Já passou da hora de os gestores entenderem que um pouco do orçamento do negócio deve obrigatoriamente ser usado para investir em marketing. Os profissionais de marketing são aqueles responsáveis pelo contato da sua empresa com o mercado, ou seja, essenciais para entender seu público consumidor e apontar as direções de crescimento do seu negócio. Investir em marketing, portanto, é lucrativo e te ajuda a se diferenciar dos concorrentes e ganhar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.
O marketing precisa ser o uma parte importante da sua estratégia e, para isso, ele deve estar em constante evolução no dia a dia de sua empresa e em todas as decisões administrativas. E não se engane: esse processo não vai abocanhar uma fatia tão gorda do seu orçamento. Veja neste artigo como investir em marketing com poucos recursos!
Comece a divulgar sua empresa
O setor de marketing é o responsável por colocar o nome da sua marca na boca dos clientes, mas, para isso, precisa de um bom departamento de design, noções de estratégias de posicionamento e entendimento completo do seu negócio.
Uma presença online é fundamental para colocar seu negócio entre os primeiros e pode ser uma ótima saída para quem precisa começar a investir em marketing com um orçamento mais enxuto. É possível posicionar sua empresa entre as primeiras sem gastar milhares de reais com publicidade, apenas por meio de um trabalho de Inbound Marketing.
Essa técnica se baseia na produção e divulgação de conteúdo relevante para atrair o seu público-alvo naturalmente, em vez de dispensar muito dinheiro em anúncios. Assim, você não paga para que as pessoas vejam que sua empresa existe e ainda oferece a elas um motivo para querer conhecer melhor o seu trabalho, produtos e serviços.
Preocupe-se com sua marca
O design da sua marca deve impressionar, sendo o mais adequado às necessidades de seu produto ou serviço. Uma boa marca gera credibilidade e transmite os valores de sua empresa, atraindo a confiança de clientes e investidores. Quando sua identidade é forte e bem estruturada, ela captura a atenção das pessoas de longe e não permite que seu negócio seja confundido jamais. Profissionalismo precisa fazer parte da maneira como sua empresa se relaciona com o mundo e uma marca incrível é essencial.
Investir na identidade visual de sua empresa é fundamental na constituição de uma marca forte, o que vai ser a base para que, na hora de investir em marketing, sua empresa não jogue dinheiro fora.
Não deixe para investir em marketing tarde demais
Se sua empresa está começando a investir em marketing, é preciso que essa estratégia esteja aliada a uma boa avaliação dos esforços de comunicação atual. Pode ser preciso estudar novamente o logotipo e a identidade visual da empresa para fazer um reposicionamento de marca — se for preciso, claro — e é preciso que haja foco na geração de soluções. Uma nova identidade pode ser a diferença que faltava para seu negócio ser um sucesso!
Saiba mais porque sua empresa deve investir em design!
Marketing é investimento essencial no seu negócio, não devendo ser diminuído ou cortado em tempos de crise, pelo contrário. Esse departamento é o responsável por trazer novos negócios à sua empresa e, em tempos de crise, ela vai precisar deles mais do que nunca. É hora de intensificar o investimento e parar de ver o marketing como uma área de apoio.
O departamento de marketing é também responsável pela geração de novos leads e conversão de clientes. Por isso, investir em marketing é decisivo. A maneira como sua empresa se posiciona afeta os resultados que ela consegue no mercado.
Fuja de equipes que se preocupam apenas com métricas e estratégias, mas entregam poucos resultados no longo prazo. Defina entregas claras e moldadas ao seu negócio junto ao time de marketing e reavalie a maneira como realiza o atendimento a clientes.
Invista no relacionamento com os clientes
Investir em relacionamento mantém as portas abertas para fidelizar os clientes que sua empresa já tem. Trabalhar da maneira certa esse relacionamento com os clientes pode colocar sua empresa em uma posição de referência.
É o que acontece com as organizações que conseguem otimizar seus processos, automatizando fluxos de comunicação e geração de leads e focando no que realmente importa quando o assunto é relacionamento com o cliente: ouvir suas opiniões.
Tente gerar uma estratégia inovadora
Uma equipe de marketing competente é capaz de responder às necessidades de mercado independentemente de quais sejam. Inovar é essencial e até um investimento pequeno em marketing nessa área pode ser a diferença.
Use a internet a seu favor e aproveite as ferramentas e possibilidades que ela oferece para tornarem o relacionamento da sua empresa com o mercado mais simples. Produza conteúdo para suas redes sociais, mantenha o site da empresa atualizado e veja como o retorno é positivo!
Pare de gastar apenas em links patrocinados
Pare de pensar apenas em links patrocinados e comece a pensar em conteúdo especializado. Torne-se disponível e fácil de encontrar pelo Google e melhore o trabalho de SEO nas suas páginas corporativas com ações orgânicas, estudando as respostas da sua audiência caso a caso.
Coloque sua empresa no mapa (literalmente) e mantenha as informações de contato atualizadas para que qualquer um possa encontrar seus serviços com rapidez.
Crie conteúdo interessante
Associe o conteúdo produzido às áreas de interesse das pessoas que você precisa atingir. Preocupe-se menos em atrair milhares de visitantes para o seu site e mais em atrair visitantes qualificados. Investir em marketing significa alcançar as pessoas que precisam daquilo que você oferece.
Ofereça algo em troca para esse público. Crie material e conhecimento em sua área e adquira autoridade no mercado.
Adquira clientes gastando menos
Mesmo que nem todos os visitantes se tornem clientes, a melhora nos resultados quando há um investimento em marketing bem feito é perceptível. Você conseguirá reduzir o custo de aquisição de clientes melhorando os processos que sua empresa usa para captá-los.
Saber onde procurar é o primeiro passo e investir em marketing deve estar nos planos de sua empresa, independentemente do orçamento disponível para fazer essa estratégia sair do papel.
Quer saber como o Inbound Marketing pode melhorar o custo-benefício na sua aquisição de clientes e entender melhor por que investir em marketing é fundamental? Leia nosso guia definitivo de marketing para startups!
Case de Sucesso: Veja como a We Do Logos aumentou o tráfego depois que apostou no Inbound Marketing!
E agora que você viu as dicas acima e entendeu o quanto é importante investir em design para ter todos os resultados esperados, que tal começar pela marca da sua empresa? Com a We Do Logos você recebe propostas de artes de dezenas de profissionais, todos à disposição para criar uma Logo, Cartão, Embalagem, Folder e muito mais que sua empresa precisa.
Caso não goste de nenhuma proposta apresentada você recebe seu dinheiro de volta! Acesse a We Do Logos e conheça todas as vantagens!