A importância do design de comunicação visual na empresa

O design de comunicação visual  ou design de identidade visual é uma das estratégias mais fundamentais para as empresas que querem se destacar no mercado.

Por isso, quando estiver pensando no sucesso de seu futuro empreendimento, pense também na fundamental importância de ter seu material de comunicação criado por um  designer profissional.

Um designer gráfico ou web designer é o profissional responsável por fazer toda a comunicação visual das organizações, a criação da identidade visual e do design, desde o desenvolvimento do site, a personalização da marca e logo, a desenvolvimento de folders, anúncios e catálogos.

Sabe aquela embalagem que lhe atrai no supermercado, o site dinâmico, atraente e completo, aquele folder que chama atenção? Todos esses trabalhos de design e comunicação visual ou design de identidade visual são desenvolvidos pelo designer gráfico e web designer.

E as empresas que contam com a ajuda desses profissionais especializados para cuidarem de sua identidade visual e design, garantem mais visibilidade nas peças de divulgação de seus negócios e aumentam consideravelmente a identificação de sua marca pelo público-alvo.

O design de comunicação visual é necessário para manter a unidade no diálogo com o público e facilitar a identificação da empresa em diversos meios de informação, por tanto, somente um profissional qualificado poderá, de forma eficaz, transformar conceitos abstratos e produtos físicos em linguagem visual, visando a comunicação estratégica de uma marca.

identidade visual da marca

Um bom planejamento é a base do design de comunicação visual de uma empresa

O planejamento é fundamental para atingir os objetivos pretendidos para as peças gráficas impressas e onlines. Por isso o apoio de um profissional gabaritado é de extrema importância para evitar que se ocorram erros.

O designer é responsável por toda reformulação da identidade visual e design das empresas: do logotipo, passando pela papelaria, uniformes, fachadas, além da concepção do site,elaboração de e-mail marketing e newsletters e também da comunicação interna voltada aos colaboradores.

Com a concorrência mercadológica cada vez mais acirrada, hoje, empresas que não se preocupam com seu design e comunicação visual correm o risco de ficarem esquecidas por seus consumidores. Ter uma imagem institucional definida é o primeiro passo para a organização ter visibilidade no mercado. Para isso é fundamental um planejamento preliminar, capaz de avaliar as necessidades e os objetivos que a instituição pretende atingir, para colocar as ações em prática.

Se o objetivo é aumentar vendas, com o advento da Internet, umas das maneiras mais eficientes, atualmente, é o envio de e-mail marketing para clientes cadastrados. Nesse aspecto, a criação de uma arte atrativa deve gerar interesse a quem recebe a mensagem.

Se a intenção é melhorar a comunicação interna, boletins informativos impressos ou eletrônicos podem ser a saída. No caso da comunicação externa, além dos anúncios promocionais, é imprescindível que a organização elabore folders dos produtos e seu perfil institucional.

É importante que o design de comunicação visual de todos os anúncios de produtos e serviços da empresa estejam alinhados com a imagem da instituição.

Design e comunicação visual são elementos tão importantes nas estratégias de marketing das empresas que muitas pessoas acreditam que esta atividade se resume a elas.

Quem trabalha com marketing sabe que esse trabalho envolve muitas outras disciplinas e competências, os famosos “Ps” do marketing, que começaram com 4 e hoje já há quem fale em mais de 10.

Vamos repassar rapidamente os elementos do marketing mix, ou composto mercadológico, como originalmente proposto:

Os 4 “Ps” do marketing

  • Produto: Variedade, qualidade, características, nome, embalagem, tamanho, garantias, política de troca e serviços agregados.
  • Preço: Preço base, descontos, prazo e financiamento.
  • Praça: Canais, cobertura, variedades, PDV, estoque e transporte.
  • Promoção: Design gráfico, comunicação visual, publicidade, relações públicas e identidade visual.

Mas, sem dúvida, de todas essas atividades citadas acima, o design e a comunicação visual são as que mais encantam os profissionais e ao público, principalmente pelo fato de serem o principal ponto de contato com seu consumidor. É por meio do design na comunicação visual que você conseguirá transmitir aos seus clientes todas as outras decisões tomadas, em todos os outros “Ps” do composto mercadológico.

Ainda não se convenceu em investir em identidade visual e design?

E isso transfere uma grande responsabilidade para as atividades de design da identidade visual. Afinal, qualquer erro cometido nessa esfera do trabalho de marketing, contaminará todos os outros esforços do mix, levando a perder um demorado trabalho estratégico e mercadológico de planejamento, desenvolvido em conjunto com as demais áreas da empresa e envolvendo diversas equipes de profissionais.

Por isso, é muito importante que você dedique a devida atenção nesta tarefa. E para ajudá-lo nesta missão, vamos apresentar um guia com 4 passos para implementar um ótimo design na comunicação visual de sua empresa.

Um empresa que usou os serviços da We Do Logos para desenvolver seu design de comunicação visual foi o restaurante Point do Macarrão, assista ao Vídeo CASE Point do Macarrão com o depoimento de seus proprietários.

Design de comunicação visual em 4 passos

design e comunicação visual

Passo 1: Escolhendo nomes

Talvez sua empresa esteja em atividade há algum tempo e já definiu um nome. Mesmo assim, ao desenvolver novos produtos, serviços e até promoções de vendas, será preciso criar um nome que envolva o público, seja atrativo e passe seu posicionamento. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Deve remeter ao seu posicionamento
  • Precisa passar seus diferenciais claramente
  • Tem que “conversar” com seu público alvo
  • Tem que ter o DNA da sua empresa
  • Fácil de lembrar
  • Não deve ser muito longo
  • Evite nomes estrangeiros
  • Não use nomes difíceis de pronunciar
  • Não use nada parecido com concorrentes
  • Tem que ser único e ter personalidade
  • Use a técnica do Brainstorm para achar nomes criativos

Além disso, tente não limitar a ampliação do seu negócio escolhendo nomes que focam nos produtos e serviços atuais. Lembre-se, um restaurante pode se tornar um hotel no futuro, e um cabeleireiro, em um SPA de cuidados de beleza.

Ah, assim que decidir o nome, registre sua marca!

Precisa de uma ajudinha para criar um nome?

Passo 2: Desenvolvendo o design de identidade visual

Um dos elementos mais importantes da identidade visual e do design é o logotipo. Vamos falar dele, com mais detalhes, no próximo passo. Devido a esta importância, o logotipo e o design de comunicação visual acabam sendo criados quase que ao mesmo tempo. Mas é preciso diferenciar uma coisa da outra.

O design da identidade visual vai determinar uma uniformidade estética em toda criação das peças de comunicação. Para isso, além do logotipo, engloba diversos outros elementos (que normalmente estão também presentes no logo) como cores, formas e tipografia. A seguir, vamos apresentar algumas dicas sobre isso, e que poderão ser usadas também no momento de criar o logo da empresa.

Cores

Este elemento é o primeiro que chama a atenção do público e desperta nele as primeiras impressões sobre a marca. Por isso, as escolhas das combinações cromáticas envolvem determinar aquelas que imprimem as sensações mais próximas de seu posicionamento para o público. Veja alguns significados que as cores podem transmitir:

Azul é a cor da tradição, passando segurança ao público. Já o vermelho é uma cor de alerta e paixão, passando sentimento de urgência! Seu primo, o laranja, sempre atrai e transmite alegria, semelhante ao amarelo que nos lembra da luz, do calor e do otimismo. O verde é muito usado para se referir à natureza, saúde, crescimento e prosperidade. O roxo é uma cor polêmica, que tanto pode mostrar nobreza como criatividade. O preto é a cor da sofisticação e da exclusividade, enquanto o branco é pureza e inocência.

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Veja mais: significado das cores ao redor do mundo!

Tipografia

Quais tipos de letras vai usar em sua comunicação? Normalmente se escolhe uma tipografia principal e uma ou duas de apoio. Uma dica é ter também uma letra que sempre funcione em meios digitais. Alguns tipos ficam bem impressos, mas não funcionam na internet.

Confira: 30 melhores fontes para logos que você pode usar no seu projeto!

Três elementos são muito usados na escolha de tipografia: serifas, espessura das fontes e inclinação (itálico). Basicamente letras com serifas passam uma ideia de tradição, letras grossas (bold) transmitem solidez, enquanto as estreitas (ligth) são associadas com cuidado e técnica. Letras itálicas podem passar a sensação de movimento e velocidade.

Formas

Formas são elementos fundamentais para um logo, mas também fazem parte do design de identidade visual, em ornamentos, ícones e ilustrações.

Formas arredondadas se ligam ao feminino, às curvas do corpo da mulher, transmitindo acolhimento e cuidado. Já formas angulares, pontiagudas, remetem ao universo masculino, pois lembram objetos cortantes, como espadas. São mais instáveis e “agressivas”. Outro elemento importante a se levar em conta é a simetria das formas, que indica equilíbrio e estabilidade.

Passo 3: Criando ou renovando seu logotipo

Da mesma forma que o nome, não só empresas novas precisam de logotipo como também seus produtos, serviços e promoções também.

design e comunicação visual

A principais funções do logo de sua marca são:

  • Identificar para o público qual empresa é responsável por aquele produto ou serviço.
  • Diferenciar a sua marca das marcas concorrentes.
  • Evidenciar para o público o seu posicionamento mercadológico.
  • Mostrar o que sua marca faz de diferente da concorrência, o motivo para ser escolhida pelo cliente.
  • Definir claramente para o consumidor sua oferta de valor, o que ele ganha comprando seu produto ou serviço.
  • Um logotipo bem desenvolvido, por si só, remete à sua marca de uma forma que agrega valores intangíveis à sua oferta.
  • Destaca seus produtos e serviços nos pontos de venda.
  • Evita que seu produto ou serviço seja facilmente imitado ou falsificado.

Para isso, use os elementos comentados no passo 2, sobre design e comunicação visual.

Na We Do Logos nossos designers fazem o melhor para criar excelentes logotipos para sua empresa. Dê uma olhada nestes exemplos de logos criados em nosso site de concorrência criativa para um site jornalístico focado em empreendedorismo.

site para criar logo

Passo 4: Desenvolvendo o design de comunicação visual

Chegou a hora de pegar seu nome, logo e identidade visual e transformar em excelentes peças de comunicação que vão atrair seu público, encantar o cliente e alavancar vendas.

Sabe qual é a maneira mais prática, rápida e econômica de fazer isso? Desenvolva o design de comunicação visual com profissionais!

Conte com a ajuda de designers profissionais para fazer a comunicação visual e o design de sua empresa. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de uma identidade institucional, por exemplo, vários redatores e designers enviarão propostas para seu projeto, de acordo com suas exigências.

Você pode interagir com eles (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias você pode escolher a identidade visual que mais gostou, dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa na criação de logomarcas, folhetos, uniformes e muito mais. Leia um pouco mais para entender melhor todos os benefícios de criar um projeto de sucesso na We Do Logos:

Comunicação visual design