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Dicas de design: os símbolos das marcas famosas

Quem trabalha com design, ou mesmo aquele que tem esse tipo de atividade como hobby, se depara constantemente com design de símbolos de marcas famosas que realmente se destacam.

Mas antes de prosseguirmos com alguns exemplos, vamos definir alguns termos: logomarca, símbolo e marca. Criamos esse post aqui para que você entenda melhor cada um desses elementos que orbitam o mundo do design gráfico.


Termos do design: símbolo, logomarca e marca

Marca

É a representação máxima de um negócio ou produto. Pode-se representar uma marca através do símbolo ou da logomarca. Contudo, é necessário entender que o conceito de marca vai além da parte gráfica. Profissionais de marketing tem sempre o desafio de unir “aparência” e “personalidade” para criar marcas fortes e duradouras

Símbolo

Como representativo de uma marca, pode ser um elemento visual abstrato, desprovido de significado, mas que possua alguma ligação com aquilo que representa. Um símbolo dispensa palavras, é rapidamente identificável e dificilmente confundido.

Logomarca

É a representação gráfica mais elaborada de uma marca. Também conhecida como logotipo, esse elemento gráfico geralmente é composto de uma parte mais abstrata e outra menos abstrata. Normalmente, tem-se um elemento gráfico, ou símbolo, acrescido de uma tipografia, ou seja, um conjunto de letras que transmitam um significado.

Entendendo melhor cada um dessas figuras facilita o processo de construção das mesmas. É preciso entender que, muito além de produzir belos designs, estes precisam possuir conteúdo e relação com a empresa e/ou produto que representam.

Para maiores informações, confira o artigo do Mercado Livre que se debruça de maneira mais completa acerca dessa temática.

Você provavelmente já deve ter notado a evidente melhoria no investimento de design de nossos gadgets, não é mesmo? Isso é bem claro em dispositivos e smartphones que sempre prezam pelo foco na estética.  Afinal, o mundo hoje em dia é visual. Respiramos e transpiramos modernidade e é evidente que cumprir com sua função não é mais um decisor de compras nesse setor.

Podemos verificar isso observando que diversas empresas estão seguindo isso e investindo no design, tanto pela funcionalidade quando pela beleza. Mas de nada adianta termos um software funcional, bonito e com um lindo design, se sua representação não condiz, não é mesmo?

Um ícone bonito serve como um cartão de visitas para o aplicativo. Além de aparecer na tela do aparelho, o ícone é uma representação e toda a marca quer se destacar e ter uma boa apresentação frente as demais. Sendo assim, reunimos 10 ícones de aplicativos que despertam a atenção pelo seu design. Vamos conferir?

10 ícones de aplicativos com símbolos e design impecável

1. 360 cities


O 360 Cities é um aplicativo desenvolvido para que os usuários pudessem criar e compartilhar panoramas com seus amigos e familiares. Com ele, também é possível ganhar pontos e competir com outros usuários ao aceitar missões para filmar panoramas de locais que você escolhe.

O design do seu ícone representa ao mesmo tempo uma câmera vintage que apresenta o filme saindo em forma de panorama. O que mais chama atenção em sua estética é o 3D bem produzido, como podemos observar na textura de couro da câmera.

2. iHomework


Um aplicativo desenvolvido para os estudantes manterem seus trabalhos de casa e projetos mais organizados, o iHomework também se destaca pela textura que apresente bem a ideia de bolsa. Por mais que o ícone seja reto ele demonstra profundidade e harmonia.

3. Puzzle Juice


Aplicativos de jogos tem a tendência de sempre proporcionar modernidade em sua aparência, já que essa plataforma respira novidades no mundo estético. O ícone do Puzzlejuice traz uma perfeita combinação entre formas e cores, dando destaque aos tons do magenta, ciano e amarelo, ou seja, a tabela CMYK.

4. Slot Machine


Já este ícone do aplicativo Slot Machine, que também está relacionado à um jogo, traz referências mais antigas, como os antigos tickets de maquinas de jogos. Com uma bela integração das texturas, apresenta uma estética que não deixa a desejar.

5. Direct Message for Weibo


No ícone da mensagem direta do Weibo temos um design chapado, que proporciona uma estética mais clean e objetiva. O contraste proporcionado pela cor escolhida ocasiona uma proporção mais harmoniosa e fica muito bem na tela do seu gadget.

6. Rocket Icon


Diferente dos demais que apelam para uma estética mais simplista e objetiva, esse ícone traz diversas texturas e uma sobreposição de cor muito harmoniosa. Uma brincadeira de texturas e contrastes com o foguete.

7. MusiXmatch


O ícone do aplicativo MusiXmatch é a identidade e logotipo da empresa, representada pela referência dos discos de vinil e sua cor laranja e preto, demonstrando modernidade e comunicação.

8. Dujour


Este aplicativo foi desenvolvido com objetivo de auxiliar aos afficionados por moda a buscar inspirações e compartilharem seu estilo. O ícone apresenta a representação de um catálogo minimalista, que traz uma harmoniosa seleção de cores em tom sobre tom.

9. Tweepr


Nesse ícone observamos um conceito mais objetivo, demostrando com um design mais chapado as soluções trazidas pelo aplicativo, que seria a mensuração dos últimos dados do twitter.

10. Leica Raw Edition iOS


Para finalizar trazemos esse incrível design idealizado para o aplicativo Leica Raw Edition. O ícone procura ser uma representação moderna de uma câmera, utilizando elementos em 3D, texturas e um perfeito mix de luz, cor e sombra.

Com esses dez exemplos e todos os que costumamos conviver no dia a dia é notável a importância de um bom design com símbolos que represente da melhor forma seu aplicativo. Símbolos de marcas famosas estão sempre a procura disso.  Afinal, vivemos num mundo visual e os cuidados com a estética (tanto as mais elaboradas, quanto as minimalistas) se tornam um requisito para o sucesso de sua marca.

Confira este vídeo que mostra mais uma história de sucesso envolvendo design e empreendedorismo: CASE Point do Macarrão.

6 símbolos do design de marcas que fizeram sucesso nos anos 80

A década de 80 foi repleta de inovações, pois houve a saída da ditadura militar para um governo democrático, que abriu o comércio exterior e trouxe a possibilidade dos brasileiros conhecerem produtos completamente novos e de sucesso. A entrada de novas empresas e os símbolos de marcas famosas no país fez também com que o mundo do design sofresse uma revolução, com logotipos inovadores e cheios de significado, os quais se tornaram verdadeiros símbolos daquela geração.

Mas essa história não ficou no passado, e hoje é possível aprender muito com os logotipos da época, não para imitá-los, mas sim para inspirar-se em formas e cores que vieram para construir uma época marcante e diferente. Vamos conhecê-los?

Atari


O videogame Atari foi uma verdadeira febre dos anos 80, pois popularizou o acesso a jogos de console como Pac Man e Space Invaders, os maiores sucessos da companhia. Abocanhada pela concorrência no final da década de 80, a empresa foi vendida por diversas vezes, mas continua no mercado de games, à sombra de grandes sucessos da atualidade, como o X-Box e o PlayStation. Durante todos esses anos a marca manteve o mesmo logotipo, mudando-o apenas de cor mais recentemente: do preto para o vermelho.

Aiwa


A Aiwa – lê-se “aiua” – foi uma importante empresa de walkmans e fones de ouvido, aparelhos que trouxeram a mobilidade para quem gostava de ouvir música fora de casa. Ela popularizou-se na década de 80 pelo lançamento do TP-S30, um fone de ouvido estéreo que fez sucesso durante anos. Buscando sobreviver no mercado, a Aiwa investiu em aparelhos de som, videocassetes, rádios para carros, entre outros, até que foi adquirida pela Sony.

Ao longo da sua história, o design do síbolo da Aiwa sofreu duas alterações, uma na busca por maior empatia por parte do público jovem e a outra visando tornar a marca mais moderna.

Coca-Cola


A Coca-Cola faz sucesso há mais de 100 anos, mas quem lembrar da música do Legião Urbana vai lembrar também que a geração de 1980 ficou conhecida como a ‘Geração Coca-Cola’, não só pelo alto consumo da bebida, mas também pelo trabalho de imagem que a empresa fez ao longo de sua história. Tanto os mais novos quanto os mais velhos sabem que o símbolo da marca tão famosa  sofreu várias alterações e busca sempre estar alinhado com modernidade, criatividade e inovação.

Estrela


Quem foi criança na década de 80 não pode esquecer da maior fabricante de brinquedos da época, a Estrela. Famosa por brinquedos inovadores e interativos, como o Ferrorama, o logotipo da empresa chama atenção até os dias de hoje, pois poucas nuances foram modificadas ao longo do tempo. Sinônimo de qualidade e brinquedos duráveis, a empresa continua em pleno funcionamento.

Peugeot


E os símbolos de marcas famosas de carro não poderiam ficar de fora dessa. O símbolo da Peugeot foi amplamente divulgado e copiado durante os anos 80, tornando-se referência em automobilismo e inovação.

Rede Globo


Como sempre, a Rede Globo de Televisão esteve à frente da inovação em logotipos, chamando a atenção do público a cada mudança. Na década de 1980 foram introduzidas as cores no fundo, que perduram até hoje. Até aquele momento a Rede Globo trabalhava sua marca apenas com uma única cor, e decidiu entrar de vez para a era da TV em cores.

Confira estes logotipos criados em um projetos da We Do Logos para ser usado como símbolo de uma marca de roupas de criança. Foram mais de 50 opções enviadas por 21 de nossos designers!


CASE: evolução do símbolo da marca Ponto Frio

Faz alguns anos, a rede de varejo Ponto Frio passou a usar um novo símbolo de marca. O logo, mais simples, com as palavras juntas e o pinguim no fim do nome, mostrava um símbolo com design mais enxuto. A marca apresentou o logo junto ao novo slogan: “Viva a Inovação”, voltado ao papel da tecnologia na vida das pessoas.

“Mais do que um ponto de venda high tech, o Pontofrio será a marca que ajudará o cliente a encontrar a tecnologia mais adequada às suas necessidades e que melhor se encaixa no seu dia-a-dia”, disse o vice-presidente comercial da varejista, Roberto Fulcherberguer.

Novo logo e slogan


Logo antigo


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