top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

Quando o assunto é divulgar sua loja ou empresa por meio de materiais impressos, as pessoas logo pensam em fazer um folder, flyer, folheto ou panfleto. Mas, afinal de contas, qual a diferença entre estes materiais?

Na verdade, existe sim uma diferença entre os formatos dessas peças de comunicação e a maneira de usá-las mais adequadamente em suas táticas de marketing.


Nesta postagem vamos ajudar você a se decidir se deve usar folder ou flyer, folheto ou panfleto e até combinações desses materiais em suas ações de divulgação.

E para começar, uma dúvida que aflige a muitos: o plural de folder é folderes ou folders?

Bom, em português, deveríamos escrever com acento: fôlder. Por se tratar de uma palavra de origem inglesa, a maioria das pessoas escreve sem acento e usa o plural assim: folders.

Mas o correto seria escrever em português: fôlder no singular, fôlderes no plural.

Vamos manter a grafia em inglês neste post, ok?


Diferenças entre folder, flyer, folheto e panfleto

Folder

Como dissemos, a palavra folder vem do inglês e poderia ser traduzida ao pé da letra como “dobrador”. O importante é entender que se trata de uma pasta ou material de comunicação que tem uma dobra ou várias delas e isso o diferencia dos flyers ou folhetos.

Dessa forma, folders são materiais mais consistentes, com mais conteúdo, além de serem mais resistentes, com gramatura mais adequada e acabamento melhor.

O folder é indicado para apresentar sua empresa de uma forma mais institucional ou mostrar seu portfólio de produtos ou leque de serviços de uma maneira bonita e elegante.

Um folder também pode ser criado para divulgar um produto ou serviço específico para uma ação especial de marketing em que a qualidade do material pode fazer a diferença.

Por isso, se estiver na dúvida entre criar um folder ou um flyer, tenha em mente que o folder é mais caro e mais bonito e deve ser usado com muito mais cuidado e planejamento, para um público selecionado. Os flyers, assim como folhetos, são para ações do dia a dia e ampla distribuição em grande quantidade.

Para criar folders e outros materiais de comunicação como logos, por exemplo, muitos empresários têm optado pela agilidade, qualidade e preços acessíveis da concorrência criativa. Veja este depoimento:


Flyer

Outra palavra que vem do inglês. Podemos dizer que flyer é aquele que voa, um piloto ou aviador poderia ser chamado assim. Isso se deve ao fato de que os flyers são amplamente distribuídos, para fazer o seu produto ou serviço “voar por aí”, alcançando o maior número possível de pessoas.

Normalmente têm um belo layout, material de primeira qualidade e acabamento adequado para o público que se pretende atingir.

Mas quando devo usar um flyer ou panfleto? E folder ou folheto? Calma: os flyers costumam ser um pouco mais caros e bem acabados que panfletos e folhetos e, por isso, devem ser usados em ações de marketing mais caprichadas. Veja mais sobre isso no tópico seguinte.

A We Do Logos faz e já fez milhares de flyers, panfletos ou folders para muitas empresas. E nossos designers fazem questão de fazer um excelente trabalho para serem escolhidos por você como os vencedores da concorrência criativa.

Dê uma olhada neste projeto de criação de folder para a empresa Alocama, de aluguel de móveis hospitalares, que recebeu 32 opções de folders. Confira aqui a qualidade das opções de folders enviadas por nossos designers.

Folhetos e panfletos

Folhetos e panfletos podem ser considerados sinônimos. São um material de ampla distribuição e, normalmente, de qualidade inferior ao flyer. O objetivo é que folhetos e panfletos tenham um custo menor para poderem alcançar mais pessoas em uma verdadeira distribuição em massa.

Tome sempre cuidado para não poluir as ruas com papéis distribuindo panfletos sem critério. Em muitas cidades, inclusive, é proibido distribuí-los nas ruas, principalmente em semáforos.

Combinado folder, flyer e folheto

É possível criar um enxoval de matérias que conte, por exemplo, com folder e flyer ou folder e panfleto.

Dessa forma, é possível que o vendedor, promotor ou demonstradora escolha quais dos materiais entregar aos clientes, dependendo de seu perfil. Em alguns casos se usa o folder como uma referência mais rica, um guia de apresentação do produto ou serviço, e só se entrega ao cliente o flyer ou o folheto.

Seja para fazer folders ou flyers, panfletos ou folhetos, uma das alternativas mais ágeis e econômicas é usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos. Dê uma olhada nas vantagens sobre gráficas e agência de publicidade:


Com todas estas vantagens, não tem porque não usar a maior plataforma de criação da América Latina para criar sua logomarca, folder, panfleto, banner virtual ou diversos outros materiais gráficos por um preço na medida certa. E é muito fácil conseguir o que você precisa. Depois de fazer seu pedido, escolha o prazo e quanto deseja pagar. Em poucas horas você recebe as primeiras opções de arte e já pode solicitar quantas alterações quiser. Sem falar em nosso compromisso: satisfação total ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Veja mais bons motivos para se juntar a We Do Logos:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page