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Economizando tempo com automação comercial

Quando pensamos em automação comercial, é muito provável que venha à cabeça a estrutura de uma loja com seu ponto de venda e, especialmente, todo o software envolvido no processo de automatizar certas rotinas para essas empresas. Mas a grande verdade é que esse cenário é apenas um de um universo de possibilidades que o termo abrange – de uma forma simplificada, automação comercial consiste em transformar tarefas manuais e repetitivas em processos automáticos.

Levando esse conceito para o cenário de empresas, cada automação feita consiste em inúmeros benefícios diretos, como redução de custos, garantia de qualidade e, o foco desse post, economia de tempo.


Economia vs. investimento

É fácil entender o real porquê da economia de tempo por trás de uma automação comercial: o que antes era feito por um humano, agora, pode ser feito por uma ferramenta na metade (ou menos) do tempo. Mas o grande problema por trás disso é que, muitas vezes, o software que te economizará 30 minutos por dia precisa ser desenvolvido – e, possivelmente, não será barato.

A notícia boa é que contratar uma empresa para desenvolver essa solução durante 3 meses já não é a única forma de fazer isso. A Pluga, por exemplo, tem uma série de automatizações prontas, e o seu único trabalho é, de fato, “plugar” uma ferramenta na outra.

Abaixo, listo algumas automatizações possíveis:


Notificar seus clientes sobre um pagamento aprovado ou recusado

Imagine que seu cliente quer pagar uma fatura sua (você possivelmente quer isso também), mas por alguma razão, não deu certo. Em vez de você enviar um e-mail (sabe-se lá quando o cliente vai ver) ou o seu financeiro ter que ligar para o cliente, você pode enviar um SMS no mesmo instante. E você também pode enviar um SMS com um agradecimento ou uma instrução para quando o pagamento for aprovado. E tudo isso pode ser feito se você usar o PagSeguro, PayPal, Pagar.me, Moip, Iugu ou, até mesmo, Mercado Pago. A Pluga faz a integração de todos eles com a TotalVoice.


Gerar uma fatura para um cliente marcado como “ganho”

Quando um negócio é marcado como ganho no seu CRM, você pode pedir para o financeiro cadastrar uma fatura para o cliente e enviar por e-mail. Ou, você pode integrar direto com algum meio de pagamento e já enviar a fatura automaticamente, sem precisar fazer nada manualmente.


Adicionar linhas em uma planilha de controle

É muito possível que a sua empresa tenha uma planilha no Google Sheets onde controla alguma parte da empresa. Em vez de ter que adicionar linhas manualmente na planilha, você pode fazer isso de uma forma automática, seja quando alguém responde um questionário seu, quando alguém realiza um pagamento ou quando o cliente é marcado como “ganho” no seu CRM.

Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fazer com uma ferramenta de automação comercial. A grande verdade é que, hoje, você possivelmente está perdendo tempo (e dinheiro) com processos manuais.

Agora, é com você: liste alguns processos que você pode automatizar em sua empresa e pare de gastar tempo com trabalho repetitivo.

Vamos economizar tempo?

Esse post foi escrito por João Selarim, CEO da TotalVoice, empreendedor apaixonado e músico nas horas vagas.

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