Escolher bem um designer de logos nunca foi tão importante. E sabe por quê? Porque é preciso que este profissional saiba retratar perfeitamente o seu negócio.
Como consequência, saber explorar a sua imagem e de seu empreendimento deve ser um dos diferencias que ele deve sempre levar em conta na hora de criar o logo.
Para isso, separamos estas 5 dicas no post de hoje, para que você saiba como avaliar a criação de um logotipo e também como contratar um designer de logos que eternize as principais qualidades do seu negócio.
Inspire-se conosco!
O que faz um logo ser memorável?
O artigo do designer Jacob Cass pode ser de 2009, mas sua relevância é ainda atual, já que ele acertou, na mosca, aquilo que faz um logotipo de designer ou de qualquer outra profissão ser memorável. Para ele, um logo deve ser:
Adequado.
Atemporal.
Memorável.
Simples.
Versátil.
Parece simples, não é mesmo? Mas a dificuldade em criar um logotipo por parte do designer de logos é equilibrar essas 5 características. E este desafio é o que diferencia os bons profissionais.
Vamos ver, item por item, como aplicar tais qualidades no logo do seu negócio?
Um logotipo adequado
Adequação é a palavra-chave para que não confundam os seus serviços com outra coisa.
Por exemplo: fontes arredondadas e coloridas dificilmente caem bem em um logo de advogado. Encontre a sua adequação, no mercado, e explore as nuances para criar o seu logotipo de acordo com as carcterísticas do seu negócio. O designer de logos desta estar ciente disso!
Um logotipo atemporal
Este tópico serve como um complemento à adequação. A menos que a sua intenção seja contar com uma imagem visual datada, evite se apoiar em tendências passageiras para criar o seu logotipo e alerte o dsigner de logos sobre isso.
Pense: em cinco ou 15 anos, você pode ter um logo ultrapassado, que poucas pessoas entenderão a referência visual.
É preciso que o designer de logotipos trabalhe o design do seu logo para que ele seja duradouro — e memorável.
Um logotipo memorável
Simplicidade e atemporalidade, ao pensarmos em um logo, combinam com a palavra que encerrou o tópico anterior: memorável.
Com adequação às suas ideias e objetivos, e uma simplicidade marcante, o seu logo será memorável. Simples assim.
Um bom exercício para se certificar de que o designer de logotipo acertou no seu logo e o deixou memorável é apresentá-lo aos seus amigos e, horas depois, pedir que eles desenhem (ou esbocem) o logotipo. Quanto mais perto, mais a sua marca fixou na mente deles em uma única olhada!
Um logotipo simples
Muitos confundem complexidade com originalidade. No entanto, pode significar algo, simplesmente, complexo. E um logo deve, acima de tudo, ser facilmente reconhecível.
Pense no logo da Nike, por exemplo, ou mesmo da Apple. Você os reconhece rapidamente. Ao pensar no seu logotipo de designer, esforce-se em fazer o simples.
Ou faça um bom exercício de ir de trás para frente no processo. Comece grande, com detalhes e todo tipo de complexidade que imaginar. A partir daí, vá simplificando o logo até se enquadrar no seu bom gosto criativo.
Um logotipo versátil
Por fim, a versatilidade deve compor a identidade que o designer gráfico de logos criar para sua marca. Isso significa que ele deve funcionar em diferentes meios. Algo como a atemporalidade, mas em um contexto atual. Portanto, peça ao designer de logos que crie o seu em formato vetorizado, pois isso permite que a imagem seja redimensionada de acordo com as suas necessidades.
Uma boa maneira de testar a versatilidade dele é checar se ele permanece legível quando:
É impresso em diferentes tamanhos.
É impresso em uma cor, apenas.
É impresso em cores invertidas.
E lembre-se: menos pode ser mais, no que diz respeito às cores do seu logotipo. Principalmente porque uma verdadeira aquarela no seu logo pode encarecer a impressão dele.
3 erros comuns cometidos por designer de logos
Agora que vimos as grandes lições a serem seguidas, durante a criação de um logo, vamos ver alguns erros comuns cometidos, e que você deve passar bem longe!
1- O contexto é ignorado
Ao pensar no seu logotipo, não o veja apenas como um elemento solitário. Ele deve fazer parte de toda a sua identidade visual, combinar com as cores do seu portfólio e site.
Para isso, uma boa pesquisa, por parte do designer de logos, pode trazer novas inspirações para bolar o logo. Ele não deve se ater exclusivamente à primeira ideia que tiver — e muito menos “só porque ela combina”.
2- Inflexibilidade a sugestões
Lembra quando falamos, anteriormente, da ideia de checar com os amigos se a criação do designer de logos é memorável? Então, aproveite para ouvir as sugestões deles também.
Só não caia na armadilha de achar que a sua opinião e estilo são melhores do que o dos outros. Aceite o enfrentamento e defenda as suas ideias e de seu designer, mas ouça também.
Às vezes, um olhar de fora enxerga muito melhor do que os olhos colados no logotipo.
3- Inspire-se, não plagie
A inspiração em outro artistas e designers de logos é muito bem-vinda, mas a cópia pode pegar mal, muito mal, para a sua imagem.
Por isso, concentre-se em admirar o conceito de ideias alheias, e não a sua forma, volume ou cores. Atenha-se à essência, e as ideias fluirão naturalmente.
Como escolher um designer de logos
Estas dicas podem ajudar bastante:
Peça indicação de amigos e outros empresários.
Analise o portfólio de trabalhos deste designer de logotipos.
Solicite que ele envie um currículo e ligue para as empresas onde ele trabalhou.
Ao ver o nome das empresa para quem ele trabalhou (no layout das peças), tente entra em contato e ver o que acharam do trabalho.
Veja se ele tem um site ou portfólio online bonito e atraente.
Ele tem um logo próprio? Que achou dele?
Dê uma olhada no LinkedIn se ele tem um currículo adequado.
Apresente-se bem com o seu logo
Agora que você já sabe o que fazer, e o que não fazer, para criar o seu logo e escolher um designer de logos, corra encomendar um logotipo capaz de traduzir tudo o que você é e faz com simplicidade, atemporalidade, versatilidade e adequação. E crie algo memorável!