Uma das principais etapas na criação de uma marca é a elaboração de sua identidade visual. Planejar essa fase com cautela é primordial para o sucesso de seu blog, pois, a partir de uma identidade bem trabalhada, os leitores poderão diferenciar sua marca de outras e se lembrarão dela assim que baterem os olhos.
Você pode dar a cara que desejar para o seu negócio, basta seguir cada passo que envolve a criação de identidade visual de blogs da maneira correta.
Confira a seguir e planeje já a sua!
O que é identidade visual?
Mais do que apenas um cartão de visita ou um simples logo, a identidade visual é o conjunto de elementos como cores, tipografia e imagens que refletem exatamente o que sua empresa representa.
Para que sua identidade seja criada de maneira eficaz, é necessário entender quais são os valores, os princípios e as práticas do seu negócio. Acrescentar sua personalidade, o jeito como você faz as coisas acontecerem, também é uma maneira de dar credibilidade e autenticidade ao seu negócio, para conquistar novos clientes e tornar sua marca um sucesso.
Confira abaixo algumas das principais finalidades da criação da identidade visual para blogs e lembre-se delas durante este processo criativo:
Consolida a imagem do blog e acrescenta valor às informações fornecidas;
Favorece a identificação com a marca e o reconhecimento da mesma;
Aperfeiçoa a comunicação e promove resultados mais satisfatórios.
Como criar uma identidade visual em 4 passos
Para facilitar o seu trabalho de criar a identidade visual de seu blog, dividimos esta tarefa em 4 passos simples e práticos de executar. Analise cada um deles com cuidado.
1- Público-alvo
O primeiro passo para criar uma identidade visual para o seu blog é definir qual o público-alvo que deseja atingir.
Esta tarefa é importante para conquistar novos consumidores e entender qual a melhor forma de atendê-los.
Ao conhecer o seu público-alvo, será possível trabalhar melhor em cima das campanhas realizadas e dos produtos e serviços ofertados, além de poder definir qual a linguagem mais apropriada para atingir o cliente.
E lembre-se: blogs são uma excelente ferramenta de marketing de relacionamento com o cliente, se usados adequadamente. Por isso, capriche em um visual que acerte em cheio o gosto do seu público!
2- Briefing
Importante em qualquer planejamento, o briefing é muito utilizado na área da publicidade para especificar itens imprescindíveis antes da execução de projetos.
O briefing é composto por um resumo com características do negócio, como visão, missão, metas, público-alvo, orçamento e quais prazos devem ser respeitados.
Estabelecendo tais dados, será possível compilar o máximo de informações possíveis para dar início a criação da identidade visual de sua empresa.
Para facilitar a produção de seu briefing, listamos algumas das principais questões que devem ser levantadas para o sucesso do projeto:
Por que criar uma identidade visual para sua empresa?
Quais são os serviços ou produtos oferecidos?
Quem são os concorrentes diretos?
Qual o diferencial de sua empresa perante as outras?
Seu público-alvo é formado por pessoas de quais faixas etárias?
Qual é o prazo para a entrega do projeto?
Qual a estimativa de gastos para o trabalho?
Veja mais: Manual de aplicação da sua Identidade Visual
3- Brainstorming
Quem nunca ouviu o ditado que diz que “duas cabeças pensam melhor que uma”? É exatamente nessa filosofia que se baseia o brainstorming.
A técnica é uma maneira de reunir pessoas de sua equipe ou amigos próximos para sugerirem o máximo de ideias possíveis para elaborar a identidade visual de seu blog.
No brainstorming, cada participante apresenta sugestões que se encaixam com a identidade da marca e que possam atingir o público da melhor maneira.
Lembre-se que todas ideias devem ser bem-vindas. É importante estar aberto para novas possibilidades que não foram pensadas anteriormente.
A partir deste encontro, o projeto de identidade visual do seu blog começará a dar os primeiros passos! Incentive seus colegas e funcionários a abrirem a mente e abusarem da criatividade!
Confira também: Quanto custa uma identidade visual?
4- Significado das cores
As cores têm um papel muito importante na criação de identidade visual para blogs. Entender um pouco o significado das principais cores é um passo essencial para começar seu projeto, já que por meio delas é possível gerar sensações e até aguçar sentimentos.
Conheça algumas delas:
Azul: tradição e confiança;
Amarelo: positividade e luz;
Verde: esperança e harmonia
Vermelho: paixão e energia;
Laranja: aconchego e alegria;
Preto: elegância e poder;
Rosa: mundo feminino;
Cinza: neutralidade e equilíbrio.
Lembre-se: optar por cores que harmonizam entre si é uma maneira de produzir um projeto mais leve e com a cara de sua marca.
Confira este case de sucesso: Rebranding: We Do Logos cria nova identidade visual do podcast Casts for Closers, da startup Meetime
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