No meio de tantas notícias a respeito de crise e incertezas políticas, é interessante perceber que, mesmo com tudo isso, existe um setor do mercado que vem conseguindo não apenas empregar milhões de trabalhadores no país, como também faturar ainda mais a cada ano. Estamos falando do mercado de tecnologia, o responsável por empregar mais de 1,3 milhão de pessoas só no Brasil (segundo alguns levantamentos). Algo que, não por acaso, tem feito com que vários empresários se arrisquem a abrir uma empresa de TI de olho nesse filão. E eles possuem algo em comum: sabem a importância de uma identidade visual para empresa de TI.
E, com tanta gente assim mirando nesse segmento, é preciso mais do que nunca se destacar na multidão, não é mesmo? E qual jeito mais fácil de fazer isso do que tendo uma boa identidade visual?
Isso mesmo! Capaz de passar uma imagem de solidez para uma empresa e ainda despertar uma boa relação entre a marca e o cliente, a identidade visual é uma excelente ferramenta que vem ganhando cada vez mais atenção pelo mercado. E não é à toa. Como você vai ver por aqui, além de ajudar a diferenciar um negócio dentre os concorrentes, essa identidade também pode ser responsável por aumentar (e muito) os lucros de uma empresa.
Quer saber como? Então confira!
Entendendo a identidade visual para empresa de TI
Não é de hoje que falamos sobre a necessidade de uma empresa ter uma boa identidade visual,tanto para bombar seu negócio quanto apresentar uma nova realidade daquele negócio. E como já dissecamos esse assunto em outros momentos, podemos apenas resumir por aqui o que deve estar presente em uma boa identidade visual:
A cultura da empresa;
O seu posicionamento no mercado;
A imagem perante o público;
Objetivos;
Foco;
Missão.
Tudo isso, claro, por meio do design, com cores, formas e fontes.
E é aí, com essa mistura de conceitos e artes, que você entende que uma identidade visual, uma marca, um logotipo, não são apenas trabalhos com um design bonito. Tudo isso representa o “espírito” do seu negócio e a forma que você deseja que o público olhe para ele. Por isso também a identidade visual pode fazer da sua empresa algo único no mercado.
Diferenciação no mercado
Em seu livro “Mídia e pânico: saturação da informação, violência e crise cultural na mídia”, a autora Malena Segura Contrera utiliza um termo bastante interessante chamado saturação informativa. Um termo que diz respeito ao excesso de informações geradas pela comunicação tanto no jornalismo quanto na publicidade. E o que isso tem a ver com identidade visual?
Muita coisa! Quando atravessamos períodos com esse tipo de saturação, principalmente a da publicidade e do marketing, ter uma marca forte e bem trabalhada por meio da identidade visual pode fazer com que ela se sobressaia no meio da grande quantidade de marcas medianas ou ruins, colocando a empresa em pé de igualdade competitiva com aquelas que tenham relevância no mercado.
Ou seja: só de ter uma boa identidade visual, sua empresa já sai de uma briga de preço — com os concorrentes menores — por uma disputa por qualidade, tanto de trabalho quanto de clientes. Algo muito mais interessante para todos os lados e que, não por acaso, como já dissemos no post sobre os logos mais famosos do mundo, é um tipo de estratégia que já vem sendo adotada por gigantes como Nike, Apple e Coca-Cola há anos.
Memorização da marca
Boas marcas não são criadas por acaso e nem baseadas em um gosto pessoal. Elas são produzidas com pesquisas de significado de cor, tipografia e, claro, de mercado. Por isso, quando essas marcas chegam nas prateleiras do supermercado, nos outdoors e sites, elas se tornam muito mais memorizáveis pelo público. Aquela imagem fica gravada na mente das pessoas.
E, se lembrada no momento em que o cliente precisa do seu produto ou serviço, tem uma importância gigantesca para o seu negócio.
Design como vantagem competitiva
Mesmo que o seu cliente não seja um expert em design, pode apostar, ele sabe quando está lidando com algo que teve um cuidado visual ou não. Se a sua empresa não passa uma ideia de que cuida bem do seu design, como aquele possível comprador pode acreditar que ela terá cuidado com o produto ou serviço?
Por isso, hoje em dia, o design é bastante importante para criar um senso de segurança na mente dos clientes, mostrando que aquela marca é confiável. Uma ideia que também pode ser responsável por gerar uma boa vantagem competitiva diante dos concorrentes.
O novo foco da tecnologia é a experiência do consumidor
Segundo um levantamento feito pela Gartner, nos próximos anos a grande batalha das empresas de TI será travada no campo de experiência do consumidor. Ou pelo menos é nisso que 89% das marcas de tecnologia da informação norte-americanas têm acreditado.
Por isso, é mais do que importante hoje em dia ter uma boa identidade visual que passe para os clientes, nos espaços físicos ou virtuais, uma boa experiência com a marca. E como fazer isso? Simples:
Utilizando cores, imagens, traços e fontes que representem a filosofia da empresa.
Sincronizando o discurso da empresa com a imagem que ela deseja passar.
Criado sites com a identidade da empresa e que, ao mesmo tempo, carreguem rapidamente e em qualquer dispositivo.
Tendo uma boa presença online em blogs e nas redes sociais.
Posicionando-se a favor dos assuntos que tenham a ver com os clientes e que estejam presentes nos valores da marca.
Resumindo: mostrando que a identidade da empresa não está apenas no papel ou nas cores, mas também em seu modo de lidar com as pessoas.
Viu só? Ter uma boa identidade visual pode fazer com que a sua empresa de TI não apenas se torne memorável como também ganhe destaque em um mercado que está cada vez mais competitivo — e isso tudo representa lucro. Portanto, não trate ela como se fosse algo de menor valor. Dê a devida importância que a identidade visual realmente merece.
Gostou do assunto aqui do post? Então aproveite para conferir outro texto aqui do blog onde falamos sobre como renovar a identidade visual como isso pode ajudar a empresa a vender ainda mais!