Você já ouviu falar no quanto as estratégias de marketing digital podem contribuir para impulsionar a sua marca, atrair mais clientes e colocar o seu negócio como uma das referências no seu ramo de atuação?
Então, está pode ser a oportunidade perfeita para você conhecer um pouco mais sobre cada uma delas — e de que maneira elas podem funcionar em auxílio dos resultados da sua empresa e da divulgação do seu negócio.
Por isso, acompanhe, no post de hoje, as 4 estratégias de marketing digital que podem (e devem) ser implementadas no seu dia a dia, o quanto antes!
Estratégias de marketing digital que vão bombar sua empresa
Conteúdo, mídias sociais, blogs e diversas outras maneiras de usar a internet para divulgar seu negócio e atrair clientes.
Confira o posts e depois aprenda com mais detalhes, baixando mais um de nossos e-book sobre este tema, cheio de dicas que vão fazer a diferença na hora de aplicar estas estratégias.
1- Marketing de conteúdo
Sabe aquela pessoa que você acompanha, seja por uma opinião ou perspectiva de mundo que você concorda e confia? Pois então, entre as principais estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo está entre as principais, sempre tentando, como esta pessoa é para você, fazer de sua empresa uma referência para o mercado.
E sabe por quê? Porque uma produção de conteúdo qualificado, bem como uma divulgação eficiente, transformam o seu negócio em modelo no seu segmento de atuação.
Quanto maior a periodicidade, e maior o engajamento do público, mais a sua marca passa a ser seguida e, o seu negócio, mais confiável para os olhos do consumidor.
Vamos ver como fazer isso na prática?
Defina o seu público-alvo: Isso permite que você idealize conteúdos focados, exclusivamente, nas necessidades e objetivos de cada tipo de consumidor.
Defina o conteúdo: Este planejamento diz respeito às maneiras com as quais você vai dialogar com as necessidades do seu público. Para facilitar, pense como um cliente: o que você procuraria no Google, por exemplo, se estivesse em busca dos serviços ou produtos que você tem a oferecer? Comece por aí.
Crie uma plataforma para divulgar o conteúdo: Os blogs, hoje em dia, estão em alta, e muito disso por conta da sua eficácia em atrair mais clientes até a sua página.
Com um calendário editorial definido, e um amplo trabalho de divulgação inicial, você consegue atrair mais leitores ao blog, que vão compartilhar os artigos e interagir mais com o que você tem a oferecer.
2- Redes sociais
Além do blog, uma das grandes estratégias de marketing digital reside no uso que você faz das suas redes sociais, tais como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, entre outras.
Afinal de contas, poucas plataformas acomodam tantos clientes em potencial quanto as redes sociais.
O que você precisa fazer, em primeiro lugar, é saber onde o seu cliente em potencial mais se concentra. Caso seja no Facebook, priorize um conteúdo e relacionamento direcionado a ele.
Além disso, a periodicidade na divulgação de conteúdo é importante, pois é a partir deles que você interage mais com o consumidor, soluciona dúvidas e ampliando o alcance da sua marca.
Isso não significa, entretanto, que você vá abrir mão das outras redes sociais. Todas possuem peculiaridades que tornam o engajamento do consumidor ainda maior, bem como as possibilidades de usar mais de uma para explorar um conteúdo (como um post, no seu blog, divulgado no Facebook e no Twitter, por exemplo).
3- SEO (Search Engine Optiomization)
O barulho que o SEO fez, assim que começou a se popularizar, foi intenso. Mas com toda razão: afinal de contas, a partir de um conteúdo otimizado em palavras-chave que o consumidor mais busca, na internet, havia a possibilidade de colocar a sua página entre as primeiras referências.
Dessa maneira, quando dizemos conteúdo qualificado, não estamos apenas falando em um artigo interessante, mas cujo impacto seja grande nas pesquisas diárias do consumidor.
E isso vale para tudo: desde as páginas do seu site aos artigos publicados no seu blog e, até mesmo, aos links patrocinados!
Viu como é possível fazer frente à concorrência com algumas das principais estratégias de marketing digital?
Confira também: Top 9 desculpas esfarrapadas para não fazer SEO
4- E-mail marketing
Com a popularização das redes sociais, muitos começaram a sepultar os e-mails — sem perceber que estavam condenando uma das estratégias de marketing digital mais eficientes!
Em 2012, por exemplo, o e-mail marketing registrou um ROI (retorno sobre o investimento) de 4.000%! Além do fato de que existem mais de 3 bilhões de contas de e-mail ativas!
Ou seja: com uma estratégia de marketing digital calculada no perfil do seu consumidor ideal, atingindo-o da maneira mais personalizada e direcionada possível, você consegue com que eles abram o e-mail e interajam com o seu conteúdo.
Explore mais estratégias de marketing digital! Para isso, estamos disponibilizando para você um e-book repleto de dicas de marketing digital que vão fazer a diferença em seu negócio: O Guia Definitivo de Marketing para Startups. Use este link e baixe agora mesmo!
Veja também: 18 erros que matam startups e outros infográficos
Até aqui, vimos algumas das estratégias de marketing digital mais populares! Mas elas não são as únicas. Explore todas de acordo com o perfil do seu consumidor e os seus objetivos e, acredite, um investimento adequado pode ter alta taxa de retorno. Aproveite!