Saber como usar o igtv nas estratégias de marketing pode ser o diferencial do seu perfil no Instagram.
Com o objetivo de ser sempre o aplicativo numero 1 na cabeça do público, os criadores do Instagram lançaram o Instagram TV.
O IGTV nada mais é do que uma funcionalidade onde você pode hospedar vídeos, como se fossem “canais”, por isso o TV.
Antes, o Instagram só permitia vídeos no feed de até 15 segundos e com a chegada do IGTV, o tempo máximo passou a ser de 1 minuto no feed e, nos canais do IGTV, o tempo limite é de até 1 hora de duração.
Mas o IGTV não foi criado a toa, entenda mais o surgimento da ferramenta.
IGTV: Como Surgiu a Nova Plataforma de Vídeos?
Que o Instagram é a rede social do momento todo mundo já sabe. A rede social que atualmente pertence ao Facebook já teva seu valor estimado ultrapassado em U$ 100 bilhões
E as estatísticas também impressionam. A empresa que vinha crescendo nos últimos anos, estourou durante a pandemia com um aumento de 60% na audiência.
O que é ótimo para quem trabalha com a plataforma. O fato é que sempre tentando barrar a concorrência, o IGTV surgiu para tentar competir com o Youtube no nicho de produção de conteúdos em vídeo.
E deu certo. A única diferença é que a proposta do IGTV é de que o usuário possa criar vídeos bons e profissionais com o próprio celular, na posição vertical, sem a necessidade de longas edições.
Essa otimização da plataforma animou muitos usuários e produtores de conteúdo com a possibilidade de explorar assuntos com mais tempo e qualidade.
Segundo dados do próprio Instagram, os usuários da plataforma engajam mais com vídeos do que com imagens.
Por esse motivo, nos últimos anos, o Instagram vem otimizando a plataforma com mais funcionalidades audiovisuais, como o Instagram Stories, os efeitos para vídeos e agora com o Reels.
Muitas empresas e micro-empreendedoras já descobriram que usar o IGTV só pode agregar.
Todavia, ainda há uma grande dificuldade em entender como o IGTV funciona em relação ao recebimento aos usuários e em como se destacar dentro de uma funcionalidade de vídeo que todos tem acesso?
Separamos algumas dicas importantes para você não vacilar na hora de criar o conteúdo para seu público.
4 Dicas de Como Usar o IGTV
1 – Produza um Conteúdo Original
As pessoas já estão cansadas de ver as mesmas coisas. Com um conteúdo original, chamar a atenção dos seus seguidores vai se tornar uma tarefa muito mais fácil. Além disso, entender o que o seu público quer ver no seu perfil é essencial para que se obtenham um bom resultado no IGTV. Mas como fazer isso?
Peça sugestões aos seus seguidores. O Instagram possui a funcionalidade “Stories”, onde você pode abrir caixas de sugestões, enquetes e muito mais. Pedir sugestão ainda demonstra aos usuários o quanto você está preocupado com a criação de conteúdo exclusivo para eles, além de gerar interação, que é sempre ótimo em uma mídia social.
2 – Cuidado Com o Tempo!
Como já foi dito nesse texto, o tempo máximo para o vídeo é de 1 hora. Contudo, em algumas situações, não é tão recomendável que você explore todo esse tempo. É muito mais difícil prender a atenção das pessoas por tanto tempo. Pense bem e estude se seu público. Será que seus seguidores estariam dispostos a ficar 1 hora no Instagram assistindo os seus vídeos? Por isso é importante testar.
Inicie criando vídeos mais curtos, de 2 minutos a 5 minutos e veja a resposta dos usuários, depois aumente um pouco e faça vídeos de até 15 minutos. Veja qual será a resposta e o alcance para continuar produzindo.
3 – Qualidade Também é Importante.
Não adianta fazer vídeos longos se você não possui uma qualidade minimamente boa. Cuide do espaço onde irá gravar os vídeos. Lembre-se que é o contato “olho no olho” entre você e seus clientes. Como elemento principal do audiovisual, sempre preste atenção na luz e no áudio do seu vídeo. Se for possível, vá para um local mais iluminado e calmo, ninguém consegue se concentrar em um vídeo com muitos ruídos.
4 – Compartilhe Seus Vídeos.
Não é só postar o vídeo no IGTV e bye bye! Uma das coisas mais incríveis do Instagram é que você pode, com facilidade, divulgar todos os conteúdos que você criar nas outras funcionalidades do aplicativo. Divulgue seu vídeo do IGTV nos stories, no feed e veja se ele merece um grande destaque no perfil.
É muito importante divulgar o vídeo no próprio Instagram para que aumente o alcance e, consequentemente, o número de visualizações e interações no seu perfil.
Conclusão
Viu só? Não é tão difícil seguir essas dicas. Tenha uma atenção a mais com o seu conteúdo para que a satisfação dos seus seguidores seja ainda maior.
Quer saber um pouco mais como usar o igtv? No podcast “Fala Empreendedor” dessa semana, trouxemos a sergipana Rafaella Vieira – Jornalista, Social Media e empreendedora – para falar um pouco mais sobre a importância do vídeo nas redes sociais e como criar esse tipo de conteúdo para o IGTV.
Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.
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