Criação de nome para empresa exige grande responsabilidade, pois o título irá representá-la perante seu público. Durante o processo criativo existem algumas dicas que você deve seguir antes de escolher qual nome deve ter seu negócio. Dessa forma, além de gerar maior aceitação, você evita cair no erro que muitas empresas comentem: batizá-la com um nome embaraçoso.
Na hora de criar nome para empresa é preciso seguir algumas regras importantes. Por isso selecionamos algumas dicas de criação de nome para empresa para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu negócio. Lembre-se também de um detalhe fundamental: nunca escolha um nome para sua empresa que represente unicamente seu gosto pessoal, atenda ao gosta e às preferência do seu público-alvo!
Conheça ainda mais dicas para criar o nome da sua empresa online e começar bem nesse post.
11 dicas para criação de nome para empresa
Nomes de empresa com trocadilhos
Trocadilhos são bem vindos, ainda mais se tiverem a pronúncia peculiar e uma escrita diferente. Especialistas afirmam que eles são melhor para negócios locais. Só é preciso ter cuidado para não gerar uma sonoridade negativa.
Estrangeirismos atraem classes C e D
Consultores afirmam que palavras em outra língua, principalmente em inglês, atraem consumidores de classes C e D. Entretanto, eles precisam ser fáceis de escrever e falar, caso contrário, não geram impacto e podem ser esquecidos. Os negócios tipicamente locais devem fugir dessa estratégia.
Confira todas as nossas postagens sobre este assunto aqui no link!
Criar nomes de empresa curtos
A tendência é que nomes curtos sejam memorizados mais facilmente pelo público. Entretanto, caso seu produto seja direcionado às classes A e B, o ideal é deixar essa regra de lado e tentar algo mais sofisticado, que gere identificação com esses consumidores.
Criar nome para empresa com siglas
O tipo de negócio que mais combina com siglas são escritórios, pois, no geral, sobrenomes não têm peso no mercado. É mais importante destacar o ramo, como JR Consultoria, ou LM Contabilidade etc.
Conheça A origem de alguns nomes de empresas de sucesso.
Palavras com prazo de validade
Palavras da moda ou gírias podem ficar velhas. Assim, o que hoje pode estar na boca do povo, amanhã pode não ser mais lembrado. A empresa, porém, deve solidificar suas bases e permanecer.
Os bordões de novelas, por exemplo, caem no gosto popular durante alguns poucos meses, mas com o fim da história, logo caem no esquecimento. Então, não é uma boa ideia usar algo similar em seu negócio.
Identificação com o nome da empresa
O seu público precisa se identificar com o nome da sua empresa. Além disso, ele deve ser único e trazer uma ideia que esteja entrelaçada com o que é oferecido ou com o setor de atuação do seu negócio.
Quer mais 30 sugestões para o nome da sua empresa? Veja aqui.
Endereço fácil na internet
Hoje em dia, ter um site com conteúdo relevante para o seu cliente é fundamental. Mas é preciso tomar alguns cuidados.
Algumas letras não são comuns em nossa língua e podem apresentar uma grafia esteticamente desagradável, como o “w”, “y”, “k”, “x”, “ç”. Então, é sempre bom evitar esses caracteres e endereços muito complexos.
Criação de nome para empresa com diminutivos
Palavras no diminutivo podem ser um tiro pela culatra. Em vez de um nome carinhoso ou íntimo, o efeito pode ser de pouca credibilidade ou menos status.
Tenha em mente que hoje a empresa pode ser pequena, mas que em algum momento ela irá crescer. Esse, pelo menos, deve ser o objetivo de todo negócio.
Confira algumas das 169 opções de nomes recebidas para esse projeto na We Do Logos.
Criar nomes para empresa que possam gerar repulsa
É preciso ter cuidado com alguns nomes de empresa que apresentem a tendência de causar repulsa nos consumidores. Eles podem conectar o título a alguma má experiência e seu negócio pode não prosperar.
Palavras fortes geram aceitação
Algumas palavras fazem referência a ideias fortes e poderosas, como ‘imperador”, “rei” ou “rainha”, que geralmente são bem aceitas pelo público.
Entretanto, é preciso que o produto esteja à altura do nome, para que a experiência das pessoas não seja desagradável.
Nome, Slogan e Logotipo
Alguns especialistas da área indicam que essas três partes da marca devem ser pensadas juntas, pois esse é o melhor caminho para que o público possa entender o conceito do seu negócio.
Criar o nome para a empresa é o primeiro passo para o seu sucesso, mas não basta ter um nome espetacular se sua comunicação visual não for eficiente. Por isso, invista na sua comunicação visual.
Como você percebeu, criação de nome para empresa é coisa bem séria! E quanto mais você se aprofundar e estudar o assunto, melhor.
Entenda melhor: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo.
O melhor nome para a sua marca sem perda de tempo!
We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, que já atendeu mais 35.000 clientes satisfeitos e conta com um número de designers cadastrados superior a 80.000! Os preços são extremamente acessíveis com a qualidade e quantidade de artes enviadas muito elevadas.
Se você busca serviços como criação de nome para empresa, logotipo, slogan, papelaria, criação de embalagens, entre outros, venha conhecer a We Do Logos. Estamos aguardando o seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Acesse nosso site e confira nossos serviços.