o anúncio se destacar dos demais.
Dentro do marketing digital, o uso do termo “criativo para anúncios” se refere a etapa visual da propaganda, seguindo toda uma estratégia para que a comunicação seja assertiva.
Por isso, antes mesmo de pensar no criativo, você precisa entender como funciona a construção dessas peças gráficas, mas principalmente, tem que saber muito bem qual é a persona do seu cliente.
Só dessa forma que você vai conseguir entregar um criativo que dá a sensação que foi feito de forma personalizada para aquela pessoa que se depara com ele.
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O que chama mais atenção em uma propaganda?
Existem vários tipos de propagandas, em várias mídias diferentes, e isso conta muito na criação.
Por exemplo, um anúncio no rádio, precisa ter uma comunicação clara, com uma trilha sonora atraente, e mais do que isso, é preciso que em poucos segundos chame a atenção do ouvinte para que ele ouça por completo a mensagem e não mude para outra estação.
Essa lógica simples, porém efetiva, é o que rege a parte criativa dos anúncios também no marketing online, só que com ainda mais importância, pois no meio digital seu anúncio está concorrendo com várias outras coisas.
Suponhamos que o seu cliente em potencial está navegando no Instagram, vendo fotos de seus amigos, memes e vídeos engraçados, quando aparece um anúncio entre essas coisas, as chances são que ele vai passar para o próximo, pois convenhamos, você está atrapalhando o entretenimento dele.
Agora, se esse mesmo consumidor em potencial está precisando muito de um notebook novo por exemplo, e aparece para ele um anúncio com uma promoção irresistível, ele vai abrir mão de uns minutos de entretenimento para entender melhor essa oportunidade.
E para esse anúncio demonstrar seu objetivo na primeira olhada, o criativo tem que ser certeiro, com visual chamativo e mensagem clara.
Se você está pensando que é difícil fazer um anúncio de um produto específico aparecer para um cliente interessado, acredite, as redes sociais permitem que as propagandas sejam direcionadas nesse nível, mas para isso é preciso conhecer seu público conforme explicaremos adiante.
Como fazer um anúncio criativo?
Ficou claro que você precisa se destacar, é a melhor forma de fazer isso é sendo criativo.
Ser criativo nem sempre quer dizer ser mirabolante, ou criar coisas novas do zero, na verdade, é possível ser extremamente criativo, utilizando conceitos simples de forma bem aplicada.
Um dos grandes exemplos recentes foi o da empresa de ativos de investimento digitais, a Coinbase, que veiculou uma propaganda no Super Bowl, final do futebol americano nos Estados Unidos, e o anúncio era simplesmente um QR Code passando pela tela.
A campanha foi um sucesso absoluto e sem dúvidas custou muito pouco, pois o grande diferencial foi ter sido bem feita, condizente com o tipo de público da empresa que sabe o que faz um QR COde na tela.
A mesma propaganda, se aparecesse para nossas avós, não teria efeito nenhum, por isso que, nas etapas que elaboramos para criar um bom criativo, a primeira delas é justamente a seguinte:
Conheça bem seu público
Isso é fundamental para qualquer negócio, pois a comunicação é o que vai realmente levar a propaganda da sua empresa para outro nível.
Para conhecer seu cliente, a melhor dica é criar uma persona para o seu cliente em potencial, que explicando de forma resumida é pegar algumas características em comum dos consumidores e personificá-las em uma persona.
Por exemplo, uma loja de ternos pode pensar na seguinte persona: Marcos, 38 anos, é advogado, está sempre trajado de social para suas idas ao fórum, e precisa aumentar os seus ternos para não ter que usar o mesmo toda vez. Para isso, é ideal comprar peças mais em conta porém de qualidade para que sejam duráveis.
Pronto, partindo dessa premissa, a loja de ternos vai criar anúncios para corresponder às demandas do Marcos, se isso vai coincidir com os desejos de várias outras pessoas.
Lembrando que não é obrigatório ter uma única persona para o seu negócio, na verdade, é encorajado ter várias, desde que isso faça sentido com as características do seu produto ou serviço.
Entenda as tendências do mercado e busque ideias para seu nicho
Saber como o mercado está funcionando é fundamental para captar algumas situações e desenvolver ideias.
A própria Coinbase que citamos como exemplo, usou a ideia do QR Code pois sabe que durante a pandemia sua utilização potencializou muito por conta de lives e programas de TV que começaram a difundir essa cultura, bem como a popularização dos smartphones que hoje é acessível para grande maioria.
Por isso, observar uma tendência do mercado e fazer um criativo para anúncio que potencialize isso é uma ótima forma de destaque.
Mais recentes tivemos aí o surgimento do TikTok e a função Reels do Instagram que privilegiam vídeos curtos com música de fundo, e as empresas que conseguem criar anúncios utilizando essa premissa acabam tendo um maior engajamento.
Use o diferencial do seu produto ou serviço
Publicar curiosidades é uma tática que funciona muito bem nas redes sociais principalmente, por isso que produtos muito diferentões tendem a chamar mais a atenção porque as pessoas ficam curiosas para ver como funciona, mesmo que não tenham intenção de comprá-las.
No caso, se o seu produto ou serviço tiver um diferencial que possa ser aproveitado efetivamente pelos clientes em potencial, apresente isso da forma mais atrativa possível, pois isso pode ser um grande fator para a decisão de compra dele.
Tenha uma estratégia de copywriting
Copywriting é uma técnica de escrita criativa que é utilizada desde sempre na redação publicitária, ou seja, não é apenas um texto descrevendo seu produto ou serviço, é uma comunicação focada na persuasão.
Para isso, a técnica de copywriting se utiliza de alguns gatilhos mentais que tendem a gerar reações nos consumidores, e algumas delas são formas de chamar a atenção, despertar alguma emoção e conquistar seu cliente.
Na internet é possível encontrar conteúdos que explicam um pouco da técnica de copywriting aplicada às comunicações digitais, porém, se couber no orçamento da sua empresa, vale muito a pena contratar um profissional especialista em copywriting para escrever utilizando as técnicas corretamente.
A We Do Logos tem vários redatores no time, todos capazes de entregar copywritings irresistíveis.
Não se esqueça do CTA!
CTA é uma sigla que significa Call to action, que em bom português é “chamada para ação” e basicamente é uma mensagem no criativo do anúncio que serve justamente para condicionar o leitor a fazer uma ação.
Frases como “clique aqui”, “saiba mais”, “adquira-já”, “veja o vídeo” e coisas do tipo, são utilizadas ao final das propagandas para que quem foi impactado por ele possa fazer algo a respeito, senão ele apenas vê o anúncio e passa direto.
O CTA também funciona para que você construa uma lista de contatos e possa se relacionar diretamente com esse consumidor interessado, porque muitas vezes a pessoa que se depara com seu anúncio não tem o tempo na hora de ver mais informações.
Por isso, salve o contato e fale com ele num momento oportuno para tentar concluir a venda.
3 formas de criativos para anúncios que estão bombando
Conforme falamos, as tendências de mercado é que vão ditar quais serão as formas de desenvolver criativos para anúncios mais efetivos, por isso é importante estar atento e ir atualizando as propagandas da sua marca de acordo com as novidades que vão surgindo.
Por isso, vamos apresentar 3 tendências que estão em alta no momento em que estamos escrevendo esse artigo, mas que aparentemente vão se manter no foco por um bom tempo.
Aproveite essas 3 dicas e comece a melhorar a sua estratégia de criativos para anúncios:
1. Anúncio no formato de vídeo
O momento atual está favorecendo (e muito) a criação de vídeos para as redes sociais, principalmente após o crescimento estrondoso do TikTok que mostrou que vídeos curtos geram um grande engajamento.
Vídeos para Reels do Instagram, stories, Youtube, entre outros, tem sido uma forma das marcas apresentarem mais dos seus produtos e serviços para os consumidores sem as limitações que antes existiam nas mídias tradicionais.
Veicular um anúncio em vídeo na TV, além de demandar um altíssimo investimento também ficava pouco tempo no ar, porém, na internet, o vídeo estará sempre lá, podendo ser divulgado para várias pessoas com poucos cliques.
E não precisam ser vídeos super elaborados não, longe disso, uma boa captação com o celular mostrando seu produto com uma música de fundo já funciona bem e é uma boa forma de começar a consolidar sua marca.
2. Campanhas com marketing sensorial
Marketing sensorial, também chamado de marketing de experiência, é aquele onde a propaganda busca estimular os 5 sentidos dos consumidores, visão, tato, olfato, audição e paladar.
Obviamente que no ambiente online é um pouco mais complicado ativar os sensores de tato, paladar e olfato, porém é possível compor um criativo que apele para os sensoriais restantes.
O visual é fundamental pois é o primeiro elemento que vai capturar a atenção do cliente, em sequência, você pode utilizar bem a audição para passar sua mensagem de forma clara e direta.
Especialistas dizem que na hora de fazer um vídeo é melhor que o áudio esteja muito bom, acima até do vídeo, pois uma imagem com alguns problemas é mais tolerável do que um som inaudível ou ruim.
Já no espaço físico, você pode usar e abusar dos outros sensores, criando fragrâncias específicas para sua marca e também coisas que possam afetar o tato.
O paladar é para os casos da sua empresa comercializar alimentos, e nesse caso, oferecer provas para o cliente experimentar é uma técnica antiga, mas que ainda funciona bem.
3. Anúncio focado no marketing de audiência
Quando sua marca constrói uma audiência relevante, seus anúncios podem ser focados em falar com o seu público.
Para isso, você pode criar um apelido para sua comunidade, pois isso cria uma fidelização maior, como a Apple por exemplo que tem seus Apllefags que defendem a marca com unhas e dentes, independente do que a empresa lança.
Isso não é tão fácil de conseguir, mas o caminho é conseguir construir esse senso de comunidade dentro daqueles que já consomem seu produto, e para isso, criar clubes ou grupos fechados pode ser uma ideia interessante.
Como apresentar um produto de forma criativa?
A Coinbase foi um exemplo bom porque apresentou o produto da empresa de forma criativa, e a premissa que utilizaram foi a de despertar curiosidade.
É uma técnica legítima e muito válida, mas antes de utilizá-la, pense que a entrega tem que valer o mistério, senão sua marca perde reputação.
Na We Do Logos temos muita experiência no desenvolvimento de criativos de anúncios chamativos e eficientes, e isso é comprovado com nossos cases de sucesso.
Como a We Do Logos pode te ajudar com criativos para anúncios
Nosso foco é entregar sempre a excelência em peças visuais para empresas, por isso formamos uma equipe com os mais qualificados designers do mercado que captam a ideia por trás do seu negócio e traduz em imagens incríveis que vão desde uma logo perfeita até um criativo para anúncio eficiente.
Nosso método de concorrência criativa permite que mais de um designer trabalhe no seu briefing ao mesmo tempo, o que permite que entreguemos uma prévia em tempo recorde e ainda opções incríveis para você decidir a que mais te agrada.
Decidido a investir em design? Que tal começar com a logo perfeita para sua empresa? A We do Logos é perfeita para te ajudar!
Conclusão
Fazer criativos para anúncios é a forma de buscar um destaque para o seu produto ou serviço em meio as outras marcas.
Principalmente na internet, é importante saber como se impor, com um visual impactante e um texto persuasivo, e para ter isso de forma profissional, conheça o trabalho da We Do Logos, pois temos designers gráficos experientes e redatores publicitários especialistas em copywriting para te entregar o melhor.