Você acha que é complicado ter boas ideias para logos? Um logotipo é a principal peça de um Manual de Identidade por apresentar sua empresa em uma única imagem. Além disso, é a ligação visual mais forte do cliente com a mensagem que você quer transmitir. Portante, é muito relevante ter ideias para logos consistentes e bem estudadas. Em casa contrário, com uma criação genérica ou dispersiva, você agregará à sua marca os mesmos valores dispersos e genéricos, portanto esse trabalho merece atenção máxima e esforço intensivo para conseguir toda a atenção que merece.
O mais importante é representar o que diferencia seu negócio. Dessa forma, é uma regra evitar cópias e símbolos que não direcionam o público até seu produto. Cada trabalho é novo e diferente do outro e o que fica bem para um pode ser completamente dispensável em outro. Acima de tudo, tenha em mente o que você quer dizer antes de começar.
Confira abaixo as nossas dicas de logos e ideias que represente sua empresa:
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Ideias para logos: 5 dicas para conquistar seu público
1. Pesquise para desenvolver boas ideias de logos
Uma ideia na cabeça e uma mouse na mão não são suficientes. Para que um conceito seja efetivo, você precisará do maior número de informações possíveis sobre o que vai criar. Comece pela empresa: entenda o que é e qual a dimensão do seu trabalho; conheça seu público-alvo; pense no que ela espera atingir com o logotipo e quais são os planos para o futuro do negócio. O logotipo precisa ser fiel ao perfil que essa pesquisa desenvolveu.
Feito isso, busque pelos concorrentes e observe que tipo de linguagem eles utilizam. Isso contribui para que a marca consiga ser facilmente ligada ao nicho que pertence. Com esses dados, sua cabeça vai estar muito mais cheia de ideias do que quando o trabalho começou.
Dica de logos: Escreva e rabisque todas as ideias para o logo, não jogando nenhum rascunho fora. Compreender a linha de raciocínio que te levou ao produto final tornará a defesa do seu conceito impecável.
2. Você não quer uma cor: você precisa de uma
Um dos maiores erros na hora de ter uma ideia para logos é iniciar o projeto com uma cor definida na cabeça. Cores têm significados e efeitos psicológicos que podem conotar a imagem para o bem ou para o mal. Outro clichê é utilizar cores gritantes para chamar atenção. Intenção raramente efetiva, funciona apenas para quebrar a harmonia da composição. Também nunca caia no erro ou tentação de usar uma cor que seja da sua preferência para representar sua empresa. Veja estudos, analise o seu mercado e segmento e leve isso em consideração. Se a cor for semelhante ao seu gosto, ótimo! Caso não seja é hora de desapegar e seguir em frente!
Dica de logos: Reduzir a paleta também é importante para que os tons escolhidos tenham uma ligação mais forte com o nome da empresa.
3. Características básicas do logotipo efetivo
Desenhos simples são mais fáceis de serem assimilados e memorizados, sabendo que “simples” não é sinônimo de “comum”. Assim como para as cores, tentar chamar atenção pelo número de elementos pode influenciar na harmonia e caracterizar poluição visual. Você pode prever algumas mídias e formatos onde logotipo será utilizado, mas nunca todos. Para ter um logotipo efetivo você precisa ter um estudo de cores, público alvo e muita interação com o designer.
Dica de logos: Eles precisam ser versáteis, sendo utilizáveis em diversos tamanhos e cores, e atemporais, para que não se tornem obsoletos na próxima estação.
4. Possibilidades da tipografia
A escolha da tipografia pode ser a parcela mais complexa do processo de criação e concepção de uma ideia para logos. A mudança de uma fonte com serifa para uma fonte sem serifa já mostra uma grande diferença. A primeira, mais clássica e parecendo mais rebuscada, possui melhor legibilidade em mídias impressas. As opções sem serifa são melhor inseridas em conceitos mais modernos. Famílias muito famosas tornam a marca genérica e podem criar ligações indesejáveis. Aqui também é interessante analisar seu público alvo. Você não pode ter uma tipografia extremamente moderna e “enfeitada” se sua empresa atende um público super sério.
Dica de logos: Sempre que possível, a melhor ideia é criar tipografias originais em logotipos que serão utilizados em larga escala.
5. Concluindo depois da finalização
Você concluiu sua ideia para o logo e agora é a hora de testar todas as possibilidades de seu logotipo. Funciona na vertical e na horizontal? É possível diminuir ainda mais o número de cores e elementos? O desenho final continua fiel ao conceito original e à proposta da empresa? Com que cores de fundo ele pode ser utilizado? Lembre de sempre pedir o arquivo vetorizado. Um arquivo em vetor significa que ele pode ser aplicado em um adesivo de notebook e também em um outdoor sem perder a qualidade. Ou seja, ele pode ser aplicado em vários tamanhos.
Dica de logos: Uma vez que você acredite ter terminado o trabalho, o melhor a se fazer é testar mais um pouco sua ideia para logotipo para conferir se não existem erros ou opções melhores.
Conheça também a história do restaurante carioca que usou a We Do Logos para criar logo e identidade visual e hoje é um sucesso: Vídeo Case – Point do Macarrão.
E este é apenas um exemplo de criação de logotipos pela We Do Logos. Confira este projeto em que 16 de nossos designers enviaram 54 ideias de logotipos para uma rádio web.
Inspire-se nessas ideias para logos antigos que se reinventaram
O logotipo, como já sabemos, é um dos elementos que mais ajuda o consumidor a reconhecer e memorizar uma marca, pois ele é capaz de representá-la em um pequeno símbolo, que deve estar presente em todas as peças de comunicação e produtos da empresa.
Quando falamos sobre como ter uma ideia para logo, vemos entre as dicas que, além de um design simples e criativo, o símbolo que representa a empresa deve fugir dos modismos. O motivo para isso é que quando uma tendência fica ultrapassada, sua ideia para logotipo pode ficar para trás junto com ela. Daí a importância de criar algo que faça com que seu logotipo seja atemporal.
No universo das grandes marcas, ao longo das décadas, muitas delas mantiveram a essência de seus símbolos, afinal, se o logotipo é o que ajuda os consumidores a reconheceram a marca, não há motivos para mudanças drásticas.
Recentemente, o site 24/7 Wall St publicou uma lista com 10 logotipos antigos do mercado americano. Confira abaixo.
Deere

Usado desde de 1876, o logotipo permaneceu inalterado por muitos anos. Já no século XX, pequenas mudanças trocaram o nome da companhia na parte superior da imagem para a inferior e substituíram o preto pela combinação de verde e amarelo.
Coca-Cola

Quando o farmacêutico John Pemberton começou a vender a Coca-Cola, em 1886, a empresa já havia adotado o seu famoso logotipo com a tipografia cursiva. Desde então, os ajustes foram mínimos, como a mudança de cor do preto e branco para vermelho e branco.
Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson foi fundada em 1886 por Robert Wood Johnson e seus dois irmãos para fazer curativos cirúrgicos. A companhia se tornou uma das maiores empresas de saúde do mundo e seu logotipo foi criado a partir da assinatura do irmão do fundador, James Wood Johnson, e sofreu pouquíssimas alterações até os nossos dias.
Union Pacific

A empresa é uma das maiores do setor ferroviário dos EUA e usa um escudo como logotipo desde 1887. As cores da bandeira americana foram inseridas no ano seguinte. No início do século XX, o logotipo foi reformulado e perdeu as cores, porém, uma nova alteração trouxe de volta seus tons antigos.
Prudential

A Prudential oferece produtos e serviços financeiros e a ideia do logo usando a imagem da “Rosa de Gibraltar” surgiu pela primeira vez num anúncio de 1896. Seu slogan dizia: “A Prudential tem a força de Gibraltar”.
A empresa foi fundada como Prudential Society em 1876 por John Dryden Fairfield, um agente de seguros.
Campbell Soup

A Campbell foi fundada em 1869 e o primeiro rótulo colocado em uma lata de sopa da marca, em 1897, era laranja e azul. As cores, posteriormente, foram alteradas para vermelho e branco, no ano de 1898, por sugestão de um funcionário da empresa.
General Eletric
