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Conheça as imagens de marcas famosas e seus logos

Quem não se lembra de hambúrgueres ou batatas fritas ao olhar para um “M” amarelo sobre um fundo vermelho? Eis o poder de uma arte gráfica e das imagens de marcas famosas. Essa é a prova de que uma identidade visual forte é a chave de um reconhecimento instantâneo pelo olhar de qualquer consumidor.

A partir dos 3 anos de idade, já somos capazes de saber que determinado desenho (um logo), representa um produto, é a imagem de uma marca famosa. Por volta dos 7 ou 8 anos, podemos nos lembrar ativamente dele em qualquer situação. Um logotipo é como uma assinatura da marca. Para isso ele precisa seguir um padrão visual que reforce a sua personalidade e provoque esta associação mental de imagem produto aonde quer que esteja estampado.


Nesta postagem vamos mostrar para você todo poder das imagens de marcas famosas, sua evolução e até mensagens escondidas nelas.

As imagens de marcar famosas mais conhecidas do mundo

Conheça alguns dos logos mais conhecidos do mundo e entenda porque eles são tão famosos!

Apple

Como não associar a maçã mordida a algum eletrônico moderno? Há quem diga que a fruta foi escolhida a dedo para passar a mensagem de saudável (leve, simples) e ter a letra “A” como inicial do seu nome em inglês (por ser a primeira do alfabeto, dando a impressão de estar sempre na frente das outras marcas).

A mordida trata-se de um trocadilho (“bite” em inglês, similar ao termo tecnológico “byte”), e quando foi criado, o logo era muito colorido com listras horizontais. A versão que conhecemos hoje é mais limpa, gerando a ideia de formalidade e luxo por ser monocromática.


Google

Há tanta confiança na marca que o logotipo é alterado constantemente com as datas comemorativas (os famosos “doodles”) e mesmo assim nunca passou despercebido. As letras do logo atual apresentam uma sequência de cores primárias repentinamente rompidas pelo verde da letra “l” e sua última letra “e” levemente inclinada.

O padrão quebrado representa inovação e autenticidade, a ideia de que o Google não é uma empresa igual as outras, “como manda o figurino”.

Nike

O swoosh da Nike é um logo de elite tão valioso que nem precisa de palavras para complementar sua associação. Modesto e discreto, é apresentado como um case de sucesso na defesa de que um logo simples é sim impactante e memorável, já que todo mundo consegue identificá-lo facilmente.


Coca-Cola

Ima das imagens de marcas famosas mais conhecidas do mundo, este logotipo foi criado pelo co-fundador da empresa, que acreditava que os dois Cs ficariam bonitos nas propagandas. Com o passar do tempo e o imenso trabalho de investimento em branding, muitas pessoas conseguem reconhecer o logo apenas visualizando uma parte dele. A cor vermelha, que tem papel fundamental, exerce a função de transmitir energia, emoção e intensidade, harmonizados com a letra cursiva e os loopings da fonte.


Pepsi

As cores representam intencionalmente a bandeira americana, e foi até criticado por ser muito parecido com o logotipo da campanha de Barack Obama à presidência. A Pepsi gastou cerca de US$ 1 milhão no design de sua logo atual, que apesar de ser bem semelhante a suas anteriores, foi ajustada de forma que (aparentemente) signifique muito mais.

A agência de branding contratada pela empresa apresentou um documento de 27 páginas explicando as (muitas) conotações de sua concepção. De acordo com o novo manual, o novo logotipo pode representar o campo magnético da Terra, Feng Shui, Pitágoras e até apresentou referências a Leonardo Da Vinci.


Agora que já conheceu logos famosas no mundo inteiro, entende que o reconhecimento de um grande logotipo vai muito além de uma simples ilustração de desenhos, cores e fontes. O conceito e concepção da marca interfere significativamente em sua composição!

A importância de uma marca é tão grande que foi determinante na história de sucesso de nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Em pouco tempo conseguira aumentar seu faturamento em 80%, assim que criaram logotipo, cardápios, embalagens e até a fachada do restaurante. Confira todos os detalhes desse case de sucesso:


A evolução das imagens de marcas famosas e seus logo

Apple


O primeiro logo da Apple foi desenhado por Jobs e Robert Wayne, um dos sócios da empresa na época. A imagem era a representação de Newton e a maçã. Como a imagem tinha muitos detalhes a percepção da mesma seria comprometida, principalmente nas aplicações. Então no fim dos anos 70 o designer Rob Janoff teve a missão de criar uma nova representação para a indentidade visual. O símbolo foi inovador, já que na época as empresas concorrentes como IBM e Microsoft usavam só a representação tipográfica.

Ford


Wills CH foi o designer responsável pelo desenho do logo da Ford. Engenheiro e desenhista, Wills acompanhou a empresa desde sua construção. Foi ele quem criou o emblema oval, que embora tenha sido levemente modernizado não fugiu da idéia central. O desenhista faleceu em 1940, mas o emblema ainda se mantém vivo, remete as experiências e é considerado um fio no tecido da cultura da empresa, segundo Jan Valentic, vice-presidente de marketing global da Ford. O logotipo oval de fundo azul e detalhes prateados é utilizado desde 1976.

IBM


O Logo da IBM é muito conhecido por sua letra listrada e azul, mas para chegar até essa fase o visual passou por muitas mudanças. A primeira foi em 1911, a segunda em 1924 quando a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation. No fim dos anos 40, a alteração foi para marcar as transições que a IBM vinha sofrendo. Em 1956 a reformulação foi devida troca de presidência. Já 1972, foi o ano em que o famoso o logo listrado em azul foi criado, tendo em vista simbolizar velocidade e o dinamismo da empresa na época. Se você visse a primeira versão deste logo, conseguiria identificar como uma das imagens de marcas famosas mais conhecidas do mundo?

Shell


O nome Shell surgiu pela primeira vez em 1891 como a marca do querosene que a empresa Marcus Samuel and Company enviava ao Extremo Oriente. O primeiro logo foi criado em 1901, uma concha mexilhão. Em 1904 uma concha de vieira. Já no ano de 1915, Shell Company da Califórnia construiu seus primeiros postos de combustíveis e precisava se destacar da concorrência, então optaram pela imagem com tons fortes – vermelho e amarelo, cores que acompanharam a marca ao logo dos anos.

UPS


A companhia que começou com três irmãos fazendo entregas a pé e de bicicleta só teve seu primeiro logo criado, após a fusão de sua empresa com a de um concorrente local. Desta forma surgiu o escudo com uma águia carregando um pacote. O logo foi sofrendo algumas transformações até chegar o logo atual, que foi criada por Paul Rand e levou 2 anos para ser projetado. Fonte: Inc

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Imagens de marcas famosas escondidas em logos

Nem todos os logos são exatamente o que parecem. No momento da criação de uma marca que servirá como identidade visual, muitas profissionais e empresas se inspiram de acordo com a ocasião para deixar mensagens escondidas ou até mesmo explícitas. Isso provoca uma essência curiosa em volta da marca.

Às vezes a mensagem é tão explícita, como os sinônimos e sugestões do que a marca comercializa ou até mesmo como o nome do fundador, no caso da Ford, Dell e etc. Outras são realmente muito curiosas. Confira as que trouxemos!

NBC


A empresa NBC tem um dos logos mais reconhecíveis do mundo. Porém, muitas pessoas não percebem o que se tem escondido no símbolo. Um pavão de seis penas, escondido, parecendo olhar para frente. Diz-se que as penas, na verdade, representam cada uma das seis divisões da empresa.

Zoológico de Pittsburgh


Este logo é composto com a utilização de imagens justapostas, em campos positivos e negativos. Não reparou ainda? Na primeira observação, você enxerga uma paisagem com árvores, aves e peixes mas se atente as partes brancas, que verá os perfis de um gorila e de um leão.

Coca-Cola


Talvez você já tenha ouvido falar que a fonte usada no logo da Coca Cola, é, na verdade, a caligrafia de um dos antigos donos, chamado Frank Robinson. Alguns historiadores sugerem outras teorias mas é um tanto interessante saber que uma das marcas mais famosas do mundo foi feita a mão. O nome da marca é a junção das duas plantas usadas na receita inicial do xarope: folha da coca e noz de cola.

Pepsi Cola


Já que o papo é refrigerante, a principal concorrente da Coca Cola começou a usar as cores da bandeira americana: azul, branca e vermelha, envolvendo o nome numa espécie de globo. Era uma forma de homenagem aos EUA, que acabara de ir para a guerra. Essa intenção fez tanto sucesso, que em 1950 o desenho foi incorporado ao logo oficial. Atualmente o símbolo é tão forte que é usado sem o nome.

Elettrodomestici


A logo simples e criativa foi desenvolvida pelos profissionais de criação da empresa Elettrodomestici – Home Appliances. As iniciais, “ED”, foram transformadas na própria logo formando uma tomada. O efeito segue o mesmo princípio do símbolo do zoológico que citamos acima, e de tantas outras marcas, a utilização das cores preta e branca, positivo e negativo.

Orquestra Sinfônica de Londres


Esse é bem abstrato, porém, simples. Inicialmente reconhecemos as iniciais “LSO” (de London Symphony Orchestra) mas dizem que o logo da Orquestra também representa um maestro conduzindo os músicos. Olhe de novo!

Spartan Golf Club


Esse logo exibe muita criatividade que utiliza um genial simbolismo dual. Em primeiro plano observamos um golfista mas há também escondido ou não, a imagem da cabeça com um elmo, de um soldado espartano. As duas imagens relacionam o nome do clube de golfe: Spartan.

Milwaukee Brewers


A logo desse time de beisebol também foi caprichada, falando o máximo em um espaço mínimo. Foram usadas as iniciais “MB”, de Milwaukee e Brewers que acabaram intencionalmente remetendo a uma luva de beisebol com uma bola no centro.

Chevrolet


A lenda diz que esta imagem de marca famosa do logo da Chevrolet, que remete a uma espécie de gravata borboleta, foi inspirada numa ilustração do papel de parede de um hotel de Paris onde teria se hospedado um dos fundadores da marca, Willian Durant. O empresário guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóveis que estava fundando em parceria com o piloto Louis Chevrolet. Muito curioso!

E então? O que achou dessas mensagens escondidas por trás da marca? Tem algum outro logo que você conhece e não foi mencionada acima? Conte para gente nos comentários abaixo que estamos super curiosas para saber o que elas tem a dizer…


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