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Exemplo de landing page: above the fold e headline matadores

Um bom exemplo de landing page é aquela em que, ao bater o olho na tela, sem precisar descer a página, aparece tudo de importante que você quer transmitir. Montar todos os elementos que precisam estar de forma harmônica, esteticamente atraente e com engajamento eficiente é uma verdadeira arte.

Isso é o que chamamos de elementos “above the fold”.

Normalmente uma landing page se destina a divulgação de algum serviço ou produto e tem o objetivo de realizar algum tipo de “conversão”, isto é, uma ação específica que deve ser praticada por quem acessou a página. Isso pode ser um clique em um botão, o cadastramento de informações ou mesmo uma compra.

Por isso, é de suma importância que todas as informações mais importantes sobre o produto ou serviço estejam nesse espaço inicial de interação com o consumidor e de preferência este impacto inicial deve se dar de forma bastante efetiva e engajadora.

Deve levar à ação, instigando o usuário a saber mais e se interessar pelo que está sendo apresentado.

Quer conhecer mais sobre esses elementos e descobrir como começar bem uma landing page assim que ela abrir na tela?

Confira algumas práticas importantes que você deve imprimir em seu trabalho, além de alguns exemplos de landing pages.

Criando headlines e elementos “above the fold”

A primeira providencia a tomar para que você tenha noção do espaço disponível para sua criação é definir que resolução de tela ideal irá usar.

Para isso é preciso descobrir as preferências do seu usuário típico ou, ao menos, aquela mais usada pelos usuários em geral.

Segundo dados de agosto de 2015 coletados no site StatCounter, a resolução mais usada no mundo, por mais de 27% dos usuários é de 1366 X 768, já a resolução 1920 X 1080 é preferida por quase 12% das pessoas.

O ideal, se você tiver acesso ao Google Analytics, é usar esta ferramenta no site relacionado a ação da landing page que está criando e conseguir dados específicos dos usuários para obter gráficos como estes:



Definindo os elementos “above the fold”

Agora que você já sabe o tamanho disponível, precisa definir o que colocar nesse espaço e para conseguir criar uma arte que se torne um bom exemplo de landing page, é preciso empregar alguns elementos que chamem atenção do público, passem as informações de forma completa, deem credibilidade a estas informações e que levem a ação desejada.

Normalmente, estes são alguns dos elementos mais comuns que consta na área “above the fold”:

  1. Headline explicativa

  2. Subtítulo com mais detalhe

  3. Formulário para coletar dados

  4. Call to Action

  5. Depoimentos

  6. Vídeo curto

Vamos tratar sobre todos esses elementos com mais detalhes em outros artigos, por isso, neste momento vamos apenas explicar um pouco mais sobre cada um deles para você entender melhor.

Headline

A chamada principal precisa conter uma explicação sucinta e direta do produto ou serviço ofertado.

Subtítulo

Logo abaixo da headline você pode colocar uma frase um pouco maior para explicar melhor do que se trata aquela oferta apresentada ao público.

Pequeno Formulário

Aqui se usa um formulário para capturar o e-mail e outras informações que sejam interessantes para a empresa manter em seu banco de dados e poder voltar a contatar o cliente em ações comerciais futuras. Evite excesso de campos, pode espantar o cliente.

Call to Action

Também chamado de CTA, trata-se de um texto instigante e sedutor junto a um botão que leva a ação desejada, seja comprar, assistir a um vídeo, preencher um formulário maior e etc.

Repercussão na mídia

Caso haja alguma matéria ou reportagem de fontes confiáveis e que deem respaldo a empresa, podem ser colocados links para essas notícias

Depoimentos

Da mesma forma, depoimentos em texto, com fotos ou gravados podem ajudar nos argumentos de venda do produto ou serviço.

Vídeo explicativo

Um vídeo curto, com no máximo 2 minutos, pode ser usado também para explicar melhor ou ensinar a usar, dependendo do caso.

O que você tem que levar em conta neste momento é que não é obrigatório que todos eles estejam na área “above the fold”. Lembre-se da resolução da tela escolhida e os objetivos da ação. Um layout atraente e sem excesso de informação é tão importante quanto a presença ou não desses elementos. Escolha apenas o necessário.

Um pouco mais sobre headlines


Este elemento é obrigatório para qualquer bom exemplo de landing page que você possa imaginar. Ele tem o objetivo de situar o usuário de forma precisa, respondendo a 3 perguntas básicas:

  1. Do que se trata a oferta

  2. A quem se destina aquele produto ou serviço

  3. Qual será o benefício para quem o adquirir

Além de ser atrativo e deixar as pessoas curiosas, com vontade continuar de lendo ou de clicar nesse link.

Existem algumas técnicas usadas para isso e para lembrar delas quando estiver escrevendo. Leve em conta só as letras maiúsculas, cada uma representa a primeira letra de uma técnica que você pode usar:

– PiC-NiCS, NÉ?

1- Para você

Um título que faça o leitor sentir que aquilo foi escrito para ele:

Feito para quem quer mais tranquilidade em sua vida.

2- Curiosidade

Faça com que as pessoas queiram saber mais detalhes:

Conheça a nova maneira de relaxar nunca antes revelada.

3- Números

Crie listas:

10 maneiras incríveis de conseguir tranquilidade em sua vida!

4- Como…

Uma frase começando com a palavra “como”, indicando que a solução chegou:

Como alcançar a tranquilidade em sua vida em poucas semanas.

5- Surpresa!

Cientistas finalmente descobrem a solução para conseguir a tranquilidade!

6- Negação

O que NÃO fazer para conseguir a vida tranquila que tanto sonha…

7- Específico

Vá direto ao ponto:

A solução definitiva para quem quer mais tranquilidade na vida.

8- Faça uma pergunta:

Você já sabe como conseguir a vida tranquila que deseja?

Olha só uma headline específica e direta usada em um ótimo exemplo de uma landing page criada pela IFoodhttps://www.ifood.com.br/

Os melhores restaurantes na sua casa em um só clique 😉

E este outro, surpreendente, do 99 Táxishttp://www.99taxis.com/

Táxi na sua mão, agora com a primeira corrida grátis!

Agora que você já sabe como fazer a headline matadora, confira alguns exemplos de landing pages que vale a pena visitar:

Exemplo de landing page


Não existe maneira melhor do que acessar excelentes landing pages para verificar como esses conceitos foram bem empregados.

Dê uma olhada nesta lista que separamos para você, confira as técnicas usadas e dê sua opinião sobre elas ou envie outros exemplos de langing pages que você considera muito bem feitas.

Landing pages, exemplos de pedido de comida:

Landing pages, exemplos de serviços urbanos:

Landing pages, exemplos de empresas:

Landing page exemplo de aplicativo:


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