Em uma época em que toda empresa precisa estar presente na internet, existem mais segredos entre o “www” e o “.com.br” do que pode imaginar nossa vã filosofia. Isso porque, conhecido como domínio do site, o endereço de uma página na web não é apenas o caminho para que os visitantes possam encontrá-lo na rede, mas também uma ferramenta capaz de colocar a sua empresa na frente de outras nos resultados de buscas de sites como o Google — e ainda passar uma boa imagem daquilo que é o seu serviço ou produto.
Mas como obter tantos resultados com um simples nome? Como escolher aquele domínio que pode trazer os melhores resultados? É Isso que vamos aprender neste post. Confira!
O domínio deve representar a sua empresa na web
Antes de começar, é bom entendermos que existem dois caminhos a serem seguidos na hora de escolher o domínio do seu site: aquele de quem já tem uma empresa com um nome definido e de quem ainda não tem. E quais as diferenças entre eles?
Bem, quem já tem uma empresa com nome registrado terá menos opções de escolhas do que aquela pessoa que ainda não tem — e se você ainda não sabe quanto custa esse registro, basta dar uma olhada no nosso post sobre quanto custa registrar uma marca. E isso já é uma grande diferença por aqui. Pense que aquela pessoa que ainda está para escolher o nome do seu negócio pode optar por um que tenha mais buscas na web e uma melhor otimização dentro dos sites de busca.
Portanto, para quem ainda não tem um nome definido para a empresa ou projeto, uma boa dica é dar uma olhada nos termos mais pesquisados na web dentro do Google Keyword Planner, uma ferramenta do próprio Google que mostra o volume de buscas feitos mensalmente atrás de um determinado termo. Isso pode servir para dar um norte de como as pessoas mais procuram pelo seu tipo de produto ou serviço na web.
Precisa ainda criar um nome para o seu negócio?
Já quem tem uma empresa com nome definido, deve primeiramente saber se já existe alguma outra com o mesmo domínio na internet. Algo que pode ser feito rapidamente com uma busca no Registro de marca, um aplicativo que mostra todos os domínios já registrados no Brasil.
Caso não tenha ninguém usando o nome da sua empresa, basta fazer o registro online e voilà! Mas se outra companhia estiver usando o domínio que você gostaria de ter, uma maneira interessante de contornar o problema é acrescentar informações sobre o seu produto ou serviço dentro do nome. Por exemplo: se você tem uma agência de publicidade, coloque um “comunicação” antes ou depois do nome; já para um pub, use essa palavra no meio do endereço. Ou seja: mostre qual é o seu produto logo no endereço da web. Mas não se esqueça de prestar atenção no uso de hifens na hora de registrar seu domínio.
Veja mais para entender melhor sobre registro de marca:
Motivos para usar ou não usar hífen no nome
Às vezes, muitas pessoas optam por usar hifens para registrar seus sites quando já existem empresas usando o seu nome na web (como www.meu-site.com.br), mas isso nem sempre é uma boa ideia.
Apesar dos sites de busca encontrarem melhor os nomes separados por hífen, esses endereços costumam ficar mais difíceis de serem decorados e até digitados (principalmente em celulares).
Portanto, só use os hifens se for preciso 1 no máximo no link e se já existir alguma outra empresa, do mesmo ramo que a sua, com o domínio parecido.
Escolha a extensão correta para o seu domínio
Além de escolher o nome ideal para o seu projeto na web, é importante encontrar a extensão que melhor combine com ele. Isso porque, diferente do que muita gente pensa, não existem apenas as extensões “.com” ou “.com.br” para os sites.
Aqui no país, as mais utilizadas na internet são:
COM.BR – para atividades comerciais;
ORG.BR – para instituições não governamentais sem fins lucrativos;
ADV.BR – advogados;
IND.BR – indústrias;
ART.BR – artes: música, pintura, folclore;
ENG.BR – engenheiros;
INF.BR – para meios de informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc.);
TUR.BR – para empresas da área de turismo;
TV.BR – para empresas de radiodifusão de sons e imagens;
SRV.BR – para empresas prestadoras de serviços.
Além desses, ainda existem os considerados genéricos:
ECO.BR – para atividades com foco ambiental;
EMP.BR – para pequenas e microempresas;
NET.BR – para atividades comerciais.
E aqueles endereçados a pessoas físicas, como:
BLOG.BR – para blogs;
FLOG.BR – para fotologs;
NOM.BR – para pessoas físicas;
VLOG.BR – para videologs;
WIKI.BR – para páginas do tipo “wiki”.
Lembre-se de que, além de poder usar alguma dessas opções para registrar o domínio da sua empresa, é possível também usá-las para registrar um outro domínio, secundário, voltado para a otimização do seu site nas ferramentas de busca. Tema que vamos abordar a seguir.
Compre domínios que possam ajudar na otimização do seu site
Comprado o melhor domínio para o seu site, outra dica importante é procurar por outros que possam ajudar a indexar ainda mais a sua página dentro do Google. Veja só como:
Vamos supor que você tenha uma loja de informática em São Paulo. Além de comprar o domínio com o nome da loja, é possível registrar também alguns domínios como www.amelhorlojadeinformaticadesaopaulo.com.br ou www.informaticaemsp.com.br. Em resumo: nomes que falem do seu produto e que liguem também esse endereço ao seu site original.
Essa costuma ser uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar os resultados de um endereço nas buscas do Google.
Além de servir como porta de entrada das pessoas para a sua página na web, o domínio do site, como você viu por aqui, é extremamente importante para indexar o seu conteúdo na internet e para diferenciar a sua empresa de outras do mercado. Portanto, planeje e pense bem no nome que vai figurar entre o “www” e o “.com.br”.
Curtiu o nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma sugestão sobre o tema? Então deixe a sua pergunta ou comentário aqui mesmo no post! Caso ainda não tenha o nome do seu negócio, procura pela We Do Logos.
Lá são dezenas de redatores te enviando nomes para analisar e escolher o ideal para sua empresa. Além de não ter limites para o número de nomes a receber (a menos que você estipule), os redatores já te apresentam com o domínio. Assim fica mais fácil escolher o nome, já que está pensando na sua presença online também. Acesse a We Do Logos e conheça as vantagens!