Você acha que é complicado ter boas ideias para logos? Um logotipo é a principal peça de um Manual de Identidade por apresentar sua empresa em uma única imagem. Além disso, é a ligação visual mais forte do cliente com a mensagem que você quer transmitir. Portante, é muito relevante ter ideias para logos consistentes e bem estudadas. Em casa contrário, com uma criação genérica ou dispersiva, você agregará à sua marca os mesmos valores dispersos e genéricos, portanto esse trabalho merece atenção máxima e esforço intensivo para conseguir toda a atenção que merece.
O mais importante é representar o que diferencia seu negócio. Dessa forma, é uma regra evitar cópias e símbolos que não direcionam o público até seu produto. Cada trabalho é novo e diferente do outro e o que fica bem para um pode ser completamente dispensável em outro. Acima de tudo, tenha em mente o que você quer dizer antes de começar.
Confira abaixo as nossas dicas de logos e ideias que represente sua empresa:
Confira também: 12 logotipos mais criativos para te inspirar
Ideias para logos: 5 dicas para conquistar seu público
1. Pesquise para desenvolver boas ideias de logos
Uma ideia na cabeça e uma mouse na mão não são suficientes. Para que um conceito seja efetivo, você precisará do maior número de informações possíveis sobre o que vai criar. Comece pela empresa: entenda o que é e qual a dimensão do seu trabalho; conheça seu público-alvo; pense no que ela espera atingir com o logotipo e quais são os planos para o futuro do negócio. O logotipo precisa ser fiel ao perfil que essa pesquisa desenvolveu.
Feito isso, busque pelos concorrentes e observe que tipo de linguagem eles utilizam. Isso contribui para que a marca consiga ser facilmente ligada ao nicho que pertence. Com esses dados, sua cabeça vai estar muito mais cheia de ideias do que quando o trabalho começou.
Dica de logos: Escreva e rabisque todas as ideias para o logo, não jogando nenhum rascunho fora. Compreender a linha de raciocínio que te levou ao produto final tornará a defesa do seu conceito impecável.
2. Você não quer uma cor: você precisa de uma
Um dos maiores erros na hora de ter uma ideia para logos é iniciar o projeto com uma cor definida na cabeça. Cores têm significados e efeitos psicológicos que podem conotar a imagem para o bem ou para o mal. Outro clichê é utilizar cores gritantes para chamar atenção. Intenção raramente efetiva, funciona apenas para quebrar a harmonia da composição. Também nunca caia no erro ou tentação de usar uma cor que seja da sua preferência para representar sua empresa. Veja estudos, analise o seu mercado e segmento e leve isso em consideração. Se a cor for semelhante ao seu gosto, ótimo! Caso não seja é hora de desapegar e seguir em frente!
Dica de logos: Reduzir a paleta também é importante para que os tons escolhidos tenham uma ligação mais forte com o nome da empresa.
3. Características básicas do logotipo efetivo
Desenhos simples são mais fáceis de serem assimilados e memorizados, sabendo que “simples” não é sinônimo de “comum”. Assim como para as cores, tentar chamar atenção pelo número de elementos pode influenciar na harmonia e caracterizar poluição visual. Você pode prever algumas mídias e formatos onde logotipo será utilizado, mas nunca todos. Para ter um logotipo efetivo você precisa ter um estudo de cores, público alvo e muita interação com o designer.
Dica de logos: Eles precisam ser versáteis, sendo utilizáveis em diversos tamanhos e cores, e atemporais, para que não se tornem obsoletos na próxima estação.
4. Possibilidades da tipografia
A escolha da tipografia pode ser a parcela mais complexa do processo de criação e concepção de uma ideia para logos. A mudança de uma fonte com serifa para uma fonte sem serifa já mostra uma grande diferença. A primeira, mais clássica e parecendo mais rebuscada, possui melhor legibilidade em mídias impressas. As opções sem serifa são melhor inseridas em conceitos mais modernos. Famílias muito famosas tornam a marca genérica e podem criar ligações indesejáveis. Aqui também é interessante analisar seu público alvo. Você não pode ter uma tipografia extremamente moderna e “enfeitada” se sua empresa atende um público super sério.
Dica de logos: Sempre que possível, a melhor ideia é criar tipografias originais em logotipos que serão utilizados em larga escala.
5. Concluindo depois da finalização
Você concluiu sua ideia para o logo e agora é a hora de testar todas as possibilidades de seu logotipo. Funciona na vertical e na horizontal? É possível diminuir ainda mais o número de cores e elementos? O desenho final continua fiel ao conceito original e à proposta da empresa? Com que cores de fundo ele pode ser utilizado? Lembre de sempre pedir o arquivo vetorizado. Um arquivo em vetor significa que ele pode ser aplicado em um adesivo de notebook e também em um outdoor sem perder a qualidade. Ou seja, ele pode ser aplicado em vários tamanhos.
Dica de logos: Uma vez que você acredite ter terminado o trabalho, o melhor a se fazer é testar mais um pouco sua ideia para logotipo para conferir se não existem erros ou opções melhores.
Conheça também a história do restaurante carioca que usou a We Do Logos para criar logo e identidade visual e hoje é um sucesso: Vídeo Case – Point do Macarrão.
E este é apenas um exemplo de criação de logotipos pela We Do Logos. Confira este projeto em que 16 de nossos designers enviaram 54 ideias de logotipos para uma rádio web.
Inspire-se nessas ideias para logos antigos que se reinventaram
O logotipo, como já sabemos, é um dos elementos que mais ajuda o consumidor a reconhecer e memorizar uma marca, pois ele é capaz de representá-la em um pequeno símbolo, que deve estar presente em todas as peças de comunicação e produtos da empresa.
Quando falamos sobre como ter uma ideia para logo, vemos entre as dicas que, além de um design simples e criativo, o símbolo que representa a empresa deve fugir dos modismos. O motivo para isso é que quando uma tendência fica ultrapassada, sua ideia para logotipo pode ficar para trás junto com ela. Daí a importância de criar algo que faça com que seu logotipo seja atemporal.
No universo das grandes marcas, ao longo das décadas, muitas delas mantiveram a essência de seus símbolos, afinal, se o logotipo é o que ajuda os consumidores a reconheceram a marca, não há motivos para mudanças drásticas.
Recentemente, o site 24/7 Wall St publicou uma lista com 10 logotipos antigos do mercado americano. Confira abaixo.
Deere
Usado desde de 1876, o logotipo permaneceu inalterado por muitos anos. Já no século XX, pequenas mudanças trocaram o nome da companhia na parte superior da imagem para a inferior e substituíram o preto pela combinação de verde e amarelo.
Coca-Cola
Quando o farmacêutico John Pemberton começou a vender a Coca-Cola, em 1886, a empresa já havia adotado o seu famoso logotipo com a tipografia cursiva. Desde então, os ajustes foram mínimos, como a mudança de cor do preto e branco para vermelho e branco.
Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson foi fundada em 1886 por Robert Wood Johnson e seus dois irmãos para fazer curativos cirúrgicos. A companhia se tornou uma das maiores empresas de saúde do mundo e seu logotipo foi criado a partir da assinatura do irmão do fundador, James Wood Johnson, e sofreu pouquíssimas alterações até os nossos dias.
Union Pacific
A empresa é uma das maiores do setor ferroviário dos EUA e usa um escudo como logotipo desde 1887. As cores da bandeira americana foram inseridas no ano seguinte. No início do século XX, o logotipo foi reformulado e perdeu as cores, porém, uma nova alteração trouxe de volta seus tons antigos.
Prudential
A Prudential oferece produtos e serviços financeiros e a ideia do logo usando a imagem da “Rosa de Gibraltar” surgiu pela primeira vez num anúncio de 1896. Seu slogan dizia: “A Prudential tem a força de Gibraltar”.
A empresa foi fundada como Prudential Society em 1876 por John Dryden Fairfield, um agente de seguros.
Campbell Soup
A Campbell foi fundada em 1869 e o primeiro rótulo colocado em uma lata de sopa da marca, em 1897, era laranja e azul. As cores, posteriormente, foram alteradas para vermelho e branco, no ano de 1898, por sugestão de um funcionário da empresa.
General Eletric
O famoso logotipo foi aplicado pela primeira vez em 1900, como um monograma com as letras G e E dentro de um círculo. Atualmente, a GE é uma das marcas mais reconhecidas de todo o mundo, vendendo desde serviços financeiros até lâmpadas para motores de avião.
Goodyear
Frank Seiberling, o fundador da companhia, nomeou sua empresa em homenagem ao homem que descobriu a vulcanização, Charles Goodyear. A ideia para construir o logotipo, usado pela primeira vez em 1905, veio da estátua no escritório de Seiberling do deus romano Mercúrio, que tinha asas nos pés.
Sherwin-Williams
A empresa de produtos para construção foi fundada em 1866. No ano de 1905, a ideia do logotipo com uma lata de tinta derramando seu conteúdo na Terra foi criado por George Ford.
Ao longo do tempo, o símbolo ganhou cores e uma versão mais moderna, porém, mantendo sua essência original.
DuPont
A fabricante do produtos químicos foi fundada em 1802, no estado de Delaware como uma fabricante de pólvora, utilizando uma técnica criada pelo francês Eleuthère du Pont, um dos fundadores da companhia. Seu logotipo, no entanto, só foi apresentado um século depois, no ano de 1907.
Veja mais: Evoluções e mudanças em logos internacionais
E então, curtiu as dicas de logos? O seu logotipo também não precisa mudar constantemente ao longo dos anos, basta que ele seja criado de maneira criativa e inteligente. Se você procura serviços como criação de logotipo, cartão de visita, slogan ou nome para empresa, venha para a We Do Logos. Nossos designers estão esperando seu briefing.