Saber como criar um logotipo de qualidade é essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, é através dele que os consumidores identificam a marca e fazem a relação devida com seus produtos ou serviços. No entanto, isso não é tarefa simples: o responsável pelo negócio deve facilitar o trabalho do designer e tornar a concepção mais direcionada para o empreendimento, trazendo resultados finais mais alinhados com seus valores e sua missão.
Para ter sucesso nesse momento é preciso agir com inteligência. Seguindo algumas dicas e atitudes, é possível deixar o profissional de arte mais bem informado e torná-lo apto a gerar algo surpreendente! Quer descobrir como? Então confira no artigo de hoje como criar um logotipo em conjunto com um especialista:
Explique tudo sobre a empresa
Ninguém conhece tão bem a sua empresa quanto você, não é verdade? Portanto, se você quer descobrir como criar um logotipo em conjunto com um especialista e ter sucesso nessa empreitada, você precisa explicar a esse profissional tanto quanto puder sobre o seu negócio! Informações precisas podem ser a chave para criar um logo que reflita os valores, a missão e as estratégias de marketing de uma marca
Pode ser interessante até que o designer visite o local de trabalho, conheça alguns funcionários e observe as inteirações com os clientes e o público-alvo.
Invista num estilo próprio
Para que seu logotipo traga o impacto que você deseja, ele precisa imprimir o estilo da empresa. Você deve pesquisar o mercado em conjunto com o especialista e entender como os concorrentes estão se apresentando, mas apenas para decidir como se posicionar em relação a eles. As tendências devem ser analisadas, mas você precisa refletir a personalidade do seu empreendimento. Se ele é dinâmico, inovador e agressivo, assim deve ser sua marca. Se sua atuação é mais conversadora e tradicional, o logotipo não pode fugir muito a essas características, pois é dessa forma que seus clientes identificarão o seu negócio.
Não se esqueça do seu público
Seu público também deve direcioná-lo quando estiver pensando em como criar um logotipo, afinal, o empreendedor precisa saber quem é seu cliente e o que ele quer. Da mesma forma que o estilo da empresa precisa ser levado em conta, as caraterísticas dos clientes também não podem ser deixadas de lado. É impossível agradar a todos, mas se o seu público-alvo é jovem, você pode utilizar tendências mais modernas na sua concepção visual. Se a maioria dos consumidores for do sexo feminino, delicadeza e traços mais amenos podem ser um bom caminho.
Fique atento às cores
As cores do logotipo são marcantes e determinam muito do que identifica a marca. O ideal é pesquisar sobre as tonalidades que estão ligadas ao padrão de consumo do setor no qual a sua empresa está inserida e conversar bastante com o designer, pois ele certamente estará mais familiarizado com esse tema. Você já reparou que a maioria das lanchonetes de fast food tem vermelho em seus logos? Isso não é à toa: supõe-se que a tonalidade mais quente estimule a vontade de comer. Dependendo da sua área e do contexto cultural, as diferentes nuances e matizes podem fazer um belo trabalho a favor do seu negócio.
Junte seus rascunhos
Se você já esboçou alguns rascunhos tentando criar um logotipo para sua empresa, não os jogue fora: eles podem ajudar o especialista a entender melhor o que você deseja. Em cada esboço será dada uma ideia ou uma noção que poderia ser útil, mas não contribuirá com nada se fora parar na lixeira. Não é hora de sentir vergonha, pois muitas vezes nesses traços estarão características e informações visuais que um profissional de design
poderá interpretar com sua experiência e conhecimento na área e então utilizar para chegar ao resultado que você espera para seu empreendimento.
Escute sua equipe
Apesar de você conhecer muito bem a sua empresa, bem como os valores e a missão do negócio, seus funcionários podem ter um papel determinante do desenvolvimento do logotipo perfeito para a empresa. Lembre-se: você contratou aquelas pessoas exatamente pelo seu talento e sua capacidade em atuar naqueles cargos que são essenciais para o sucesso da companhia.
Por isso, escutá-los não só é recomendável, como é quase que essencial: eles podem trazer ideias inovadores e alargar consideravelmente a sua própria compreensão da realidade da companhia. Pense em agendar uma ou mais reuniões e não ligue para a hierarquia: todos podem contribuir. Deixe que sua equipe o surpreenda!
Ignore quem está de fora
Da mesma forma que é essencial escutar a sua equipe e aproveitar suas dicas e opiniões na criação do seu logotipo, você deve ignorar quase que completamente quem está de fora. Quer descobrir o por quê? A resposta é simples: quem não compreende ao certo a sua área de atuação e as características inerentes ao mercado ao qual você está inserido, certamente, não terá embasamento para sugerir algo aproveitável. Se você não quiser se grosseiro, ouça e reflita, mas não se abale com possíveis opiniões que sejam distintas do que você e o designer estão produzindo em conjunto.
Não arrisque na tipologia
Um dos princípios de um bom logotipo é que ele pode ser lido e identificado de longe, por praticamente qualquer pessoa. Por essa razão, o ideal é que você converse com o profissional e cheguem a um acordo para a utilização de letras bem visualizáveis, com uma tipologia clara e precisa. É interessante também evitar o abuso de efeitos especiais, como luz, brilhos gradientes, reflexos e sombras, pois eles pesam na imagem e podem ter o resultado oposto ao esperando, tornando a marca pouco atrativa.
Gostou de aprender como criar um logotipo em conjunto com um especialista? Seguindo essas dicas e trabalhando intensamente com o designer, você pode conseguir expressar todos os valores e a missão da sua empresa na sua nova marca, fazendo com que os clientes saibam exatamente o que aquela composição visual representa! E se você quiser aprender mais sobre o tema, não deixe de conferir também esse artigo com 50 ideias diferentes para a criação do seu logo!