O Instagram é a rede social do momento. Em 2017 bateu a marca de 800 milhões de usuários (cerca de 32% de toda internet está lá!). Observando rapidamente esses dados fica claro que ter um perfil comercial no Instagram é imprescindível para sua empresa. Pensando nisso, separei essas dicas de ouro para ter um perfil de sucesso para vender Instagram.
Dedique tempo
É importante que você separe um tempo para cuidar do seu Instagram. Comece com planejamentos semanais ou mensais. Assim fica mais fácil de saber quais estratégias estão sendo ou não efetivas. Principalmente para analisar dados. Você precisará dedicar um tempo para entender o comportamento dos seus usuários e traçar estratégias para ampliar resultados.
Comprador ideal
Estude seu mercado, conheça seus concorrentes, seu público e com base nisso, crie sua Persona. Persona é seu cliente ideal, a pessoa que com certeza compraria seu produto. Ao começar a criá-la, dê nome, idade, gênero, hobbies, média salarial, família etc. Quanto mais dados você acrescentar à sua persona mais bem direcionada será a sua comunicação. Essa parte é importante, pois todo conteúdo produzido por você será pensado para essa persona. Isso aumenta sua taxa de interação com seu público alvo.
Não use seu perfil pessoal
Separe o perfil da sua empresa do seu perfil pessoal. Imagine que seu cliente está pesquisando sua marca. Ele abre o perfil da sua empresa e vê uma foto sua no shopping ou na praia. Isso tira o foco do cliente que é conhecer a sua empresa ou produto. Caso queira fazer postagens que não falem diretamente da sua marca, use os Stories.
Ao começar a configurar o perfil da sua marca, habilite o modelo de conta comercial. Nele estão disponíveis dados imprescindíveis. Use-os para medir a eficácia das estratégias que você for executando para vender no Instagram. É possível saber o gênero que predomina nos seus seguidores e porcentagem de seguidores por localização. Além disso, o horário que seu público engaja melhor com suas publicações, faixa etária, entre outros. Esses dados também aparecem na ferramenta de Stories. Ter um bom perfil no Instagram aumenta a credibilidade da sua empresa!
Ofereça conteúdos de qualidade
Para vender no Instagram, um conteúdo de qualidade faz toda a diferença! Com o tanto de informação recebida todos os dias, nosso cérebro acaba “ignorando” informações irrelevantes. Por isso, crie conteúdos inovadores e utilize imagens de alta qualidade. Quanto ao visual do seu perfil, crie uma identidade visual baseada nas cores da sua empresa ou tenha um perfil organizado por padrões ou paletas de cores. Não existe um modelo que atraia mais seguidores. Mas é muito importante que, ao olhar seu perfil, seu cliente não fique confuso com publicações sem sentido e sem nenhuma relação com o que você faz. Preocupe-se com a mensagem que você deseja que a sua marca transmita. Evite postar imagens que contenham muito texto, as pessoas tendem a ignorar esse tipo de publicação.
Frequência de publicações
Não existe uma frequência ideal de postagens diárias, mas é recomendável não postar muitas vezes por dia. Isso enfada seus seguidores e resulta em unfollows indesejados. Para descobrir qual melhor horário para postagens, verifique na ferramenta Insights qual horário seu público engaja melhor com seu perfil.
Amplie o seu alcance
A utilização de hashtags é importante porque facilita que as pessoas encontrem seu perfil por determinado tema. Postar com hashtag já é importante pois aumenta em até 13% o engajamento da publicação! Além disso, desde que foi liberada a opção de seguir hashtags, sua publicação aparece para muito mais pessoas que estão interessadas no conteúdo a qual sua postagem se refere. Evite usar hashtags muito populares para que seu conteúdo não se perca dentro de milhares e crie uma personalizada para sua marca.
Em 2018 os algorítmos do Instagram mudaram e já não adianta mais colocar 30 hashtags para aumentar o alcance. Com as mudanças, são lidas apenas 5 tags. Sendo assim, procure utilizar palavras mais específicas e “nichadas”. Evite termos muito abrangentes que aumentam o alcance mas tem baixo engajamento e, consequentemente, menos potencial de geração de negócio.
Aproveite o potencial dos Stories
Poste conteúdos atrativos nos Stories. Criada em 2016, a ferramenta de stories se tornou uma das funções mais importantes do Instagram. Lá é possível postar conteúdos que somem após 24 horas. A forma que o público interage nesse espaço é um pouco mais “íntima”, pois é necessário apenas um clique para a visualização da história. Aproveite esse espaço para estreitar o relacionamento com seus seguidores, poste sobre o dia a dia da sua empresa, converse com seu público, crie promoções exclusivas, enquetes…
Quanto mais você mostrar do seu dia a dia, mais o seu público irá interagir com seu perfil. As pessoas gostam de sentir que fazem parte da sua empresa! As publicações duram 5 segundos para foto e 15 segundos para vídeos, tornando imprescindível que seu conteúdo tenha boa qualidade e seja impactante. A ferramenta de Stories é indispensável para criar proximidade com seu público, engajar seu perfil e fazer sua marca ser referência entre as outras. Por isso, lembre de marcar a localização, fazer parcerias com outras marcas ou digital influencers, incluir hashtags e abusar da criatividade.
O poder da atração
Um perfil com grande número de seguidores passa credibilidade sobre sua marca, mostrando que muitas pessoas conhecem seu produto ou empresa. Então, atraia seguidores que sejam relevantes para o seu negócio e sempre interaja com eles. Uma ótima forma de segmentar é através de: perfis de inspiração (os seguidores daquele perfil vão gostar da sua empresa), hashtags e localização. Quanto mais segmentado seu público for, maior a taxa de conversão de novos seguidores e, consequentemente, vendas.
Instagram Ads
O Instagram passou por mudanças na forma de exibir seu conteúdo para seus seguidores. O número de pessoas que recebe suas publicações no feed de forma orgânica diminuiu. Para evitar ter um alcance baixo com quem já te segue e te ajudar a alcançar novos seguidores, existe a ferramenta Instagram Ads. Com ela você pode escolher o objetivo da campanha, para onde direcionar os leads gerados, anunciar uma promoção, obter seguidores com segmentos específicos, entre outras funções. Fique atento quando configurar seus anúncios para sua conta não ser tirada do ar por propaganda enganosa, por exemplo. Os termos da ferramenta são bem rígidos. Estude bastante para evitar a suspensão da sua conta. É possível criar anúncios dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, campanhas em conjunto com sua página e Stories patrocinados. Defina bem o objetivo do seu anúncio, pois a taxa de conversão tende a ser muito alta!
Instagram Shop
Pesquisar determinado produto ou empresa no Instagram tem se tornado hábito do consumidor antes de realizar qualquer compra. Pensando nisso, foi lançado o Instagram Shop. O novo recurso permite anunciar produtos com direcionamento para seu e-commerce ou loja do Facebook. A ferramenta também disponibiliza o botão comprar dentro do perfil e a precificação de produtos, diminuindo dúvidas frequentes dentro da sua conta. Toda configuração é feita dentro da sua página no Facebook.
Conclusão
Com essas dicas, é certo que sua loja terá um destaque sobre as outras. Porém, não existe uma receita em que tudo dê certo dentro do seu perfil. É perfeitamente normal que estratégias não surtam o efeito desejado. Você deve utilizar o que deu errado como base para criar estratégias mais eficazes. E lembre-se que cada perfil e segmento tem seu tempo de resposta. É necessário ter paciência para colher os frutos de sua dedicação. Invista em seu e-commerce e utilize o Instagram para tornar sua marca referência na mente do seu consumidor. Seja visto, seja lembrado!
Dica extra
Já pensou em ganhar seguidores reais e interessados no seu conteúdo?
A Socialrocket é uma plataforma de engajamento e automação para Instagram! Com
ela é possível segmentar o público de interesse por perfis de inspiração
ou concorrentes, localização, segmento e hashtags, agendar postagens, criar campanhas de
directs para todos seus seguidores e gerenciar comentários dentro da plataforma.
Este artigo foi produzido pela Laís de Leon, integrante do time dos sonhos da Socialrocket! S2