Guia: tudo para fazer uma excelente impressão de folder

Impressão de folder envolve uma série de providências. Evidentemente a primeira será criar a arte desse folder, textos e imagens diagramadas de forma harmônicas e que atraia seu público.

Mas esse é só o início da história. Depois do layout pronto e aprovado, é preciso produzir o folder, mandar imprimir em uma gráfica. E os detalhes para impressão de folder não são poucos, envolvem cores, tamanho e gramatura de papéis, qualidade das imagens e muitos outros pontos. Mas é claro que sem um design de primeira, todos esses cuidados não vão garantir a efetividade de seu folder.

eBook-2015-11-06-Marca-forte-ajuda-a-vender-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Veja também: Dicas para criação, impressão e distribuição de flyers

Para que você saiba exatamente como providenciar a impressão de um folder, detalhamos uma série de dicas que podem fazer toda diferença na hora de ver seu folder impresso com qualidade de imagens e acabamentos.

Impressão de folder: 6 dicas que você precisa seguir

1- Sangria

Não, não é uma bebida espanhola. Sangria é uma faixa que se deixa “sangrar” além da margem de impressão de uma peça para que na hora de cortar (refilar) o papel, não apareçam espaços brancos próximos do final da página.

É importante que a arte final no arquivo enviado para a gráfica conte com esta margem de proteção.

2- Tamanho do papel

Existem algumas mediadas padronizadas de papel que facilitam muito as impressões quando se quer ganhar em agilidade e mesmo em preço. É claro que você pode imprimir do tamanho que quiser (não até infinito, evidentemente…).

Estes tamanhos começam no A0 (A Zero), que é o maior, com 118,9 x 84,1 cm (mais de um metro!), seguido do A1, A2, A4 e assim por diante, sempre sendo o tamanho seguinte a metade do anterior.

A proporção entre os lados é a chamada “Proporção Aurea”, considerada uma relação harmônica e a mais bela de todas, inspirada na natureza.

Veja a seguir as demais medidas áureas e repare que a altura de uma, corresponde sempre ao lado da próxima:

  • A1: 841 x 594 cm
  • A2: 594 x 420 mm
  • A3: 420 x 297 mm
  • A4: 297 x 210 mm (um dos mais usados!)
  • A5: 210 x 148 mm

3- Gramatura e tipo do papel

O papel mais usado na impressão de folder é o couché fosco. Alguns preferem o couché com brilho, mas ele dá um ar menos sofisticado e elegante que o fosco.

Quanto à gramatura do papel, ela deve garantir uma certa rigidez, evitando que o folder se amasse com facilidade, tornando-o mais resistente. A gramatura recomendada é de pelo menos 150 mg/m2.

Saiba mais: Papel para folder: escolha o melhor para obter resultados

4- Classificação das cores

Existem 3 classificações de cores mais usadas:

  • CMYK
  • Pantone
  • RGB

CMYK

A classificação CMYK, também chamada de cromia, vem do nome das cores segundo este critério: Cian (Azul), Magenta (Um rosa pink), Yellow (Amarelo) e Black, do qual usa-se a letra final K e simboliza o Preto. Por este método cada uma das cores é representada por uma porcentagem, formando uma mistura que dará origem a cor desejada.

Pantone

Neste caso, cada cor é representada por uma sigla (números e letras) de uma escala de cores reconhecida mundialmente. O Pantone é mais usado para cores especiais.

RGB

O RGB usa a mistura das luzes que formam as cores, e não os pigmentos, como no CMYK. Portanto as cores que formam a sigla RGB são Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul). É mais usada para arquivos que serão empregados em mídia digital.

5- Tipografia

É preciso ter muito cuidado para escolher fontes tipográficas em tamanhos que sejam legíveis. Menos que o tamanho 8 costuma ser muito difícil de ler. Além disso, deve-se ter atenção com a cor do fundo por trás das letras, que deve ter contraste suficiente para a letra não sumir em meio a cor ou a imagem de fundo.

6- Imagens em alta resolução

Dependendo muito do tamanho da peça, podemos dizer que para folders 300 dpi são suficientes. Dpi significa Dots Per Inch, em inglês: pontos por polegada.

DICA: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

Saber produzir matérias de comunicação de qualidade é importantíssimo para qualquer empresa. Um exemplo disso foram excelentes resultados conseguidos por nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão que redefiniu toda sua identidade visual com a We Do Logos, criando logotipo, uniformes, cardápio, capa de Facebook e até fachada de loja. Em pouco tempo os proprietários notaram uma aumento de 80% em suas vendas, além de receberem até uma proposta de transformar seu negócio em uma franquia!

Confira o depoimento dos sócios e conheça mais detalhes desta história de sucesso:

Veja mais: Por que você precisa investir em folders criativos para o seu negócio?

E se você quiser ver mais exemplos de clientes satisfeitos com as artes criadas para impressão de folder, dê uma olhada nestes folders desenvolvidos por nossos designers para a empresa Delta Contabilidade. Foram enviadas 16 opções de folders por 10 de nossos profissionais.

Confira aqui os folders criados neste projeto.

CTA-Blog2016-600x200px-flyer-consultor (1)

Se você pretende imprimir um folder para sua empresa, aproveite todo talento dos quase 80 mil designers da maior plataforma de criação da América Latina.

Designers-WDL

Seja para criar a arte de um folder, cartões de visita, papelaria ou mesmo de um site por um preço bastante atraente, conte com a We Do Logos. Depois de fazer seu pedido, você escolhe o prazo e quanto quer pagar. Rapidamente, em poucas horas, você já começa a receber as primeiras opções de arte e pode pedir quantas alterações desejar. E se você não gostar de nenhuma? Temos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Conheça mais da We Do Logos:

We Do Logos