Ideias criativas: venda mais com embalagens personalizadas

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto e no caso das embalagens para e-commerce, independente do produto que vende ou pretenda vender através da loja virtual, o seu principal cartão de visitas e, provavelmente o único contato físico que seu consumidor terá com sua loja é a embalagem que ele recebe. Por isso, embalagens personalizadas estão ganhando cada vez mais destaques nas estratégias de vendas das empresas.

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Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções. Apesar de toda a variedade, inclusive de preços, é importante tomar o devido cuidado na hora de fazer uma embalagem ou um rótulo.
Em um mercado extremamente competitivo e com margens de lucro cada vez menores, a embalagem pode ser o grande diferencial para os seus produtos tornarem-se mais atrativos. Uma pesquisa feita pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) mostrou que, para o consumidor final, produto e embalagem são uma única coisa.                                                                                                                                                .

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Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem personalizada mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Quais as funções de embalagens personalizadas?

As embalagens personalizadas têm um papel muito maior do que apenas o de proteger. Ela pode até não ser a mais inovadora na forma, mas pode fazer muito sucesso caso tenha um rótulo criativo e visualmente agradável, como nos exemplos abaixo que mostram funcionalidade, criatividade e até patrocinam embalagem de outros produtos afim de promover o próprio produto:

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Na hora de escolher um produto o consumidor leva em consideração elementos como cor, design e funcionalidade, além da identificação que já possui com a marca. Mas entre tantos produtos similares, como fazer para destacar-se nas prateleiras e conquistar o público?

Como o consumidor costuma agregar forma e conteúdo, as marcas investem muito em atrativos visuais e embalagens personalizadas para se ressaltar e encantá-lo. Veja exemplos de mais algumas embalagens criativas que separamos para você:

18 cases de embalagens personalizadas que você precisa conhecer

1. Guactruck

Para a empresa portuguesa Guactruck, com o foco voltado aos produtos orgânicos, foi desenvolvida uma embalagem que transmitisse a atitude sustentável da marca. Usando apena papelão o projeto foi inspirado nas técnicas de origami simples, simulando o desabrochar de uma flor.

E para fortalecer a imagem ecologicamente correta da empresa esta embalagem personalizada reciclável vem acompanhada por uma bela sacada para fidelizar o público. Para cada dez embalagens retornadas, o cliente ganha uma refeição gratuita.


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Fonte: Amenidades do designer

2. Greenvana: embalagem personalizada com tutorial em filme?

O papel semente é um papel reciclável que leva sementinhas de plantas em sua produção, ele não contém componentes químicos e produz flores e diversas outras plantas ao invés de lixo. Já tem muita coisa sendo criada com esse papel como cartões, envelopes e até embalagens. Uma boa ideia para quem deseja incluir práticas sustentáveis à empresa.

Um exemplo é o sabonete Greenvana, sua embalagem é feita com o papel semente e ao ser plantado e cuidado devidamente vira cravinhos franceses.

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3. Smirnoff Caipiroska

Para lançar os sabores de Smirnoff Caipiroska, a marca criou garrafas com a textura das frutas para os consumidores terem a experiência de descascar uma bebida feita de frutas.

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4. Marca de sabão em pó

Além de ser a embalagem, a pequena maquina de lavar também é um porta sabão em pó.

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5. Manteigas especiais

A tampa da manteiga vira uma faquinha e elimina a necessidade de transportar os talheres adicionais.

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6. Macarrão

A embalagem personalizada com seis compartimento foi desenhada para ajudar a cozinhar a quantidade de espaguete de acordo com a porção.
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7. Elásticops

Embalagens personalizadas de elástico são espremidas para indicar a intensidade do elástico.
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8. Loja de sapatos

As alças da embalagem são cadarços de verdade e podem ser substituídos.

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9. Café em pó

Projeto de embalagem para café instantâneo criado pelo designer Tony Brinton.

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10. Café em pó

O Coffree é uma embalagem conceitual e multifuncional. Diferente do café solúvel embalado individualmente, que gera maior quantidade de resíduo, o Coffree ocupa menos espaço, vira copo e colherzinha para mexer o café. Além de prático não agride o meio ambiente.

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11. Geleia

Diferente e sem muita informação. A embalagem desenvolvida para promover um doce de abacaxi é uma boa inspiração pra quem está sem ideia de como criar uma embalagem para o seu produto 😉

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12. Perfume

Garrafa em formato de lâmpada para reforçar o conceito da bebida energética.

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13. Tênis Reebok

Tênis Reebok fixado na tampa da embalagem reforça a ideia da linha de calçados para escalada.

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14- Chocolate

Para o tratamento dos chocólatras pílulas de chocolate em cartelinhas.

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15- Para bananas!

Embalagem Protege a fruta durante o transporte.

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16. Leite

Embalagem de leite diferente e moderna.

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17. Pack para líquidos

Container com papel reciclável feito com 100% de recursos renováveis. Reduz os impactos ambientais em todo ciclo do produto.

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18. Detergente

Embalagem de detergente que pode atuar como um haltere. Incentiva a pratica de exercícios físicos e reduz a quantidade de lixo, já que pode ser reutilizada.

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Se sua empresa precisa de embalagem personalizada, logotipo, site e muito mais, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina. Você faz seu pedido no site, determina prazo e preço e logo recebe diversas opções de artes para pedir quantas alterações quiser.

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