top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Criar logomarca grátis: o “barato” que sai caro

Criar logomarca grátis é mais um dilema na vida dos empresários e empreendedores atualmente.

A vida empresarial, no dia a dia lidando com os negócios, ensina aos gestores de empresas que é preciso fazer escolhas a todo o momento. Não fazer  já é uma má escolha, dizem. Melhor tomar uma atitude não tão acertada do que postergar uma decisão que precisa ser tomada na hora, definindo o rumo do seu empreendimento com clareza para que sejam tomadas as providências necessárias de imediato e de forma efetiva.

E uma dúvida muito comum é exatamente quanto pagar por algo que a sua empresa precisa. Pagar caro e conseguir qualidade ou aceitar algo menos confiável porém de menor custo?

Antes de falarmos de logotipos e se vale a pena criar logomarcas grátis, vamos ver alguns exemplos desse dilema do custo-benefício.

Imagine que sua empresa precisa de um carro para entregas. Tem que ter caçamba fechada. Você pode escolher entre as várias opções do mercado, carros maiores ou menores, tipo furgão ou pick-up coberta, novos ou usados.

O preço é importante? Sim! Mas imagine que sua empresa entregue delicadas peças de aparelhos médicos de exames complexos. Aparecer no hospital e entregar para o médico especialista em exames de imagem, que faz a vistoria e recebimento das peças, com uma pick-up velha e amaçada, pode fazê-lo duvidar da qualidade de seus produtos. O ideal é ter um carro funcional, novo ou com poucos anos de uso, possivelmente branco e sempre limpo e impecável.

Por outro lado se você entrega entulho em um aterro da prefeitura talvez você possa economizar no carro de entregas, desde que esteja funcionando com segurança e dentro das normas legais e de fiscalização.

Fica claro que, muitas vezes, a imagem de sua empresa, seu posicionamento de marca, estão em jogo e é preciso investir também na imagem. Decisões meramente quantitativas, baseadas em valor e praticidade, podem se revelar um desastre.

Outro exemplo poderia ser a escolha de uma empresa para manutenção das máquinas e equipamentos que uma indústria usa na produção de vários itens que comercializa. O empresário economiza, usa uma assistência técnica barata e duvidosa, e na hora que mais precisa, descobre que sua linha de produção vai ficar parada, as entregas atrasadas e os clientes insatisfeitos, tudo isso por que economizou em algo essencial para o seu negócio.

Este incidente pode até criar um boca a boca negativo, que pode se espalhar em redes sociais e pode afetar fortemente o valor de sua empresa.

Agora, além da imagem da sua empresa ter sido afetada, outro fator entra no debate: a qualidade dos seus fornecedores!

Quem tem um bom restaurante e se orgulha das massas com receitas italianas que serve para encantar os clientes, não compra farinha barata nem ovos de segunda.

E mais: seus garçons são bem treinados e usam uniformes impecáveis. E a aparência deles com certeza não interfere no sabor dos alimentos mas afeta a percepção de valor que os clientes terão dos pratos servidos. Afeta o posicionamento da marca. A imagem é muito importante, assim como a qualidade que ela representa para seus clientes!

Depois de tantos exemplos, chegou a hora de falarmos de criar logomarca grátis.

Saiba mais: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo

Criar logomarca grátis vale a pena?

Ela é um dos ativos mais valiosos de sua empresa e com certeza o mais importante elemento da comunicação visual de sua marca, responsável pelo posicionamento do seu negócio.

A logomarca tem a função de transmitir uma mensagem que deve ocupar um espaço na mente dos seus clientes. Ela deve mostrar os diferenciais de sua empresa e os motivos pelos quais esses clientes devem confiar na sua marca e preferir usá-la em lugar de produtos ou serviços da concorrência.

Quem vai criar sua logomarca? Quem assumirá essa enorme responsabilidade?

Você mesmo, usando uma ferramenta gratuita na internet? Retorne aos exemplos anteriores e veja se isso não é um risco grande demais.

Perigos de criar logomarca grátis

  1.  Uso de imagens e ícones que podem ser usados por outras marcas também

  2.  Uso de tipografias simplórias e repetitivas

  3.  Falta de criatividade

  4.  Uso de ideias pré-concebidas e soluções fáceis

  5.  Escolha de cores sem embasamento teórico

  6.  Trabalho de aparência caseira, sem profissionalismo

  7.  Não há um estudo sério sobre os elementos

  8.  Baixa qualidade dos arquivos

  9.  Não passar o posicionamento de sua empresa

Logomarcas criadas por profissionais de comunicação visual passam diversas mensagens e significados que olhos destreinados nem imaginam mas que são absorvidas inconscientemente pelo consumidor.

Veja esta postagem da ESPM: Logotipos com mensagens escondidas

Trata-se de um passo muito importante principalmente no início de um empreendimento, do nascimento de uma empresa. Ele deve ser pautado por muito estudo para a tomada de decisões estratégicas. É preciso de um profissional especializado em design e comunicação visual. Fica claro que a criação gratuita de logomarca apresenta diversas fraquezas e riscos óbvios. Veja só:

O trade-off da logomarca grátis

Muito usado na administração de empresas, o conceito de trade-off sintetiza bastante do que tentamos explicar nos parágrafos anteriores. Um dilema entre custo e qualidade.

Em um momento em que é necessário investir cada recurso da empresa com o máximo de eficiência, deixar de lado a qualidade para adquirir produtos ou fornecedores a baixo custo pode ser tentador.

Mas ao se ganhar de um lado, vai se perder de outro.

Sendo assim, é preciso encontrar a solução ideal: com o nível de qualidade desejado e dentro do orçamento disponível.

No caso da imagem de sua empresa, um fator tão estratégico, criar logomarca grátis com certeza não é a melhor escolha.

Como chegar ao melhor custo-benefício?

Como criar logomarca de qualidade

Vamos montar a equação:

O que você precisa:

  1.  Uma logomarca de qualidade profissional

  2.  Que transmita corretamente o posicionamento de sua empresa

  3.  Que tenha sido criada segundo as melhores práticas de comunicação e design

  4. Uma logomarca esteticamente atraente

  5.  Deve ser criativa e única

  6.  Os arquivos para uso em outras peças devem ser de alta qualidade

  7.  Cores, tipografia e elementos devem estar compostos de forma harmoniosa

  8.  Deve ser fácil de reproduzir em qualquer mídia ou superfície

O que você quer evitar:

  1. Investimento elevado

  2.  Processo longo e trabalhoso

  3.  Demora na entrega

  4.  Resultado abaixo do esperado

Resumindo: você precisa de um trabalho de design de marca que saiba fazer tudo isso e criar uma logomarca de qualidade.

Mas como conseguir isso com um custo acessível?

A solução existe:

WeDoLogos, um site criativo criado para que empresários como você possam otimizar tempo e investimento.

Funciona assim: milhares de designers profissionais estão cadastrados a espera do seu pedido de logo (ou outro material de design). Você envia seu pedido e dezenas desses profissionais começam a enviar proposta de logos rapidamente, no máximo em 24 horas!

Conforme você vai recebendo os logos, vai dando feedback, pedindo ajustes e selecionando os melhores.

No final, você vai ter o logo do jeito que queria muito antes do que imaginava e pagando um preço super acessível!

0 visualização0 comentário
bottom of page