Muitas pessoas buscam como vender cursos online de forma eficiente. Trabalhar com os principais canais de comunicação se mostra muito importante, mas não é o suficiente. É preciso se planejar para isso e elaborar uma estratégia prévia para que você tenha o sucesso esperado. Existem também, somado a este fato, alguns recursos que são essenciais nesse processo.
Esses recursos são muitas vezes passados desapercebidas em uma estratégia de venda de cursos EAD e, por isso, merecem ser analisadas. Trata-se da personalização da plataforma de ensino a distância e a otimização da página de venda (e-commerce).
O grande erro que muitas pessoas cometem nesse caso é focar simplesmente na divulgação e esquecer do resto. O ideal aqui é se utilizar de todos os recursos disponíveis de forma integrada e bem estruturada visando melhorar seus resultados e vender cursos online de maneira mais eficaz.
Divulgação
Um dos grandes desafios de pessoas que buscam sobre como vender cursos online é a divulgação. Seja por não usar todos os canais disponíveis ou por não usar de maneira correta, esse tema se mostra como um dos grandes gargalos em negócios EAD.
Neste caso, para trabalhar a divulgação dos seus cursos online de forma eficiente você precisa primeiramente entender o seu público-alvo. Quem são os seus alunos em potencial? Quais os canais que eles mais utilizam? O que eles buscam em termos de informações sobre o tema ou assunto do seu curso online? O que você pode oferecer de útil para eles em forma de informação?
Para te ajudar nessa questão, indico o artigo: Como criar personas para venda de cursos online.
Após estudar a fundo o seu público-alvo é necessário começar um planejamento a respeito de quais os canais você pode trabalhar para impactar o seu aluno em potencial. O ideal é começar a oferecer conteúdos relevantes e interagir com o seu público com o intuito de gerar um conhecimento positivo do seu negócio, criando uma ampla rede de exposição da sua marca.
Deste modo, seguem algumas dicas para trabalhar de forma integrada e eficiente a divulgação do seu negócio:
YouTube
Uma boa dica sobre como vender cursos online é utilizar o YouTube para divulgar vídeos promocionais ou até mesmo de demonstração sobre o seu curso. Isso poderá ser uma boa forma de envolver o seu aluno para que ele opte pelo seu curso frente ao seu concorrente.
O ideal é você criar um canal no YouTube e compartilhar os seus vídeos (seja de divulgação, demonstração ou até mesmo de alguma aula experimental que você esteja disposto a oferecer) em outros canais, como redes sociais e e-mail marketing.
Blog
Você já ouviu falar de marketing de conteúdo? Um dos grandes recursos que os mais variados tipos de empresas estão usando para gerar mais oportunidades de negócios é através da oferta de conteúdos relevantes ao seu público-alvo.
Neste caso, o uso de um blog pode te ajudar muito. Através da oferta de conteúdos relevantes, práticos e de qualidade nos mais diversos formatos (artigos, infográficos, ebooks, materiais promocionais e até mesmo vídeos do YouTube) você pode aumentar sua autoridade no assunto do seu curso online e se tornar uma referência nesse segmento.
Vale aqui você criar um cronograma de divulgações, com temas úteis e atuais. Você verá os excelentes resultados que você irá gerar.
E-mail Marketing
Muitas pessoas acham que email marketing é uma técnica de vendas ultrapassada. Isso não é verdade. Atualmente, o email marketing é um recurso muito utilizado por empresas e para quem trabalha com cursos EAD não pode ser diferente, ainda mais porque o custo-benefício se mostra bastante eficaz.
Você pode inclusive usar o seu blog para captar leads de pessoas interessadas nos cursos que você oferece. Aqui, você pode divulgar para a sua lista informações sobre os seus cursos, materiais promocionais, artigos do seu blog e qualquer outro tipo de conteúdo que possa de alguma maneira cativar sua base. Use isso de maneira inteligente para conquistar novos negócios.
Redes Sociais
As redes sociais são as mais utilizadas por empreendedores de negócios de cursos online, até mesmo pela facilidade em se inserir nesses canais. Aqui, você tem a oportunidade de estimular um relacionamento mais próximo com os seus alunos e alunos em potencial.
É importante estar presente nos canais que são de fato relevantes ao seu negócio. Você pode usar o Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn, mas apenas se isso fizer sentido para você e para os seus alunos.
Desta maneira, crie uma página da sua empresa e tenha mais um canal para oferecer conteúdos de qualidade e compartilhar suas ações feitas no blog, YouTube e promoções enviadas por email, se for o caso.
Publicidade Paga
Se você está buscando sobre como vender cursos online de forma rápida eu tenho a solução para você: trabalhe com links patrocinados. A publicidade paga é um dos principais recursos utilizados por quem tem como objetivo aumentas as vendas de cursos online.
Diferentemente dos outros recursos aqui citados, criar uma campanha de links patrocinados demanda um investimento para tal, mas os resultados também podem ser observados de forma bastante rápida.
Descubra qual o melhor formato de anúncios que pode melhor se adaptar ao seu negócio e veja os resultados que podem ser gerados. Os mais famosos e utilizados nos dias de hoje são o Google Adwords e o Facebook Ads.
Como vocês perceberam, procurei sempre estimular a integração entre os canais aqui apresentados. Isso fará com que a sua divulgação se torne mais eficiente e de qualidade. Trabalhando esses canais de forma integrada e otimizada, as chances de sucesso no processo de vender cursos online serão enormes.
Para trabalhar de forma ainda mais eficiente e aumentar as vendas do seu negócio de cursos online, sugiro a leitura do ebook gratuito: Guia: Como aumentar as vendas do seu EAD.
Personalização
A personalização é um dos recursos considerados de maior eficácia na venda de cursos online. No entanto, ela é muito pouco explorada entre as empresas que oferecem cursos online.
A personalização tem o poder de fazer com que o seu aluno se identifique com você e com o seu curso online. Você pode oferecer a ele conteúdos customizados a partir de seu interesse e, além disso, ter um site personalizado com um design que gere uma relação de sintonia entre aluno e instituição.
Este recurso ajuda e muito a melhorar a conversão de alunos em potencial em clientes de fato. Para isso, o ideal é trabalhar com uma plataforma EAD que ofereça a possibilidade de trabalhar com temas de cursos customizados, de acordo com o que melhor se adeque ao seu negócio.
E-commerce (página de vendas)
Outro ponto que muitas pessoas pecam é sobre como criar uma página de vendas otimizadas, as famosas Landing Pages. Em uma landing page para vender cursos online, é importante trazer de forma bem estruturada e segmentada todas as informações pertinentes ao seu aluno.
Para saber mais sobre como vender cursos online através da otimização de sua página de vendas, sugiro também a leitura do artigo: Como criar uma landing page de sucesso para vender cursos online.
O ideal é integrar os recursos disponíveis de divulgação com uma plataforma EAD completa e personalizada e um e-commerce bem estruturado e com possibilidades diversas de integrações.
* Este post foi escrito pelo Bruno Mendonça, nosso parceiro do Edools, a plataforma EAD mais completa, robusta e intuitiva do mercado. Seja vendendo cursos ou treinando colaboradores, a plataforma EAD Edools tem tudo o que você precisa para gerenciar e comercializar seus cursos online de forma completa e profissional.