Atualmente, as mídias sociais afetam todos os aspectos de um negócio – do marketing ao suporte ao cliente final. Nas mídias sociais é onde os consumidores trocam informações sobre produtos e serviços. É onde você aprende o que seus clientes gostam e desgostam. E é a maneira mais rápida de construir e obter o reconhecimento de uma marca no mercado. Então, como alimentar boas ideias para criar logotipo que incorpore o advento das mídias sociais?
Embora pequeno em tamanho, uma logo é um elemento extremamente importante, que contribui para o sucesso de qualquer campanha de mídia social. Pense nisso: seus clientes (tanto o em potencial, quanto o atual) vai conferir a sua marca diariamente.
Eles formarão uma percepção de sua empresa e essa percepção vai ficar com eles para sempre… Portanto, fique ligado nas dicas que reunimos abaixo e garanta sua marca nas mídias sociais. Antes, vamos só retomar alguns conceitos básicos que você deve levar em consideração na criação do logotipo.
Ideias para criar logotipo – O que levar em consideração
Conheça o perfil do seu consumidor
Isto é:
Onde mora?
Qual sua idade?
Esse público é masculino ou feminino? Ou a ambos?
Em quais percentagens de cada gênero?
Qual a renda?
Classe social?
Eles trabalham, estudam?
Com que trabalham ou estudam?
São casados ou solteiros?
Pense nas cores do seu logotipo
Depois de ter resolvido qual deve ser a mensagem a ser passada pela sua empresa, escolher a cor que para representá-la no logotipo se torna uma tarefa um pouco mais fácil. Com isso em mente, estude o significado de cada cor e combine aquelas que reflitam melhor o espírito da sua marca.
Se precisar de uma ajudinha, veja só alguns significados conhecidos sobre algumas delas:
Vermelho: paixão, perigo, energia.
Amarelo: luz, calor, otimismo.
Laranja: alegria, sucesso, vitalidade.
Verde: saúde, liberdade, esperança.
Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade.
Preto: elegância, formalidade, força.
Seja versátil
Muitos se perguntam como criar uma logomarca versátil. A resposta é simples: Ser versátil significa que pode ser aplicado com variedade e ser funcional. Por isso o indicado é que seja em vetor, que permite que seja redimensionado em qualquer tamanho, sem perder a qualidade.
Para saber se seu logo é versátil pergunte se pode ser impresso em uma cor, do tamanho de um selo postal e de um outdoor ou em cores invertidas (branco com fundo preto e preto com fundo branco).
Pense: quanto mais cores o logo tiver, mais caro será imprimir. Então, avalie o que é melhor para o seu negócio e como você pretende aplicá-lo, assim evitará futuras dores de cabeça.
Agora que você entendeu melhor algumas dias para criar logotipo, que tal ver como adaptar isso para suas campanhas? Tão importante quanto a criação do logo é a divulgação dele. É como as pessoas terão acesso a sua marca. E toda a adaptação para a mídia digital é extremamente relevante.
Pesquisas mostram que o usuário presta atenção ao seu conteúdo apenas nos 4 primeiros segundos. Ou seja, você tem apenas 4 segundos para provar algo ou gerar curiosidade. Agora imagina que você está gastando uma grana de marketing e possui um logo extremamente mal aplicado? A primeira impressão do seu usuário vai ser péssima e certamente ele terá um receio inicial com sua marca. Dessa forma, confere abaixo todas as ideias para criar um logotipo mais social e ter sua marca fixada na mente das pessoas!
Ideias para criar logotipo – Como adaptar para as redes sociais
1. Fique atento às suas dimensões
A maioria dos sites de mídia social (Facebook, Orkut, Twitter, blogs) vai exigir que você encaixe sua logo em uma forma quadrada (ou quase quadrada), em forma de miniatura. Seu logotipo não precisa ser um quadrado perfeito, mas deve ter a capacidade de ser facilmente convertido para um. É melhor fazer uso de todo o espaço que você tem, para que seu logotipo não seja comprimido ou reduzido para caber no pequeno espaço.
2. Seja consistente
Com uma estratégia de mídia social eficaz, a sua logo será vista em uma variedade de sites. Por esta razão, é melhor manter o design da sua logo consistente em todos os sites. Isso também é útil no caso de um site exigir que você recorte ou ajuste a sua imagem – você quer uma logo que tenha a mesma aparência, independentemente do que é feito com ela.
3. Pense no símbolo e na fonte de maneira separada
Ao projetar uma logomarca, certifique-se o seu texto e os gráficos são elementos separados. Isso também vai ajudar no caso de uma conversão de tamanho ou dimensão. De fato, algumas empresas utilizam uma única letra ou símbolo em redes sociais para facilitar o seu uso, sem perder identidade (ex. a logo reduzida do Google).
4. Simplicidade importa
Se você tem uma logo complexa, corre o risco de alguns dos elementos não serem reconhecido quando a figura for redimensionada. Por esta razão, evite linhas longas e finas, e elementos gráficos detalhados.
5. Limite suas cores e sombras
Um logotipo que usa 2-3 cores irá funcionar melhor em um sites de mídia social repleto de informação, como o Facebook, por exemplo. É importante se destacar, mas sem destoar demais do layout padrão da mídia social. Lembre-se também de criar um padrão de cores onde seu logo pode ser usado. Ex: ele pode ser aplicado sempre em fundo azul, mas nunca em amarelo. Pode ser usado na cor branca, mas não na preta etc. Importante saber onde e como usar seu logotipo para que ele nunca deixa uma impressão ruim no usuário.
Esperamos que essas dicas e ideias para criar logotipos te ajude a construir logos mais sólidos e versáteis em um meio de tantas mudanças e inovações, como o online. Se sua empresa precisa criar uma logomarca online, conte conosco.
Se você possuir outras dicas, por favor, deixe o seu comentário abaixo. Até a próxima! 😉
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