É ano de Copa do Mundo! Na edição 2014, realizada aqui no Brasil, grandes oportunidades surgem para aproveitar o assunto do momento para campanhas engajadoras, inclusive nas redes sociais. Contudo, você deve saber como utilizar deste gancho sem prejudicar a sua marca, pois a FIFA, amparada pela Lei Geral da Copa, proíbe o uso de inúmeros termos e até mesmo de estratégias, restringindo-as apenas às empresas patrocinadoras.
Não sabe do que se trata ou como criar uma campanha engajadora de seus negócios nas redes sociais? Confira o post de hoje e entenda melhor sobre o assunto para formular iniciativas cheias de inovação e sem se preocupar com as penalidades!
Antes de tudo, o que não pode ser feito
Provavelmente você já teve diversos insights sobre ações promocionais para realizar durante o período da Copa. Materiais gráficos prontos para os posts nas redes sociais e tudo mais que englobe sua estratégia, certo? A má notícia é que você pode precisar de ajustes rapidamente para dar tempo de colocar a ação no ar.
Existe uma lista extensa de palavras que são restritas para uso em campanhas para a sua empresa. O não cumprimento pode acarretar em multa ou mesmo em detenção de 3 meses até 1 ano, de acordo com a infração realizada. Veja quais são as palavras que não podem constar em seus materiais promocionais:
2014 FIFA World Cup Brazil
Copa 2014
Soccer World Cup
Football World Cup
2014 Brazil
Brazil 2014
2014 FIFA World Cup
FIFA
Mundial 2014
Nomes das cidades que sediarão o evento + 2014 (exemplo: Rio 2014; Belo Horizonte 2014; São Paulo 2014; dentre as demais cidades-sede)
FIFA World Cup
Copa do Mundo
Copa do Mundo 2014
Mundial de Futebol Brasil 2014
2014 World Cup
World Cup 2014
World Cup
Também achou estranhas todas estas restrições? Elas não param por aí! Por isso, é preciso abusar da criatividade para não ter problemas em relação às nomenclaturas.
Conteúdo que engaja
É preciso desenvolver uma estratégia de conteúdo associado ao seu negócio e público. Quando você leva em consideração ambos estes aspectos, consegue um maior engajamento. Além disso, use a criatividade para desenvolver posts que fomentem a interação entre os seus fãs e seguidores. Para isso, lembre-se das palavras do evento que não podem entrar em seu plano de conteúdo. Uma dica é focar no conceito de brasilidade, nos jogos em si e nas confraternizações que ocorrem na data, quando amigos se reúnem para torcer pelo time da seleção canarinho.
Para perfis e fã pages voltadas para o público masculino, muita coisa pode ser feita. Afinal, apesar de não ser unânime, os homens têm mais paixão pelo futebol em sua maioria. Gere discussões sobre lances que ocorreram nos jogos, escalações, quem ganhará cada jogo, dentre outras questões relacionadas ao universo que já está bem familiarizado com isto.
Contudo, vale lembrar que é Copa! Nesse momento, até as brasileiras que não torcem para time algum se empolgam para ver a seleção jogar. Se este é o seu público, você pode trabalhar com várias possibilidades:
Um dicionário sobre os lances mais comuns dos jogos para que ela possa participar e entender o que seus parceiros dizem;
Looks para assistir aos jogos, indagando o preferido, cada uma das opções com cores dos jogos que acontecerão no dia;
Receitas de drinks e aperitivos para receber os amigos em casa para ver os jogos;
Ideias de decoração para compor o ambiente onde serão assistidos os jogos, dentre outros (tem que ter imaginação!).
Ações promocionais são certeiras
Ninguém tem dúvidas de que a melhor forma de estimular o engajamento nas redes sociais é com ações promocionais. Contudo, existem regras rígidas para o desenvolvimento de concursos culturais e o processo promocional padrão leva mais tempo do que temos até o evento. Contudo, se você já está com tudo planejado e em ordem, vale atentar-se às restrições da FIFA para não arcar com as penalidades. Entenda o que você não pode fazer:
Nada de fazer ações promocionais que dependam dos resultados dos jogos;
Esqueça a tabela de jogos como um aplicativo ou qualquer outra forma que leve o nome de sua empresa no material;
Os logotipos oficiais, bem como as logomarcas estão proibidos;
Se você pensava em oferecer ingressos como premiação sem ser um patrocinador, o melhor é tentar vendê-lo, sortear em sua empresa ou convidar os amigos.
Mais uma vez, a linha é seguir o contexto Brasil e Futebol para o sucesso da ação!
Invista em links patrocinados das redes sociais direcionadas ao mobile
Ninguém ficará em frente ao computador durante os jogos mas, nos dias de hoje, o celular não sai das mãos dos torcedores – principalmente para fotos e gritos de gol! Por isso, aproveite que seus clientes estarão online no mobile narrando a partida para investir em links patrocinados das redes sociais, como o Facebook Ads, que tem um serviço exclusivo para este público.
E você, já está com tudo pronto para aproveitar a Copa do Mundo e aumentar o engajamento do seu negócio nas redes sociais? Encontrou algo que precisa ser readequado? Possui alguma dúvida? Aproveite os comentários abaixo para compartilhá-las!
Curtiu? Compartilhe com seus amigos!