Reduzir custos é uma decisão normal em qualquer empresa que queira diminuir suas despesas. E conhecer algumas dicas para redução de custos na empresa pode ser uma excelente maneira de não adotar atitudes drásticas, como corte de pessoal. Na verdade, existem maneiras mais simples para cortar gastos, nesse sentido separamos os principais “vilões” na sua empresa para que você possa identificá-los e saber como evitá-los.
Vamos lá, aproveite nossas dicas para reduzir custos na empresa!
6 dicas para redução de custos na empresa
1. Dicas para redução de custos com telefone e internet
Este é um gasto que pode ter grandes proporções no orçamento, principalmente devido às ligações de celulares. Para evitar algum “rombo” na sua despesa mensal, procure planos de operadoras com o melhor custo benefício. Se você já possui um plano empresa a saída é negociar com sua operadora uma forma de diminuir seus gastos.
A melhor das dicas para redução de custos na empresa com telefonia é também utilizar a internet a seu favor. Mensagens por e-mail e vídeo conferências por skype, por exemplo, economizam tempo e dinheiro, assim como ligações via WhatsApp e Viber.
Veja mais dicas para reduzir custos na empresa: Como cortar gastos na empresa com 7 sites de colaborativos.
2. Dicas para redução de custos na empresa com materiais de escritório
Canetas, papéis, tintas para impressão e outros materiais de escritório são essenciais nas empresas. Seu custo pode ser relativamente barato, mas mesmo assim, há maneiras de economizar. Um acompanhamento mais de perto, além da conscientização da equipe em evitar desperdícios, pode cortar um gasto significativo ao fim do mês e do ano.
3. Dicas para redução de custos com estoque
A ideia de ter um estoque sempre cheio pode não ser tão rentável quanto parece. O ditado “é melhor sobrar do que faltar” nesse caso, gera mais despesas. Estoque deve estar sempre em atividade, entrando e saindo produtos, pois se ficarem muito tempo parados, perdem seu valor.
É pior ainda se o estoque for de alimentos perecíveis, que possuem prazo de validade. Essas informações devem sempre ser consideradas na hora de calcular quanto de cada produto deve ficar nos estoques.
4. Equipe mal treinada traz prejuízos para a empresa
Uma das dicas mais importantes para redução de custos na empresa é o treinamento da equipe. Quando seus funcionários não são propriamente qualificados, isto pode gerar prejuízos incalculáveis em todas as áreas. Problemas na produção, mal atendimento ao cliente, erros nas finanças podem não só causar prejuízos, como também levar uma empresa à falência. Fique atento: treine e incentive bem sua equipe.
5. Falta de manutenção aumenta os custos na empresa
Quanto mais caro um equipamento, mais constante deve ser sua manutenção. E esta pode até parecer uma daquelas dicas para redução de custos na empresa um tanto óbvia, mas a verdade é que muitas empresas economizam na manutenção e depois se arrependem com o tamanho de prejuízo! Um problema por falta de cuidado, pode gerar inúmeras despesas para a empresa, principalmente se forem do setor de produção. Esteja atento à situação física das máquinas.
6. Comunicação visual
Outra sugestão é economizar no design gráfico, com sites de concorrência criativa, como o We Do Logos, onde você desenvolve toda comunicação visual da sua empresa (logotipo, cartão de visita, papelaria, etc.) gastando bem menos do que normalmente gastaria. Confira este case de um de nossos clientes, o Point do Macarrão e veja como reduziram custos na empresa desenvolvendo sua identidade visual via online. Assista: Vídeo CASE – Point do Macarrão.
Veja aqui opções de criação de logos e cartões de visita desenvolvidos por nossos designers para a empresa Livas, de consultoria. Foram 41 opções enviadas por 10 designers, com muita variedade e criatividade a disposição do cliente.
É assim que trabalhamos na We Do Logos, sempre com muita qualidade para sua empresa escolher o melhor, seja para um nome de marca, folder ou layout de site.