Tempo é mais que dinheiro. Tempo é felicidade, é ficar com amigos, família, fazer esporte, ouvir música, trabalhar, ter uma vida saudável etc. Ou seja, você pode fazer tudo isso e muito mais somente otimizando seu tempo.
Muitos pedem que o dia tenha mais de 24h, que tenham uma carga horária menor de trabalho etc. Quando, na verdade, o problema não são as consequências e, sim, as causas. Talvez você trabalhe tanto não por precisar, mas por ser desorganizado. Talvez aquela tarefa de duas horas você consiga fazer em 30 minutos. E com isso terá 1 hora e 30 minutos para focar em outras atividades.
Sabemos que esse é um problema de grande parte da população e por isso separamos vários tópicos que vão te ajudar a ser mais produtivo.
Dicas para conviver com colegas de trabalho e ser produtivo
Como assim? Você pode estar achando esse tópico estranho, mas ele é essencial para uma boa produtividade no trabalho, afinal um elefante incomoda muita gente, mas um colega de trabalho pode incomodar muito mais! Há certos tipos de profissionais que se comportam de maneira que atrapalha o comprometimento do ambiente de trabalho. Saiba como lidar com seus colegas de trabalho e prezar por um ambiente profissional mais agradável e produtivo.
Alguns colegas são barulhentos e espaçosos e muitas vezes prejudicam o andamento do trabalho. Muitas vezes a maioria da turma entra no clima e aproveita o momento de descontração, mas muitos se incomodam com a situação.
Para lidar com este problema, sempre é válido ser franco. De maneira sutil e educada, informe a um ou aos vários colegas o que está se passando. E você que é gestor, utilize um manual de conduta (caso sua empresa tenha um) para orientar seus funcionários.
Ainda assim podem ocorrer alguns conflitos dentro do ambiente de trabalho. Com a história de “Gênios que não batem”. Especialistas aconselham que, mesmo que haja divergências no comportamento, não se deve ignorar alguém. Uma vez que vocês trabalham na mesma empresa, é necessário estarem unidos e trabalhar em equipe, para o avanço profissional.
Outro conselho dado é sempre se colocar no lugar da pessoa. Isto é algo que não ajuda apenas no trabalho, mas namoro ou relações familiares. Uma vez que você saiba pelo o que a pessoa passa, será mais fácil entender o que origina o problema.
Tenha também cuidado com as fofocas no ambiente. Mantenha distância de quem insiste em falar da vida dos colegas. Há também aqueles que estão sempre reclamando de tudo e todos e espalhando sua energia negativa no ambiente. Seja sutil e sugira a este colega algum hobby, para tentar fazer que ele esqueça estes problemas.
Se estes conselhos acimas não conseguirem resolver o embate, deve-se recorrer, em último caso, ao gestor da área. Mas tenha em mente que este recurso é apenas se o problema com seu colega ferir os valores da empresa e nunca por desconforto pessoal.
Existem também perfis dos colegas de trabalho. A maioria deles é bastante recorrente e, quanto maior a empresa, mais chance de você encontrar algum deles.
Reclamão
É aquele que está sempre reclamando de alguma situação, seja profissional ou pessoal. Além de ser muito difícil de suportar, o seu astral pode desanimar os colegas com quem trabalha.
Fofoqueiro
É preciso ser bastante discreto ao lidar com esta pessoa, pois nunca se sabe para quem e como ele falará alguma conversa que teve. Por suas atitudes, esse tipo não é muito confiável para se trabalhar.
Cheio de ideias
É aquele que tem sempre uma idéia na cabeça, focado em trabalho e bastante proativo. Uma ótima adição para a empresa, se olhar individualmente, mas seu perfil costuma não se dar muito bem em equipes por valorizar tanto o reconhecimento.
Braço curto
Aquele que nunca faz mais do que lhe é exigido. Sempre limitado aos seus afazeres, não demonstra a mínima proatividade. Se você quiser, aconselhe-o como amigo, antes que a diretoria tome providências.
O Aberto
Esse está sempre falando demais da própria vida, muitas vezes entrando em detalhes que ninguém gostaria de ouvir e que também quer saber da sua vida. O melhor é ser indiferente e saber cortar educadamente a conversa.
Invejoso
Essa personalidade pode trazer grandes estragos para sua carreira. Um conselho é, assim que perceber que figuras no seu trabalho se encaixam neste perfil, a melhor maneira é excluir do seu círculo de convivência.
Agora que você já conhece todos os perfis, já conseguiu identificar alguém que trabalha com você? Se sim, a dica é tentar uma dessas ações para que exista um bom convívio e vocês se mantenham produtivos. Além disso, é importante você também se identificar em algum desses perfis e melhorar a sua atitude enquanto estiver no trabalho.
Tempo no trabalho | Como evitar desperdícios
Com o estilo de vida que levamos, tentando fazer tudo ao mesmo tempo, é um desafio cada vez maior ser produtivo. Organizar a agenda e conseguir resolver todos os problemas de trabalho e pessoais é uma das dificuldades e queixas mais frequentes dos profissionais.
Confira também: Facilite sua vida com um gerenciador de projetos online
Geralmente, o que falta para ter uma rotina mais produtiva é simplesmente organização e comprometimento. Assim, é fundamental ter a percepção do que são as suas “pedras de tropeço” e assumir o compromisso de evitá-las e adotar novos hábitos que contribuam para um trabalho mais produtivo e de qualidade.
Durante esse processo de adoção de novos hábitos, é comum que apareçam dificuldades e aquele sentimento de que nada funcionou. É importante que você não encare isso como uma barreira intransponível e desista no meio do caminho. Aqui, vamos listar algumas dicas que podem ajudá-lo a vencer os maus hábitos e otimizar seu tempo no trabalho.
Agrupe tarefas
O planejamento é o que nos direciona em nossos deveres, assim, uma diretriz estruturada faz toda a diferença. Reúna várias tarefas para fazer de uma vez, ao invés de ficar checando a sua agenda a cada 15 minutos. Se você precisa sair várias vezes na semana para resolver algo, reserve um dia inteiro para fazer apenas isto.
Programe-se
Delimite um tempo para trabalhar ininterruptamente, sem pausa para o café, bate-papo, redes sociais, notícias ou telefone. Pode até não parecer, mas essas pequenas distrações podem consumir horas do expediente, pois quebram o raciocínio e nos fazem desenvolver os projetos mais lentamente.
Se você achar muito difícil reservar períodos mais longos, comece com 15 ou 20 minutos e vá aumentando os intervalos gradativamente. É importante ter disciplina nesse aspecto e seguir os planos à risca. Lembre-se de que obstáculos existem para serem ultrapassados, tornando as pessoas mais robustas.
Evite interrupções
Qualquer interrupção, por menor que seja, nos obriga a parar nossas atividades. Quando retornamos a elas, sempre demoramos um tempo para alinhar o raciocínio e pegar o ritmo novamente. Por isso, além de evitar distrações com a internet e pausas desnecessárias, se precisar, defina um horário para atender quem precisar falar com você.
Não adie questões inesperadas
Dar atenção a um assunto para depois o deixar pendente é perda de tempo, além de fazer com que a questão fique mais urgente à medida que vai sendo adiada.
É importante evitar interrupções, mas também é tão importante quanto isto terminar o dia com as tarefas resolvidas, então, se você receber uma tarefa que só você pode executar, não a negligencie por não ser tão urgente e encaixe-as logo na sua agenda, não deixando tudo para a última hora.
Com essas 4 dicas certamente você já terá muito trabalho pela frente para se tornar mais produtivo. Entretanto, existe um local onde passamos muito tempo durante o dia. Você pensou as redes sociais, correto? rs. Também! Além do facebook, também perdemos muito tempo olhando nossos e-mails. Dessa forma, preparamos dicas específicas para esse item tão valioso do nosso dia a dia.
5 dicas de como usar e-mail no trabalho
O e-mail, que deveria otimizar o tempo das pessoas, pode se tornar um atraso para os profissionais. Já são muitas as reclamações de gestores de falta de produtividade no trabalho porque se perde muito tempo checando e-mails. Veja a seguir uma lista de procedimentos quando se usa e-mail no trabalho.
Fale pessoalmente
E-mails, bate-papos ou outras tecnologias poupam tempo do seu cotidiano. Numa empresa, principalmente, evita a perca de produtividade. Entretanto, o contrário pode acontecer. O e-mail pode ser mal interpretado ou os dois funcionários podem perder o foco por um bate-papo. Nestes casos, o melhor e falar pessoalmente a fim de evitar perca de tempo.
Se assuntos forem urgentes e de extrema importância, também evite o chat virtual e encontre-se pessoalmente com todos os interessados.
Redação
Muito cuidado com o que escreve no e-mail. Além de atenção redobrada com erros graticais e português, verifique não só o uso de gírias, como também as letras maiúsculas. Se quer destacar algo, use negrito, itálico ou sublinhado, pois se as letras estiverem em caixa alta, a impressão é que parece que você está gritando.
Organização
Disponha de pastas e marcadores que possam separar por categorias os clientes, fornecedores, colegas de trabalho, entre outros. Também diferencie seus e-mails: um para o profissional, outro para o pessoal e outro para lista de discussões e grupos.
Anexos
Só envie anexos se for realmente necessário. Alguns computadores identificam anexos como vírus e quem recebe, pode não ter tanto conhecimento com estas ferramentas para desabilitar o anti-vírus. Além disso contribui para perca de tempo quando a mensagem poderia vir escrita apenas no corpo do texto.
Disciplina
Muitos param tudo o que estão fazendo para checar a caixa de entrada ou até mesmo atender uma ligação. É preciso ter disciplina. Reserve um momento para responer e verificar os e-mails e fazer ligações importantes. Deste modo, será mais fácil manter o foco nas tarefas e aumentar a produtividade.
Seguindo estas dicas, é possível aumentar sua produtividade e evitar atrasos e problemas de comunicação. O e-mail pode ser de grande utilidade na otimização do seu tempo, uma vez que seja usado de maneira correta.
Agora que você já entendeu como ser mais produtivo e adquiriu várias técnicas de trabalho e também de relacionamento você poderá aplicar na prática e ser uma nova pessoa!
Assim que você aplicar essas práticas e tiver maior controle sobre sua rotina, sem dúvida você possuirá um maior auto gerenciamento. Então, para aguçar sua motivação, que tal conhecer profissões para quem quer trabalhar viajando? Lembre-se que para isso você precisará ser mega produtivo!
Profissões para quem quer trabalhar viajando
Algumas pessoas desde muito pequenas já sabem o que querem ‘ser quando crescer’. Com os anos, podem mudar de ideia ou persistir nela. Existem aquelas que encontram sua profissão depois de algum tempo de pesquisa, outras que mudam de ideia no meio do caminho e ainda há as que passam grande parte da vida buscando a profissão ideal.
O importante é que você encontre a profissão que vai te fazer feliz, não importa quanto demore. Trabalhar com o que ama é um grande passo na vida de qualquer indivíduo e, para aqueles que amam viajar e gostariam de unir o útil ao agradável, listamos algumas profissões que você deve conhecer melhor e quem sabe seguir carreira.
Consultor
Por tratar de assuntos específicos consultores podem atuar em áreas diferentes de uma empresa, dessa forma se a mesma tiver sede em outros locais o profissional deverá viajar para realizar seu trabalho. Além disso muitos consultores oferecem palestras e costumam viajar bastante para realizá-las.
Auditor
Este profissional trabalha averiguando as atividades de alguma empresa. Como seu objetivo exige que se dirija as sedes as oportunidades de viagem podem sempre surgir.
Redator
Imagina poder escrever para blogs de outras pessoas ou até mesmo viver do seu próprio blog? Para isso você precisará unir várias expertises de escrita e de marketing digital. E ainda existem várias plataformas que te ajudam a conquistar clientes como a Rock Content, Contentools etc.
Confira também: Top 9 desculpas esfarrapadas para não fazer SEO
Escritor
Você também pode seguir uma carreira escrevendo livros. Hoje existem diversos sites de crowdfunding que te ajudam a colocar suas ideias nas prateleiras mais próximas! Você pode fazer um livro, por exemplo, e pedir financiamento público em locais como o Catarse ou Kickante.
Designer
Sendo um designer freelancer você também poderá trabalhar de qualquer local do mundo. Além disso, você pode encontrar em sites como o Welancer mais de 40 jobs novos por dia. Dessa forma, você realmente só precisa se preocupar em criar e ganhar dinheiro! 😉
Vamos agora para o lado completamente oposto! Está pronto? Todas essas profissões acima assim como muitas outras permitem que você também trabalhe de casa. Remotamente como se chama! Então, preparamos dicas também sobre como fazer da sua casa um ambiente extremamente produtivo!
Transforme sua casa em um lugar de trabalho
Quando você trabalha em casa, você depende do seu equipamento de escritório. As ferramentas que você escolher para o seu escritório em casa pode fazer toda a diferença na sua eficiência e em como você será capaz de trabalhar profissionalmente. Ao fazer sua pesquisa, você será capaz de garantir que você faça as escolhas certas e que você tenha tudo que você precisa para fazer seu trabalho. Há algumas coisas que “você deve ter” e que, definitivamente, é bom serem levadas em consideração.
Você deve ter: um computador.
Um computador é uma ferramenta que imprescindível. Se você optar por ter um desktop ou você quer uma opção mais portátil, o computador que você escolher pode fazer uma grande diferença em seu trabalho. Este investimento pode ser considerável, mas pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Pense nas suas necessidades. Você quer ser capaz de trabalhar em qualquer lugar em sua casa ou você quer manter seu trabalho em seu escritório? Isso vai ajudar a ditar se você precisa de um desktop, laptop, um tablet, ou vários computadores. Mantenha o seu orçamento em mente, mas tenha, também, o seu trabalho em mente.
Você deve ter: dois monitores.
Uma coisa que a maioria das pessoas que trabalham em casa não percebem é que elas precisam de dois monitores. Isso pode lhe poupar muito tempo pois não terá um monte de janelas abertas no seu monitor, assim você não precisará ir e voltar o tempo todo. Você pode manter documentos abertos em um monitor e procurar informações no outro, ou você pode manter várias janelas abertas para poupar o tempo de ter que procurar a janela que deve ser usada agora. Uma vez que você usa dois monitores, você tem certeza de que não quer voltar a usar apenas um.
Você deve ter: impressora colorida.
Se você trabalha com impressões, você precisa ter certeza de que tem uma impressora colorida que oferece velocidade e qualidade na impressão. Se você deseja um dispositivo que possui diversas funções, uma impressora que faça fax e xérox terá um grande impacto. Isso é ótimo para um pequeno escritório, uma vez que irá atender suas necessidades em diferentes aspectos com apenas um equipamento. Pesquise as impressoras coloridas disponíveis no mercado, bem como o custo dos cartuchos de impressão, para encontrar o caminho certo para você e suas necessidades particulares.
Você deve ter: rápida conexão a internet.
Não importa que tipo de negócio você tem, você precisa ter internet rápida e confiável. Internet Dial-up é algo que você definitivamente quer ficar longe. Se você tiver muitos dispositivos que usam internet em sua casa, você precisa ter um modem de alta qualidade para ter certeza de que você terá um rápido acesso e que você fará seu trabalho de forma eficiente.
Você deve ter: estabilizador.
Para proteger todo o seu equipamento elétrico é preciso ter um estabilizador. Picos de energia podem causar danos ao computador e outros equipamentos, e se o equipamento oscila entre ligado e desligado, você pode perder o que você está fazendo. É por isso que você precisa de um estabilizador com bateria. Com ele, você pode proteger o seu equipamento, bem como o seu trabalho, no caso de picos e quedas de energia momentâneas.
Você deve ter: gerador portátil.
Geradores portáteis podem ser seu salva-vidas se você tiver uma falha de energia prolongada. Você não pode pensar nisso a menos que esteja sem energia, mas se isso acontecer, você será forçado a não trabalhar ou mudar-se para um lugar com energia e internet. Geradores portáteis vêm em números diferentes de tamanhos para garantir que você será capaz de continuar trabalhando. Com um pouco de pesquisa, procure um Duromax generator dealer com o qual você será capaz de escolher o gerador adequado a sua casa e orçamento.
Você deve ter: headphones e microfone.
Skype e YouTube são apenas algumas das razões pelas quais você pode precisar investir em um bom par de fones de ouvido e um microfone. “Cancelamento de ruído” são as palavras-chave que você deve procurar quando for comprar fones de ouvido e um microfone, pois ajudam a filtrar os ruídos de fundo, se você está tentando ouvir ou você está falando com alguém na internet. Quando se trabalha em casa, é preciso preocupar-se em ter as ferramentas certas para fazer seu trabalho da maneira mais eficiente possível.
Você também precisa estar preparado para emergências, então esteja certo de que você procura por fones confortáveis de marcas conceituadas como a Yamaha ou Duromax. Isso serve para outros equipamentos também, para ter certeza de que você tem tudo que precisa para um escritório que aumente sua produtividade e sucesso. Isso significa que você deve obter o máximo de informações possível sobre cada uma das ferramentas que você precisa.
Leia críticas, peça conselhos a alguém que já trabalhou em casa por um tempo, você vai descobrir que há um monte de informações para ajudá-lo a tomar a decisão certa para você e suas necessidades. Um escritório organizado e eficiente em casa lhe dará a melhor chance de sucesso possível.
Ufa! Agora já temos dicas de como ser mais produtivo, de como trabalhar melhor em casa, no trabalho e viajando! Com certeza você tem muito para colocar em prática, mas agora é hora de dar uma relaxada! E que tal uma boa lista de música?
Músicas para relaxar depois do trabalho
Estamos tão conectados à música que fica até difícil imaginar o mundo sem ela. Sem os instrumentos, as vozes, sem a emoção. A música move pessoas, cria estilos, une, encanta, emociona e além de tantas coisas, relaxa. Falando em relaxar, não existe nada melhor que uma boa música para ouvir depois do trabalho, para recuperar as energias e encontrar a paz que você precisa para descansar.
Trouxemos uma seleção com 15 músicas para você ouvir depois do trabalho. Confira:
Porcelain é a terceira faixa do single “Play” lançado por Moby em 1999. Aclamado pela crítica, recebeu o título de álbum independente mais vendido no Reino Unido no ano 2000 e certificado de platina em mais de 20 países. A música é extremamente calma e relaxante.
2 – Enya – May it Be
A música foi criada para o filme “O senhor dos anéis, a sociedade do anel” a convite do diretor Peter Jackson e recebeu em 2001 o Oscar de melhor canção original.
A banda britânica de rock alternativo dispõe de um vasto acervo musical para relaxar, refletir ou simplesmente curtir um bom som. A música que foi escrita por todos os membros da banda para o álbum X&Y recebeu alguns prêmios e indicações como Bri Award na categoria Melhor Single Britânico de 2006.
A cantora britânica que embalou grandes sucessos como “Here With me” (tema de abertura da série Roswell) começou a carreira muito cedo, aos seis anos de idade já estudava música na Guildhall School of Music de Londres. Além de uma voz maravilhosa Dido dispõe de um repertório fantástico. Vale a pena ouvir o álbum inteiro.
A banda britânica de Indie Rock anda embalando algumas músicas nas paradas de sucesso mundial. Aqui a versão acústica da canção “Shake It Out”.
O grupo musical americano que ficou conhecido através do Youtube possui um leque de composições fantásticas, além disso os ” Caras do Piano” produzem vídeos tão inspiradores como suas composições.
Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock de muito sucesso. A canção “Have You Ever Seen the Rain” ficou bastante conhecida e provavelmente você já ouviu. Aproveite para relembrar, curtir e relaxar.
Wish You Were Here é uma das canções mais conhecidas da banda britânica Pink Floyd. O álbum de mesmo nome também rendeu várias premiações aos músicos.
O cantor havaiano que antes do sucesso musical fazia filmes de surf, carrega no repertório uma forte inspiração do esporte. As canções são calmas e relaxantes, a sensação é de estar na praia curtindo um dia ensolarado.
A canção ” You Got Me” é extremamente doce e romântica e fez parte da trilha sonora do filme ” Cartas para Julieta”.
O projeto musical desenvolveu alguns álbuns que renderam muitos prêmios. A mistura de sons e elementos torna cada canção única e deixa a marca registrada do projeto.
O projeto fundado na Califórnia por Jimmy LaValle, é conhecido por usar eletrônica, sintetizadores e piano Rhodes.
Uma remontagem muito interessante e relaxante da canção “Waiting in vain” de Bob Marley.
Apesar de “Nocturno” ter origem relacionada ao compositor John Field, sua representação mais conhecida é “21 noturnos” de Frédéric Chopin.
A tranquilidade é uma característica marcante nesta e em outras faixas do CD “O Que Você Quer Saber de Verdade”. Escrita por Marisa e Arnaldo Antunes, a música fala sobre encontrar “amor”.
Para finalizar a lista a canção “You and Me” da banda de rock americana Lifehouse.
Se quiser conhecer melhor nosso site acesse a We Do Logos e conheça nossas opções de materiais, como a criação de logomarca, nome de empresa, layout de site e muito mais.