top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Guia: tudo para fazer uma excelente impressão de folder

Impressão de folder envolve uma série de providências. Evidentemente a primeira será criar a arte desse folder, textos e imagens diagramadas de forma harmônicas e que atraia seu público.

Mas esse é só o início da história. Depois do layout pronto e aprovado, é preciso produzir o folder, mandar imprimir em uma gráfica. E os detalhes para impressão de folder não são poucos, envolvem cores, tamanho e gramatura de papéis, qualidade das imagens e muitos outros pontos. Mas é claro que sem um design de primeira, todos esses cuidados não vão garantir a efetividade de seu folder.


Para que você saiba exatamente como providenciar a impressão de um folder, detalhamos uma série de dicas que podem fazer toda diferença na hora de ver seu folder impresso com qualidade de imagens e acabamentos.

Impressão de folder: 6 dicas que você precisa seguir

1- Sangria

Não, não é uma bebida espanhola. Sangria é uma faixa que se deixa “sangrar” além da margem de impressão de uma peça para que na hora de cortar (refilar) o papel, não apareçam espaços brancos próximos do final da página.

É importante que a arte final no arquivo enviado para a gráfica conte com esta margem de proteção.

2- Tamanho do papel

Existem algumas mediadas padronizadas de papel que facilitam muito as impressões quando se quer ganhar em agilidade e mesmo em preço. É claro que você pode imprimir do tamanho que quiser (não até infinito, evidentemente…).

Estes tamanhos começam no A0 (A Zero), que é o maior, com 118,9 x 84,1 cm (mais de um metro!), seguido do A1, A2, A4 e assim por diante, sempre sendo o tamanho seguinte a metade do anterior.

A proporção entre os lados é a chamada “Proporção Aurea”, considerada uma relação harmônica e a mais bela de todas, inspirada na natureza.

Veja a seguir as demais medidas áureas e repare que a altura de uma, corresponde sempre ao lado da próxima:

  1. A1: 841 x 594 cm

  2. A2: 594 x 420 mm

  3. A3: 420 x 297 mm

  4. A4: 297 x 210 mm (um dos mais usados!)

  5. A5: 210 x 148 mm

3- Gramatura e tipo do papel

O papel mais usado na impressão de folder é o couché fosco. Alguns preferem o couché com brilho, mas ele dá um ar menos sofisticado e elegante que o fosco.

Quanto à gramatura do papel, ela deve garantir uma certa rigidez, evitando que o folder se amasse com facilidade, tornando-o mais resistente. A gramatura recomendada é de pelo menos 150 mg/m2.

4- Classificação das cores

Existem 3 classificações de cores mais usadas:

  1. CMYK

  2. Pantone

  3. RGB

CMYK

A classificação CMYK, também chamada de cromia, vem do nome das cores segundo este critério: Cian (Azul), Magenta (Um rosa pink), Yellow (Amarelo) e Black, do qual usa-se a letra final K e simboliza o Preto. Por este método cada uma das cores é representada por uma porcentagem, formando uma mistura que dará origem a cor desejada.

Pantone

Neste caso, cada cor é representada por uma sigla (números e letras) de uma escala de cores reconhecida mundialmente. O Pantone é mais usado para cores especiais.

RGB

O RGB usa a mistura das luzes que formam as cores, e não os pigmentos, como no CMYK. Portanto as cores que formam a sigla RGB são Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul). É mais usada para arquivos que serão empregados em mídia digital.

5- Tipografia

É preciso ter muito cuidado para escolher fontes tipográficas em tamanhos que sejam legíveis. Menos que o tamanho 8 costuma ser muito difícil de ler. Além disso, deve-se ter atenção com a cor do fundo por trás das letras, que deve ter contraste suficiente para a letra não sumir em meio a cor ou a imagem de fundo.

6- Imagens em alta resolução

Dependendo muito do tamanho da peça, podemos dizer que para folders 300 dpi são suficientes. Dpi significa Dots Per Inch, em inglês: pontos por polegada.

Saber produzir matérias de comunicação de qualidade é importantíssimo para qualquer empresa. Um exemplo disso foram excelentes resultados conseguidos por nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão que redefiniu toda sua identidade visual com a We Do Logos, criando logotipo, uniformes, cardápio, capa de Facebook e até fachada de loja. Em pouco tempo os proprietários notaram uma aumento de 80% em suas vendas, além de receberem até uma proposta de transformar seu negócio em uma franquia!

Confira o depoimento dos sócios e conheça mais detalhes desta história de sucesso:


E se você quiser ver mais exemplos de clientes satisfeitos com as artes criadas para impressão de folder, dê uma olhada nestes folders desenvolvidos por nossos designers para a empresa Delta Contabilidade. Foram enviadas 16 opções de folders por 10 de nossos profissionais.


Se você pretende imprimir um folder para sua empresa, aproveite todo talento dos quase 80 mil designers da maior plataforma de criação da América Latina.


Seja para criar a arte de um folder, cartões de visita, papelaria ou mesmo de um site por um preço bastante atraente, conte com a We Do Logos. Depois de fazer seu pedido, você escolhe o prazo e quanto quer pagar. Rapidamente, em poucas horas, você já começa a receber as primeiras opções de arte e pode pedir quantas alterações desejar. E se você não gostar de nenhuma? Temos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Conheça mais da We Do Logos:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page