Se, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, toda a atenção é pouca para o tratamento a ser dado à fachada de uma loja, seja ela de qualquer tipo. Afinal, a comunicação visual é a identidade da loja apresentada ao consumidor.
A fachada e o ambiente da loja são os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente. Entretanto, o impacto produzido pode ser positivo ou negativo.
Para determinar o estilo da comunicação visual nas fachadas, devem ser observados o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida. Esses fatores são chamados tecnicamente de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar, expor e se apresentar junto ao cliente.
A comunicação visual de uma loja, a começar pela fachada, é uma extensão de tudo o que representa a empresa. Portanto, ela precisa estar perfeitamente integrada com o operacional e com o marketing.
Isso porque é preciso comunicar ao cliente, logo na fachada, o que realmente ocorre na loja. Se o mote da empresa é preço baixo, esse deve ser o foco. Se a loja concilia serviço e preço, a comunicação também tem de conciliar esses dois fatores.
Dicas para determinar o estilo da comunicação visual nas fachadas das lojas
Logotipo
Deve estar acompanhado do nome da empresa, ser relativamente pequeno, de fácil assimilação e memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.
Layout
É a utilização inteligente dos espaços disponíveis. A comunicação visual nas fachadas engloba, além da sinalização e da precificação, também a ambientação e a decoração. É preciso pensar, planejar a comunicação visual da fachada e construí-la de acordo com a imagem da empresa.
Será o layout interno que decidirá o externo, e a comunicação interna que ditará a cor do piso, o tipo de revestimento, a decoração, interferindo até nos tipos de equipamentos e mobiliários. Enfim, em todo o design da loja.
Contudo, a primeira lição da boa comunicação visual nas fachadas é: ofereça uma comunicação visual limpa, fácil, agradável e organizada, que estimule o cliente a comprar.
Higiene e limpeza
Não basta a loja estar limpa, ela tem que parecer efetivamente limpa. O lojista deve ter atenção especial com a parte externa da loja: chão, acessórios, paredes, pintura, displays, placas, tec..
Iluminação
Iluminar significa realçar loja e produtos. Esse é um dos aspectos mais importantes no ponto de venda. Além de clarear de forma geral a loja, a iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.
Cores
A tendência geral e mais recomendável é utilizar em paredes, vitrines, acessórios e gôndolas, as cores da própria marca para reforçar a identidade da empresa.
Vitrine
O objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos que a loja vende, convidando-o a entrar. É muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços e um layout adequado a cada tipo de loja.
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