Porque você deve investir em design!
Não é apenas uma questão de visual bonito, pois investir em design é investir em criar uma marca memorável com uma identidade visual encantadora para que assim a sua empresa tenha destaque no mercado e seja facilmente reconhecida pelo consumidor.
Intro
Você consegue reconhecer um Iphone sem ver a maçãzinha da Apple? Ou uma lata de Coca Cola antes mesmo de ver a logo?
Se a resposta é sim, você já sabe como o design é importante para produtos e também para as marcas.
Investir em design profissional para sua marca é fundamental para que sua empresa possa ser reconhecida e ganhar destaque junto aos seus concorrentes, principalmente quando ela ainda não está consolidada.
Mas para você entender melhor, vamos explicar tudo sobre os impactos dos design para as marcas e como construir uma identidade visual que seja realmente icônica e bonita, até porque, sua marca merece ser bem vista aos olhos dos consumidores.
O que é design?
O conceito de design pode ser aplicado em vários contextos e setores, e via de regra tem a ver com o visual e as formas de um produto, edificação, peça de vestuário, arquitetura e muito mais.
A primeira observação de design que podemos notar está na própria natureza, onde vemos formas e conteúdos que tem uma harmonia de componentes para resultar num visual impactante.
Por isso, o design é algo inerente ao nosso mundo e pode ser visto tanto em proporções nas paisagens naturais, quanto aqueles feitos por profissionais que pegam o mesmo conceito para criar uma peça visualmente impactante.
No nosso artigo, vamos abordar especificamente o design gráfico, que é o que utilizamos na We Do Logos para criar logomarcas, identidades visuais, websites e tudo mais que sua empresa merece para ter uma estética nas suas peças que encanta os consumidores.
Como o investir em design pode impactar o seu negócio?
“Porque apostar em design se meu negócio está indo bem?” Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem, principalmente quando estão iniciando, e acabam priorizando outros setores.
No entanto, sem investir em design profissional, a sua empresa será só mais uma em meio aos concorrentes e o que vai chamar a atenção do consumidor são outras características como preço, por exemplo.
Um design profissional vai criar uma marca de excelência que automaticamente traz muita credibilidade para sua atuação e só aí já vale a pena.
A melhor maneira de investir em design é procurar um profissional experiente ou uma empresa reconhecida no mercado, afinal, você estará criando uma identidade visual que vai durar por anos e será como as pessoas e o mercado vão reconhecer a sua empresa.
Busque sempre por referências, e mais do que isso, veja os portfólios desses profissionais para entender se o trabalho que apresentam tem a ver com a sua atuação e poderá de fato expressar o que sua marca tem a dizer.
Outra coisa, aposte nas empresas profissionais que tenham cases de sucesso para apresentar, pois isso é o atestado de qualidade delas e é o que vai ser determinante para sua decisão.
Por que investir em design para mídias sociais?
O maior motivo para investir em design para mídias sociais é justamente porque a ampla maioria dos consumidores estão nelas, diariamente.
Até pouco tempo atrás, você só tinha como opção de mídia a TV, o rádio e o jornal como as maiores e para anunciar, você tinha que ter um planejamento gigante de horário e tipo de programa para que sua mensagem chegasse ao público alvo.
Hoje, as pessoas estão o dia inteiro com seus celulares em mãos, e um anúncio nas redes sociais poderá atingir o seu público a qualquer hora do dia, pois mesmo em horário de expediente é comum que as pessoas olhem o celular por várias vezes.
E para ser eficiente nas redes sociais, é imprescindível que o seu design seja profissional para que salte aos olhos, pois ele estará competindo com várias outras postagens que dividem a atenção do usuário.
Existe um profissional de design específico para as redes sociais que é o Social Media que atua diretamente na criação de peças gráficas voltadas para performar bem nas redes.
A linguagem dos textos, as cores e imagens utilizadas são planejadas para pegar carona no que faz sucesso nas redes sociais e não apenas isso, o bom Social Media sabe que cada rede precisa de um design diferente para ser mais eficiente.
Como um bom design pode melhorar as vendas
Steve Jobs fundador da Apple é referência quando o assunto é design de produtos dizia a seguinte frase: “Design é função e não forma.”
Essa frase célebre se tornou icônica no meio do design, principalmente atualmente em que as empresas estão absorvendo conceitos de UI (interface do usuário) e UX (experiência do usuário), o design tem um propósito muito além do seu impacto estético de outrora.
E sim, o bom design pode funcionar para levar o consumidor até o momento da compra, mas isso dentro de um planejamento e uma construção de marca que seja coesa e que tenha algum impacto, pois é preciso que sua identidade visual seja memorável.
Separamos algumas dicas para você considerar na hora de criar um design para sua marca e ter de fato um visual impactante:
Destaque da marca
Não necessariamente a marca precisa ser super diferente para que tenha destaque, isso é visto no exemplo que demos algumas vezes aqui que é a Apple, pois a maçã mordida é algo incrivelmente simples.
Mas o destaque vem em como a empresa aplica a marca em suas comunicações e seus produtos que sempre tem um toque de inovação que chama a atenção.
Desde as máquinas translúcidas e coloridas dos Macintosh, até as 3 câmeras traseiras do novo Iphone, a Apple sempre conseguiu destacar a sua marca, mesmo que sua logo seja simples.
Então, na hora de criar sua marca, vá em busca de algo que permita que você aplique de várias formas e que possa ser atemporal, ou seja, funcionar bem com o passar dos anos.
Muitas marcas atualmente tem mudado as suas logomarcas, pois quando as criaram não existia um mercado digital e agora precisam se adequar para que a logo funcione nas redes sociais.
Por isso, a nossa dica é criar uma marca de destaque, simples o bastante para você utilizar em vários cenários, mas para isso, é preciso ter a ajuda de profissionais do design para realmente criar uma marca icônica.
Marketing mais objetivo e certeiro
O seu consumidor precisa entender na primeira olhada do que se trata os seus anúncios, e para isso acontecer o design tem que ser profissional, porque existem técnicas para que isso seja atingido.
Entendemos que essa questão do design pode parecer intuitiva e realmente muitas marcas começaram a construir sua identidade visual por conta e isso pode ter dado certo por algum tempo, mas para realmente crescer e se consolidade no mercado, você precisa de um marketing mais assertivo.
Se você olhar o marketing das grandes empresas, vai notar que que geralmente tem poucos componentes e uma clareza maior na mensagem pois não querem dar margem para confundir o consumidor.
Importante ressaltar que em cada mídia você poderá explorar técnicas diferentes, como em vídeo por exemplo, você pode mesclar técnicas de design e fotografia para criar propagandas espetaculares.
Mais resultados com marketing digital
Para o marketing digital, investir em design é fundamental. Na verdade, não existem ações no marketing digital que sejam realmente eficientes e não possuam um design minimamente atrativo.
Dentro do marketing off-line e online tem várias ferramentas que você pode utilizar, e para cada uma delas terá a necessidade de técnicas específicas do design para ter resultados.
E-mails marketing, por exemplo, são feitos com uma estrutura voltada para fazer com que o leitor seja guiado até uma ação no final, que pode ser de compra ou assinatura de algum conteúdo específico.
Nas redes sociais, é necessário investir num design que conheça um pouco da cultura das redes e esteja atualizado com as tendências, podendo incorporar memes às peças gráficas, usar frases famosas e aproveitar de hashtags que estão em ascensão, então, um social media é o profissional certo para cuidar das redes sociais.
Por fim vamos falar dos websites que ainda são ferramentas importantes para que uma marca seja bem sucedida na internet, pois trata-se do seu espaço, onde o controle total é seu.
Nessa área, existe o profissional específico que é o web designer, responsável por criar um site com visual impactante, mas que também incorpore conceitos de experiência do usuário, pois nesse caso específico o design tem uma função que é fazer o possível cliente chegar mais próximo da decisão de adquirir o produto ou serviço ali exposto.
Melhora o produto gráfico
Quando você investe em design profissional você começa a melhorar tudo em volta do produto, inclusive os próprios itens em si.
A ideia é que o visual mais profissional vai trazer uma credibilidade muito maior para sua empresa, principalmente atuando na internet, pois muitos consumidores têm certa relutância em confiar em uma empresa que conheceram pela internet.
E a primeira coisa que seus possíveis consumidores terão para julgar a sua empresa na internet é o visual, então ter um bom design ajuda melhorar toda a identidade visual e a qualidade gráfica das suas peças publicitárias.
Desenvolvimento da identidade visual
Identidade visual é como sua empresa será reconhecida para além da logo, então, quando você não tem uma bem definida, isso pode gerar confusão na mente do cliente.
Por exemplo, se alguém entra no seu site e encontra uma forma de comunicar mais despojada com cores vibrantes e fotos lindas, mas ao entrar nas suas redes sociais encontra um visual diferente, com cores sóbrias e comunicação mais série, isso mostra que não há um padrão e isso atenta contra a credibilidade que você está tentando construir.
Desenvolva uma identidade visual concisa e coerente em todas as redes sociais e comunicações off-line da sua empresa, e com isso, você terá um design único e marcante para destacar sua empresa no mercado.
O que está em alta no design?
A área do design é muito dinâmica, e principalmente depois do crescimento da internet a coisa vem acelerando ainda mais, então tem que estar muito atento para não ficar para trás nas tendências.
Para 2022, o que temos observado são grandes tendências em 3D pensando no advento do metaverso, então temos visto grandes marcas apostando em mascotes 3D como as Casas Bahia, Havaianas e Magalu.
Já as logomarcas tem ido na contramão, então temos visto muitas marcas simplificando as suas logos como a KIA, a Renault e o Ponto Frio (que agora é só Ponto), tudo pensando em variar as aplicações no mundo online.
Por fim, outra tendência que tem chamado muito a atenção é o gradiente suave que traz uma aparência etérea para a comunicação, com bastante suavidade no visual e até certa elegância nas peças gráficas.
Quando for investir em design, óbvio que você vai querer um profissional que esteja atualizado com as tendências, por isso aqui na We Do Logos trabalhamos com um time de vários designers para que você receba opções distintas mas respeitando muito o briefing coletado.
Nossa metodologia é a de concorrência criativa, assim podemos entregar amostras dos nossos designs em tempo recorde para que você já tenha uma noção da qualidade do nosso trabalho.
Decidido a investir em design? Que tal começar com a logo perfeita para sua empresa? A We do Logos é perfeita para te ajudar!
Conclusão: investir em Design
Finalizando, investir em design é investir em competitividade e crescimento para sua empresa, e por mais que não pareça uma prioridade num primeiro momento, é só uma marca icônica que vai fazer com que seu negócio tenha longevidade do mercado.
Conheça as peças da We Do Logos e vem investir em design com quem realmente sabe fazer.