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Foto do escritorWe Do Logos

A importância da identidade visual para bombar seu negócio

Você reconhece a importância da identidade visual da sua empresa? A identidade da empresa é tudo que representa a sua marca ou corporação. Isso vai desde a produção do logotipo até a criação de propagandas e sites. Por isso, é necessário ter muito cuidado na hora da criação da identidade visual da empresa e de cada um desses itens, afinal, você quer que a primeira impressão que a pessoa tenha a ter contato com sua marca seja a melhor possível.

Por isso, separamos aqui uma série de tópicos sobre a importância da identidade visual de uma empresa e sua criação. Aproveite!

A importância da identidade visual

Criação de identidade visual e logotipo


O logotipo é um verdadeiro símbolo da empresa e transmite a sua personalidade. Nela, estão embutidos valores e conceitos. É por isso que para que um logotipo seja criado com perfeição, o profissional precisa conhecer a cultura da empresa, qual imagem ela quer passar, qual a identidade da empresa, seu público-alvo, o seu posicionamento no mercado e sua missão, só assim a criação da identidade visual poderá ser feita.

É válido lembrar que o logotipo de uma empresa é algo duradouro e será a primeira ligação entre a marca e o consumidor. Por isso, deve ser bem trabalhada para que ela realmente consiga ser a identidade visual da sua empresa. Por isso, ela precisa ser ao mesmo tempo em que criativa, significativa, ao mesmo tem que bonita, expressiva.

Para que isso seja possível e bem feito, a primeira coisa é criar o manual de identidade visual. Com ele, toda importância da identidade visual ficará bem clara para todos, pois é nele, que todos os itens necessários serão colocados, anotados e normatizados, para que a identidade visual da sua empresa possa ser criada.

Veja aqui alguns exemplos de criação de logotipos e identidade visual da papelaria desenvolvidos pelos designers da We Do logos para uma loja de roupas. Foram enviadas 224 artes por 59 profissionais, garantindo uma enorme variedade de opções de escolha para o dono da loja.

Importância de uma identidade visual de qualidade profissional


  1. Destaque: uma identidade da empresa bem feita faz com que ela se destaque dentre as demais. Passe credibilidade e atraia os consumidores. Além disso, quando bem feita e com traços marcantes, a identidade visual evita que o consumidor confunda a sua marca com as demais do mesmo ramo.

  2. Profissionalismo: um material de qualidade passa profissionalismo ás pessoas, o que gera interesse e confiabilidade.

  3. Cor: a cor precisa ser bem escolhida, pois é através dela que o consumidor associa o seu produto. Um exemplo clássico: quando a qualquer um vê uma garrafa com uma silhueta vermelha já lembra da Coca-Cola, não é? O mesmo podemos falar de um M amarelo que também lembra de uma marca famosa de fast food. Além disso, a cor ajuda a padronizar franquias. Por exemplo, uma loja física vermelha já faz com que o consumidor lembre-se das rede de lojas Americanas.

Importância da criação da identidade visual

Mais que vender seus produtos, as empresas atualmente buscam o reconhecimento de suas marcas perante o público. A identidade visual das corporações deixou de ser item de segundo e passou a ter a devida importância entre os empreendedores. Muito além de um artigo de luxo, ela desperta sentimentos variados e pode alavancar uma marca.


Muitos empreendedores se perguntam como se destacar entre seus concorrentes – uma tarefa nada fácil atualmente – e a criação da identidade visual pode ser a resposta para esse questionamento. Afinal de contas, ela traz um registro para seu empreendimento. Pense no nome do seu negócio: a identidade da empresa pode ser comparada a ele em termos de importância. Os seus clientes passarão a dar mais credibilidade, além de associar a uma imagem mais profissional. O público, por muitas vezes, é atraído pelo visual e acaba se fidelizando por outros motivos, mas o primeiro desejo vem pelo o olhar.

Primeiramente a empresa deve estar com seus conceitos bem definidos. Sua identidade partirá desse conceito. Cor ideal, formas ideais, imagens entre outros elementos devem ser minuciosamente pesquisados e trabalhados para que possíveis erros futuros sejam eliminados.

Outra grande importância da identidade visual é que ele é altamente eficaz no meio digital. É impossível negar que a internet revolucionou a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes e os benefícios que ela traz as corporações. Trabalhar sua imagem nesse meio significa dar uniformidade e organização ao seu site, a sua página de Facebook e para as diversas ferramentas digitais utilizadas por seu negócio. Do simples cartão de visitas, banners, folders, e todo o material gráfico também está incluso. Todos terão uma única identidade.

Sua empresa ganhará personalidade e estará pronta para ganhar engajamento e posicionamento. Valores que são difíceis de serem conquistados, porém quando atingidos geram resultados inimagináveis.


Quais são as vantagens de ter uma boa identidade visual na empresa?

Empresas que trabalham estes aspectos são facilmente lembradas pelos consumidores na hora da compra. Não é coincidência que grandes empresas investem orçamento pesado nesse setor, afinal eles já experimentam colher os “louros” dessa estratégia.

Nunca é tarde para começar a investir na identidade visual da sua empresa. Entretanto, os resultados de investir na aplicação da sua marca não vem da noite para o dia, mas sim de uma prática constante que deve ser diariamente encorajada no meio profissional. Por isso, é interessante investir em um setor voltado para essas práticas. Designers e agências também podem te ajudar nessa tarefa. Busque orientações, faça experimentos, reinvente sempre, busque boas referências e inspirações. Essa área está em constante mutação e deve ser acompanhada de perto. Faça pesquisas, principalmente do seu público alvo, eles têm informações valiosas e certamente te ajudarão.

A importância da identidade visual da empresa fica cada dia mais evidente. Afinal, é a identidade da empresa ajuda a disseminar a cultura do seu negócio, faz ele ganhar força e atrai mais clientes. E não pense que um ou outro seguimento não se enquadram nas empresas que precisam dessa ferramenta, todo o seguimento pode e deve investir numa identidade visual bem consolidada.

Veja a seguir um exemplo de recriação de identidade visual de uma famosas empresa.

Close Up reformula identidade da empresa e apresenta um “novo look”

O creme dental Close Up é a mais recente marca que decidiu reformular sua identidade visual e exibir um novo look, mais moderno e condizente com seu público, em 2013.

A Close Up foi o primeiro gel dental a unir as propriedades de limpeza de um creme com os benefícios de um enxaguante bucal. A marca chegou ao Brasil em 1971 com o slogan “O creme dental para aproximar sorrisos”, em alusão nome Close Up, que trata-se de um movimento de câmera que aproxima o objeto.

Porém, em nossos dias, a imagem da Close Up ficou envelhecida. Os slogans, que traziam o discurso do “estar perto” ou “aproximar-se”, estimulando o clima de “pegação”, perderam o impacto e precisavam de uma repaginada.


Posto, logo existo

Neste ano, a Close Up reformula identidade visual e, além disso, junto com a mudança, lança a campanha “Posto, logo existo” como uma forma descontraída de mostrar ao consumidor sua nova cara.

A veiculação se deu através do canal da empresa no YouTube. Nos vídeos, vemos uma série de personagens com atitudes típicas dos usuários das redes sociais. Cada personagem ganhou um vídeo de 30 segundos e apareceu representando aqueles amigos que ainda não aprenderam a se comportar no Facebook, como a menina que posta fotos no espelho a todo momento, a que só fala através de indiretas ou aquela que marca os colegas nas fotos mais inapropriadas.

  1. Confira também  este case de criação de identidade visual desenvolvido pela We Do Logos totalmente online para um restaurante carioca: CASE de sucesso Point do Macarrão.

A importância da identidade visual da sua empresa é evidente na formação de uma marca forte e consequentemente, que seja valorizada pelo consumidor. É por isso, que ela deve ser produzida por uma pessoa que entenda e que saiba compreender toda a essência da marca e criar a sua identidade. Por esse motivo cada vez mais empresários estão usando a We Do Logos para criação de logomarcas, embalagens, mascotes, folders e muitos outros materiais de comunicação com ótima qualidade e excelente custo.

Invista na  identidade visual da sua empresa, cadastre-se na We Do Logos!


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