Quantas redes sociais você conhece? Agora pare e pense quantas você ainda não conhece, mas gostaria de conhecer. Sem dúvida já existe uma diversidade tão grande de redes sociais que poderíamos perder um dia inteiro listando-as e elencando suas particularidades. Por que cada pessoa escolhe estar em cada uma delas, quais suas vantagens e benefícios? Por que minha empresa deve apostar nesta ou naquela rede social?
É a partir destas perguntas que as empresas se lançam numa cruzada por estarem presentes em tantas redes sociais quanto possível, o que acaba deixando a estratégia de marketing digital pulverizada e sem foco. Mas não se preocupe, se você ainda não conhece o Analytics, vai conhecê-lo com o nosso post. E melhor: vai aprender a transformar o modo da sua empresa utilizar as redes sociais com ele. Pronto?
O que é o Analytics?
O Analytics é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google – santo Google! – que permite monitorar o tráfego das suas redes sociais, do seu site, do seu blog, enfim, de todas as ferramentas online que você venha a utilizar. Ele tem a função principal de mensurar o desempenho da sua empresa nas redes sociais, gerando relatórios que auxiliam na tomada de decisão sobre as estratégias utilizadas pela empresa para conquistar e engajar seguidores e clientes.
Com o Analytics é possível conhecer o comportamento dos usuários que acessam seu conteúdo na internet, proporcionando à sua empresa mais de 80 indicadores de negócio que podem dar diretrizes eficazes sobre a condução do seu marketing digital. Mas e aí, o que ele tem de bom?
Meus esforços estão sendo convertidos em quê?
Um usuário comum das redes sociais passa, em média, 6 horas diárias navegando em conteúdos postados por sua rede de contatos. Uma empresa tem que passar 24 horas atenta a estas pessoas mas, se não tiver parâmetros para mensurar os resultados que estão sendo gerados com este esforço, pode pensar que só está perdendo tempo. Para que isso não ocorra com a sua empresa, é claro que você passará a utilizar o Analytics, pois ele mostra em números a taxa de conversão dos seus esforços, complementando ainda com o valor monetário gerado por estas conversões. Tendo estas duas informações, você pode traçar metas de vendas que contemplem ações nas redes sociais, trazendo ainda mais resultados para o seu negócio.
De onde as pessoas vêm?
Com o relatório de redes sociais de origem, você consegue saber qual das redes sociais gera mais tráfego para o seu site e qual delas gera mais conversões, podendo realizar um corte significativo nos recursos utilizados. Ao perceber que uma determinada rede social não traz resultados para a sua empresa, não há por quê mantê-la.
Quem está em contato comigo?
Não são só os seus seguidores que mantêm contato com a sua empresa. A rede de contatos deles também, e assim sucessivamente. Ao iniciar a ideia do Facebook, Mark Zuckerberg teve exatamente este pensamento: se eu compartilhar conteúdo com duas pessoas, com quantas outras eles compartilharão? E assim o sucesso se fez. Se o seu conteúdo é de qualidade, as pessoas vão querer compartilhar, e o Analytics vai te mostrar com quem e onde o seu conteúdo está sendo compartilhado, dando uma visão bastante abrangente do alcance das suas estratégias.
Conseguiu visualizar um horizonte mais amplo para os seus esforços em redes sociais? Acredita que pode chegar a mais pessoas utilizando os recursos do Analytics? Então aproveite estas dicas e aumente o engajamento dos seus seguidores!