Há pessoas que gostam tanto de uma marca, mas tanto, que se tornam suas embaixadoras. São mais que clientes fiéis e assíduos na hora da compra; são seus verdadeiros representantes (assim, de graça). É com um discurso apaixonado que a indicam para os amigos, é com orgulho que exibem seus produtos e é com satisfação que consomem cada vez mais suas mercadorias e serviços. Tudo isso graças, entre outros fatores, a uma boa identidade visual. E você, empresário, deve estera se perguntando: existe um modelo de briefing para identidade visual para eu usar em minha marca?
Existe mais do que isso! Além de um modelo de briefing para identidade visual para você poder orientar designers e comunicadores, esta postagem oferece um KIT completo:
E-book grátis para baixar: guia para criar identidade visual e divulgar a sua maraca.
Infográfico: mostrando como a identidade visual e o design trazem ótimos resultados para sua empresa.
Modelo de briefing para identidade visual.
Com esses materiais você vai entender porque algumas marcas são tão veneradas pelo seu público e o que faz com que elas sejam capazes de evocar a fidelidade além da razão.
Hoje, a relação de consumo segue critérios menos racionais e mais emocionais. Não basta ter produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e o melhor custo benefício; é preciso vender conceitos, transmitir valores e proporcionar uma experiência de compra que faça o cliente sentir e se identificar com o DNA da empresa. Tudo isso é feito por meio da gestão da marca, também chamada de branding.
E para que você consiga desenvolver tudo isso, nada melhor que um modelo de briefing para identidade visual, juntamento com o e-book e o infogrático.
Você vai ver que mais do que simplesmente criar um logotipo ou uma identidade corporativa, o branding é o caminho idealizado para atrair o consumidor até a sua marca e, principalmente, fazer com que ele tenha um sentimento e uma opinião sobre ela.
Mas como criar um branding para sua empresa? Como criar um nome marcante ou um logo que passe a essência do seu negócio?
E-book: Guia para criar sua identidade visual e divulgar a sua marca
Pensando nisso elaboramos um guia totalmente gratuito em parceria com a Hubspot para que você tenha:
Dicas de como criar e registrar o nome da sua empresa;
Dicas de como e com quem criar o logo da sua empresa;
Melhores práticas para divulgar seu negócio com baixo investimento;
Como atrair e reter clientes
…e muito mais!
Infográfico: design e identidade visual bombam os resultados de sua empresa!
Todo empresário sabe que a economia é dinâmica e que não é possível ficar parado para sobreviver em um mercado em constante evolução e concorrência acirrada. Inovar é preciso! Começando por renovar a identidade visual.
Além de novos produtos, novas tecnologias, novos processos produtivos e matérias primas, não se pode esquecer de renovar a identidade visual. Para ver dados concretos sobre a influência da renovação da identidade visual nas vendas, veja nosso infográfico.
Fontes: Isto É Dinheiro, Super Interessante, Empreendedor, Exame, Mega Curioso, Uol
A primeira coisa que um cliente repara em uma empresa é na comunicação, afinal, foi feita para isso mesmo, e a identidade visual tem que ser muito bem pensada para que transmita corretamente o posicionamento de sua empresa, os diferenciais de seus produtos ou serviços e a superioridade de sua oferta em relação a concorrência.
Para isso é preciso entender seu público e se comunicar com ele de igual para igual, para que ele se identifique com sua marca. Mas tanto seu público como as condições da economia e as características do mercado mudam.
Os desejos e necessidades do consumidor podem mudar também. É nessa hora que você precisa renovar sua identidade visual e se manter atualizado em relação ao seu público, mostrando a ele que sua empresa mudou junto com ele e ainda é capaz de oferecer os produtos e serviços que ele sempre apreciou. Para ajudar você nessa tarefa, desenvolvemos um modelo de briefing para identidade visual. Mas, antes disso, confira o case abaixo:
Um exemplo disso foi o esforço do BOB’s para renovar a identidade visual e impactar seus clientes, conforme noticiado pelos site Isto é Dinheiro. O objetivo é aumentar em mais R$ 1 bilhão à receita até 2018, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão que incluem, entre outras providências, mudanças no logotipo, renovar a identidade visual, o redesenho das lojas e a renovação do cardápio, com novos ingredientes e até diferentes tamanhos de lanches.
Veja aqui a reportagem completa: Bob’s muda a receita
Modelo de briefing para identidade visual
Como você quer que sua marca seja identificada? Qual a identidade visual que você quer que ela tenha? Embora em um primeiro momento essa possa parecer uma decisão simples, se formos prestar bem a atenção notaremos que definir os elementos que tornarão fácil a identificação de uma marca não é uma tarefa fácil. Afinal, ela vai ser a responsável por passar a identidade da sua empresa para os consumidores, além de fazer com que dentre as mais inúmeras marcas que atuam no mesmo segmento que o seu, a sua identidade seja a mais lembrada. Quando bem escolhida e criada, ela cativa o cliente além de passar uma imagem sólida e de profissionalismo do produto.
É por isso que você tem que ter muito cuidado e atenção ao criar a identidade visual da empresa. Para que esse trabalho fique mais fácil, criamos este modelo de briefing para identidade visual da marca.
Antes de elaborá-lo, pense na sua marca como se ela fosse uma pessoa. Após imaginar, pense em quais elementos combinam com a sua linha de produtos – como a essência da empresa pode ser traduzida – quem é o público-alvo e de que maneira a marca quer chegar até ele.
Depois que você conseguir responder a essas questões, está na hora de montar o seu briefing. Nele você listará dados básicos que servirão como referência para qualquer projeto de design futuro.
Seguem elementos que você vai precisar incluir em seu modelo de briefing para identidade visual. Tudo que segue são os tópicos que deverão ser criados para seu manual de identidade visual da marca.
1. Visão geral marca
Faça um pequeno resumo da empresa, defina a missão dela, quem são os clientes que ela quer alcançar e qual a personalidade dela. O que ela quer transmitir para as pessoas?
2. Variações logo
É necessário que sejam criadas diversas variações do logotipo da empresa. Você pode alterar as posições das cores, ou colocar e tirar algum detalhe dela, como por exemplo, o nome da empresa escrito em sua lateral. Reúna todas e descreva onde e quando usar cada uma delas. Liste o tamanho mínimo e proporções adequadas de seu logotipo para evitar qualquer alongamento ou alteração não desejada.
Confira aqui alguns exemplos de logotipos criados pelos designers da We Do Logos, seguindo todas essas recomendações de identidade visual.
3. Paleta de cores
Tenha amostras de suas cores da marca, com a sua devida numeração para que os designers possam localizar e utilizar as cores com facilidade, sempre que necessário. É interessante escolher uma cor clara para os fundos e uma cor mais escura para o texto.
4. Fontes
Liste todas as fontes aprovadas da marca e descrevas quando cada uma deve ser usada. É interessante escolher uma fonte para manchetes, outro para subtítulos, um terceiro para o corpo, e um quarto para chamadas importantes.
5. Imagem
Caso haja fotos ou ilustrações que tenham um estilo que mais o agrade, você pode armazená-las. Isso pode ajudar a começar a construir uma biblioteca de imagens.
Com essas diretrizes básicas básicas, você já terá uma direção para poder começar a trabalhar sua identidade visual. E, se quiser ainda mais informações, confira o post abaixo:
Saiba mais: Como criar um manual de identidade visual
Uma empresa que usou os serviços da We Do Logos para fazer toda sua identidade visual foi o restaurante Point do Macarrão. Confira esse case de sucesso Point do Macarrão.
Para criar ou renovar a identidade visual de sua marca, você vai precisar mais do que um modelo de briefing. Você vai desenvolver, a partir do manual pronto, novos materiais, incluindo redesenhar logotipos, refazer a papelaria e cartões de visita, criar novos folders e panfletos e até mesmo desenvolver um mascote da empresa.
A alternativa mais ágil, econômica e de excelente qualidade é usar sites de concorrências criativa como o We Do Logos.
Pioneiro nessa modalidade de site no Brasil, o We Do Logos tem milhares de designers cadastrados e é o maior da América Latina.