É muito fácil entender o que é um mascote. Quando vamos ao supermercado e passamos pela sessão de produtos infantis, por exemplo, nos deparamos com uma multidão de personagens. O Mickey, Bob Esponja, As Meninas Super Poderosas e mais um monte de criaturinhas coloridas e sorridentes. Esses bonequinhos encantam as crianças e despertam seu interesse pelo produto. Nisto, a importância de ter um mascato para a empresa fica clara, pois eles são uma estratégia eficiente não somente para o público infantil, isto é, consiste em um recurso utilizado por empresas do mundo inteiro, para interagir com os mais diversos públicos.
O que é um mascote? Os Mascotes são verdadeiros garotos-propaganda e alguns deles marcam nossas vidas, como o peru da Sadia e os bonequinhos da M&M´s. Hoje em dia algumas marcas preferem usar personagens já consagrados, outras preferem criar os seus próprios, tais os benefícios de ter um mascote para a empresa, mas o motivo principal é o mesmo: humanizá-los e gerar, junto ao público-alvo, uma identificação direta. Eles funcionam como interlocutores entre o cliente e a marca, quase substituindo seus logos, em alguns momentos.
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A estratégia não é novidade, mas os personagens continuam com muita força no mundo da propaganda, conquistam crianças, adultos e traçam laços de fidelidade entre uma marca e seus consumidores. Muitas empresas mostram certa resistência na hora criar um mascote, mas não percebem que eles podem mudar sua relação com clientes e alavancar suas vendas.
O que é um mascote famoso, veja exemplos:
Um mascote famoso é aquele que não sai da nossa cabeça, mesmo depois de muitos anos. É por isso que muitos profissionais de marketing insistem na importância de ter um mascote para sua empresa e para o fortalecimento de sua marca!
Sadia
O franguinho de óculos de motoqueiro surgiu em 1971, logo quando a Sadia fez suas primeiras aparições na mídia. A ideia de usar uma ave como mascote da marca surgiu com a necessidade de vender o frango defumado, um produto da marca de destaque na época.
Cheetos
O mascote da Cheetos é um guepardo que usa óculos de sol e tênis. Chester Cheetah apareceu pela primeira em 1988 a título provisório, mas o sucesso foi tão grande que tornou-se símbolo oficial da marca.
Playboy
O que é um mascote de adultos? Bom, o coelhinho da Playboy é o melhor exemplo! A marca que deveria se chamar Stag Party (farra) teria como símbolo um veado fumando à espera de uma companhia feminina, porém na véspera de seu lançamento, Hugh Hefner, criador da revista, descobriu que já existia uma publicação com esse nome. Foi então que um amigo sugeriu “Playboy” nome de uma fábrica de carros falida. Após a escolha do novo nome, Hugh delegou ao desenhista e diretor de arte da revista, Arthur Paul, que criasse um novo mascote. Daí surgiu o famoso coelhinho da Playboy.
Coca-Cola
Foi a famosa marca de refrigerantes que criou a imagem do bom velhinho, provando mais uma vez a importância de ter um mascote para empresas. Até então ouvia-se histórias sobre São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau tinha o costume de ajudar pessoas pobres da cidade de Mira durante a época do Natal colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas.
Foi o ilustrador Haddon Sundblom o contratado pela empresa para desenvolver anúncios com a imagem de São Nicolau, imagem que ficou conhecida mundialmente. Um velhinho rechonchudo com barba branca e roupas vermelhas.
Os benefícios de ter um mascote para a empresa
Propagandas bem feitas para uma empresa podem gerar eternos frutos. Quem nunca se lembrou de uma empresa ou marca por ter visto algo? A associação de uma determinada marca a uma pessoa, objeto ou acontecimento, é a melhor propaganda que existe. Pois, uma vez divulgada nos meios de comunicação em massa e aceita pelo povo, a empresa será lembrada sempre que o consumidor vivenciar algo que tenha algum vínculo em relação à marca. Pensando nisso, foi criado o termo mascote. Portanto, se te perguntarem o que é um mascote, você poderia responder assim: mascote de uma empresa é algo ou alguém que é associado, propositalmente, a uma marca. A importância de ter um mascote é tão grande que esse trabalho sempre é feito pelas agências de marketing, gerando resultados incríveis. Veja a seguir quais são os benefícios de ter um mascote associado à empresa.
Alguns Mascotes criados na WeDoLogos:
A publicidade e propaganda
Em todas as áreas, o atual mercado está altamente competitivo. Um diferencial apresentado por uma empresa pode resultar em um aumento das vendas e pequenos detalhes podem resultar em grandes lucros. Pensando nisso, as empresas que desejam investir no mercado estão contratando as agências de publicidade para divulgar suas marcas e aumentarem as vendas. As empresas contratadas para realizar as propagandas das marcas continuam realizando os seus trabalhos com a mesma estratégia: criar um mascote, associá-lo a uma marca e divulgar incessantemente em vários meios de comunicação em massa .Qual o objetivo desse método de divulgação? Atingir todos os públicos, desde crianças até idoso. Conseguir fixar na mente de todos a associação entre marca e mascote. Estudos mostram que, quando uma empresa de publicidade consegue obter êxito nessa associação, os consumidores optam pela marca devido a associação feita entre qualidade, mascote e marca.
Além disso, os resultados podem ser percebidos a curto prazo, com a fama instantânea da marca, a médio prazo com novas propagandas para garantir a fixação da associação e a longo prazo, por mais que o tempo passe, aquela figura vista como mascote sempre estará associada a uma marca.
Associação da marca com o mascote
Quem nunca passou por um lugar e se lembrou de um produto? Viu uma pessoa e automaticamente a associou a uma propaganda? Contratou um serviço e se lembrou do mascote?
Essa é a principal importância de ter um mascote em sua empresa. Ser lembrado, sem necessidade de investimento em propaganda. Ter um mascote vivo na imaginação popular é ter uma propaganda automática presente na vida dos consumidores.Portanto, uma excelente dica para uma empresa que deseja ser reconhecida nacionalmente é eleger um mascote para associar a sua marca. Após essa escolha, contrate a melhor agência de publicidade e divulgue os novos slogans da empresa, junto com a imagem do mascote. Em curto prazo será possível colher os frutos desse investimento publicitário.
Está em dúvida sobre qual mascote escolher, faça uma enquete com os consumidores já fidelizados a empresa. Veja as principais opiniões sobre qual mascote tem as características da marca.
Agora que você conhece os benefícios de ter um mascote na empresa, personifique sua marca!
Com a We Do logos você pode humanizar sua marca criando um mascote e, se quiser também pode criar logo, nome para marcas e outros materiais de comunicação. Faca parte do maior site de concorrência criativa da América Latina!