A década de 80 foi repleta de inovações, pois houve a saída da ditadura militar para um governo democrático, que abriu o comércio exterior e trouxe a possibilidade dos brasileiros conhecerem produtos completamente novos e de sucesso. A entrada de novas empresas no país fez também com que o mundo do design sofresse uma revolução, com logotipos inovadores e cheios de significado, os quais se tornaram verdadeiros símbolos daquela geração.
Mas essa história não ficou no passado, e hoje é possível aprender muito com os logotipos da época, não para imitá-los, mas sim para inspirar-se em formas e cores que vieram para construir uma época marcante e diferente. Vamos conhecê-los?
Atari
O videogame Atari foi uma verdadeira febre dos anos 80, pois popularizou o acesso a jogos de console como Pac Man e Space Invaders, os maiores sucessos da companhia. Abocanhada pela concorrência no final da década de 80, a empresa foi vendida por diversas vezes, mas continua no mercado de games, à sombra de grandes sucessos da atualidade, como o X-Box e o PlayStation. Durante todos esses anos a marca manteve o mesmo logotipo, mudando-o apenas de cor mais recentemente: do preto para o vermelho.
Aiwa
A Aiwa – lê-se “aiua” – foi uma importante empresa de walkmans e fones de ouvido, aparelhos que trouxeram a mobilidade para quem gostava de ouvir música fora de casa. Ela popularizou-se na década de 80 pelo lançamento do TP-S30, um fone de ouvido estéreo que fez sucesso durante anos. Buscando sobreviver no mercado, a Aiwa investiu em aparelhos de som, videocassetes, rádios para carros, entre outros, até que foi adquirida pela Sony.
Ao longo da sua história, o logo da Aiwa sofreu duas alterações, uma na busca por maior empatia por parte do público jovem e a outra visando tornar a marca mais moderna.
Coca-Cola
A Coca-Cola faz sucesso há mais de 100 anos, mas quem lembrar da música do Legião Urbana vai lembrar também que a geração de 1980 ficou conhecida como a ‘Geração Coca-Cola’, não só pelo alto consumo da bebida, mas também pelo trabalho de imagem que a empresa fez ao longo de sua história. Tanto os mais novos quanto os mais velhos sabem que o logo da empresa sofreu várias alterações e busca sempre estar alinhado com modernidade, criatividade e inovação.
Estrela
Quem foi criança na década de 80 não pode esquecer da maior fabricante de brinquedos da época, a Estrela. Famosa por brinquedos inovadores e interativos, como o Ferrorama, o logotipo da empresa chama atenção até os dias de hoje, pois poucas nuances foram modificadas ao longo do tempo. Sinônimo de qualidade e brinquedos duráveis, a empresa continua em pleno funcionamento.
Peugeot
E os automóveis não poderiam ficar de fora dessa. O símbolo da Peugeot foi amplamente divulgado e copiado durante os anos 80, tornando-se referência em automobilismo e inovação.
Rede Globo
Como sempre, a Rede Globo de Televisão esteve à frente da inovação em logotipos, chamando a atenção do público a cada mudança. Na década de 1980 foram introduzidas as cores no fundo, que perduram até hoje. Até aquele momento a Rede Globo trabalhava sua marca apenas com uma única cor, e decidiu entrar de vez para a era da TV em cores.
Deu saudade daquela época? Se identifica com alguma em especial? Incremente nossa lista e sinta-se à vontade para compartilhar suas lembranças!