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Veja como escolher cor para empresa e turbinar seu negócio

Você já parou para pensar na importância da escolha da cor para empresa que estará em sua marca? Se a resposta foi negativa, está na hora de você entender melhor a ciência por trás das core de sucesso para empresas e o impacto que elas têm sobre os hábitos dos seus consumidores.


Vários estudos sobre o assunto já indicaram que diferentes cores provocam diferentes reações nas pessoas. E acredite, a escolha certada cor para empresa pode aumentar e muito a eficácia dos métodos de marketing da sua empresa. Por isso, escolher a cor que melhor representa a marca é algo crucial. Ela irá dar significado ao seu produto ou serviço, além de ser um grande fator na hora de identifica-la diante da sua concorrência.

Ok, você deve estar se perguntando, mas como escolher a cor certa? Neste artigo, vamos te dar algumas dicas. Vamos conferir?

Dicas para escolher cor para empresa e ter sucesso no negócio


Defina bem o seu foco

Se você tem uma definição clara da experiência que você quer passar para o seu consumidor com a sua marca, ficará mais claro também qual é a cor certa para ela. É fácil entender quando tomamos, por exemplo, marcas conhecidas como o Facebook e o Skype.


O azul é uma cor que vende a ideia de uma persona liberal, inteligente, confiante, calma e progressiva. É por isso que as duas empresas apostaram nesta cor, as duas se identificam com a imagem que a cor passa.

Entenda a psicologia por trás das cores para empresas

Está é uma excelente maneira de encontrar formas para que a sua empresa reflita os sentimentos que você quer instigar em seus consumidores. Se você tem uma cafeteria, por exemplo, e quer vender uma imagem romântica, acolhedora, que lembra uma atmosfera rústica, quase como a atmosfera criada em livrarias, você não vai optar pelo amarelo, que é uma cor associada ao sol, ao fogo. A sua melhor escolha, neste caso, seria o marrom.

Ao estudar a psicologia das cores você vai aprender a distinguir, por exemplo, quando uma cor está evocando uma função (como o azul que também indica limpeza e segurança), ou uma idealização (como o neon que traz a ideia de diversão e aventura).

Esta também é uma excelente forma de traçar o que o seu publico alvo procura, e a partir daí decidir que cor aplicar em sua marca pra ajuda-lo a encontrar o que busca.


Para entender melhor essa parte, nós temos um infográfico grátis com dicas incríveis. Confira aqui!

Analise o seu público-alvo

É preciso entender que a interpretação do significado de uma cor é bastante contextual. Por exemplo, aqui no Brasil o branco significa pureza e paz. Entretanto, em algumas partes da Ásia, o branco é a cor da morte. Um exemplo mais próximo do cotidiano é: você até compraria um shampoo verde, mas dificilmente compraria um carro na mesma cor. São contextos diferentes.

Então, uma importante etapa antes de escolher a cor que vai representar a sua marca é pesquisar as escolhas comuns do seu público alvo, e entender quais são os sentimentos embutidos na cor que mais atrai os seus consumidores.

Na We Do Logos somos quase 80 mil designers dispostos a escolher a melhor cor para empresa para o logotipo de seu negócio!


Estes profissionais de comunicação e designe já criaram milhares de logos e diversos outros materiais para mais de 35 mil clientes satisfeitos. Veja só o que um deles tem a dizer sobre a qualidade de nosso trabalho:

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Entenda as coresas das empresas dos seus concorrentes


Além de pesquisar seu público, vale à pena pesquisar o seu concorrente. Uma análise dos logos, sites, e esquemas de cores de marcas que são referencias na sua área pode te ajudar a entender qual foi o processo utilizado no desenvolvimento da marca rival e como eles atingem o seus consumidores.

Não tenha medo de ousar na cor para empresa

Acabamos de dizer que a cor do seu principal competidor é algo para se considerar. Então, se no seu segmento já existe alguém que veio antes de você e que já fez as primeiras escolhas de cores que representam o seu produto ou serviço, talvez seja uma boa ideia optar pela cor oposta ao seu concorrente.

Se ele optou pelo azul, vá pelo vermelho. Escolha o amarelo, se ele é roxo. Se destacar no mercado é uma habilidade que poucas marcas conseguem, então, se você quer separar sua empresa das outras, e mostrar que você é diferente, você pode começar por sua paleta de cores.


Crie um painel de inspirações de cores para empresa

Um jeito bastante prático de encontrar a sua cor é criar um mural de inspirações com cores extraídas de imagens de outras marcas. Ao observar todas as cores juntas, você vai ter uma melhor impressão das emoções que elas instigam.

Experimente cores de sucesso para negócios

Já dissemos aqui que cada cor para empresa pode evocar diferentes sentimentos em um consumidor. Talvez por isso, é importante experimentar algumas opções de cores antes de decidir definitivamente qual delas vai representar a sua marca. Também vale lembrar que você não precisa se limitar a uma única cor. Marcas como o Google e o Ebay escolheram várias para representar variedade.

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