O marketing de conteúdo já se provou como uma ferramenta importante dentro das estratégias de marketing digital.
Mas como um blog corporativo vai ajudar o seu negócio a vender mais? Bom, é para isso que você está aqui!
Hoje, separamos algumas dicas bem interessantes sobre como aumentar suas vendas e audiência através de um blog. Já contamos como criar um blog em um post especial, agora é hora de colocar esse blog em prática! Vamos lá!
O primeiro passo é o conteúdo
A gente nunca cansa de falar: bom conteúdo é o primeiro passo para um blog de sucesso! Conteúdo de qualidade é o começo da criação de uma comunidade de seguidores, de leitores fiéis que sempre virão ao seu blog para ler os seus posts e consumir os seus materiais.
Mas por que conteúdo é sempre tão importante?
Logo mais a gente vai ver algumas táticas bem interessantes de gerar leads e atrair visitantes, mas não adianta colocar todas essas ações em prática se a base delas está fraca e não atende o leitor.
Essa base é o conteúdo. É o tema dos seus posts, suas palavras-chave, ebooks, infográficos e tudo mais.
Garantir que ele seja sensacional e responda as dúvidas do público é o segredo para gerar leads, criar uma comunidade e continuar atraindo novos leitores.
Logo mais a gente vai ver algumas táticas bem interessantes de gerar leads e atrair visitantes, mas não adianta colocar todas essas ações em prática se a base delas está fraca e não atende o leitor.
Essa base é o conteúdo. É o tema dos seus posts, suas palavras-chave, ebooks, infográficos e tudo mais. Garantir que ele seja sensacional e responda as dúvidas do público é o segredo para gerar leads, criar uma comunidade e continuar atraindo novos leitores.
Atraindo leitores
O marketing de conteúdo trabalha com a criação de conteudo evergreen, atraindo visitantes de forma orgânica através das buscas do Google.
Nosso blog já está pronto e já sabemos que bom conteúdo é importante para garantir que os leitores permaneçam acessando suas páginas. Mas para atrair leitores, você precisa entender o que eles procuram, quais as suas dúvidas e qual tipo de conteúdo eles desejam consumir.
É preciso que você conheça a sua persona, quais são suas dores e como você pode ajudá-la. Para vender mais, o seu negócio precisa começar sendo útil para os leitores, ajudá-los com seus problemas e se tornar relevante para eles!
Para aparecer nas buscas que o seu público realiza é preciso saber quais palavras-chave eles utilizam nas pesquisas. Para facilitar sua vida o próprio Google possui o Keyword Planner, feito para te auxiliar na hora de achar os termos mais buscados pelos usuários. A partir daí, é hora de mandar ver nos conteúdos! (Você também pode dar uma olhada no Keywordtool.io e o SEMRush).
Mídias sociais
As mídias sociais são excelentes para atrair novos leitores e manter os novos que você conquistou visitando o seu blog. Compartilhar o conteúdo que você cria nos seus canais incentiva os seus seguidores a acompanhar o seu blog e facilita o acesso aos seus novos posts.
E-mail marketing
Ter uma área para os seus leitores assinarem a sua newsletter e se tornarem parte da lista de e-mails do seu blog é muito importante! O e-mail é pessoal, direto e uma excelente ferramenta de relacionamento. Além de criar esse link entre o seu negócio e o seu leitor, ele coloca todas as atualizações dos seu blog direto na caixa de entrada dos visitantes do seu site. Excelente!
Mas não para por aí! Existem outros canais excelentes para ajudar sua comunidade de visitantes a crescer e a partir daí gerar mais oportunidades de negócio para sua empresa.
Veja mais sobre Marketing de Conteúdo!
Gerando leads!
Atrair visitantes é o começo, mas gerar leads é o que realmente vai aumentar as vendas da sua empresa.
O seu conteúdo é uma grande arma para gerar leads. Um bom blog precisa de bom conteúdo e ele é a sua vantagem para converter visitantes em leads. Antes de qualquer coisa você precisa ter um campo para coletar e-mails dos seus leitores. Como já falamos antes, e-mails são importantes para criar relacionamentos e enviar conteúdo direto para a caixa de entrada do seu público.
Ok! Começamos a gerar leads bem simples, onde você tem apenas o endereço de e-mail e precisa a trabalhar a partir daí.
Mas lembra do conteúdo, que sempre falamos que precisa ser muito bom? Ele é excelente para gerar leads, lembra? Através de conteúdos maiores e mais completos, como ebooks, infográficos e whitepapers, você pode colher informações valiosas sobre a sua lead em troca de um material interessante.
Agora vamos gerar leads de verdade!
Esse tipo de material é mais completo que um blog post, por exemplo. Por isso, ele tem valor para o seu visitante e essa é uma oportunidade! Ofereça esses materiais em landing pages que possuem formulários de coleta de informações dos seus visitantes. Assim, ao disponibilizar um material rico peça informações relevantes em troca dele!
Essas informações são essenciais para o seu time de vendas se preparar melhor e entrar em contato com a sua lead com maiores chances de fechar um negócio!
Entendendo as suas leads
Um dos grandes segredos de criar uma blog que é uma máquina de gerar leads é entender suas leads e os seus visitantes. Através das interações e comportamentos dentro do seu blog, é possível descobrir muita coisa sobre eles!
Para isso é importante acompanhar e analisar os dados do seu blog através de uma ferramenta de monitoramento. A mais famosa é o Google Analytics!
A ferramenta de monitoramento do Google é excelente para tirar insights valiosos para o seu blog.
Qual é o canal que mais leva visitantes ao seu blog? Quanto tempo eles permanecem lá? Quais as páginas mais acessadas? Qual o conteúdo de maior interesse deles? Essa análise ajuda o seu time de marketing a otimizar sua estratégia e entregar ainda mais leads para o time de vendas, com um vendarketing poderoso para sua empresa.
Seus leads e suas personas precisam se tornar mais do que usuários, é preciso conhece-las como amigos! Comparações e brincadeiras a parte, quanto melhor você conhecer as suas personas e os seus comportamentos, melhor serão suas estratégias e mais altas as conversões!
Criar um blog de sucesso é um trabalho constante. É preciso criar conteúdo de qualidade constantemente e criar as melhores táticas para gerar leads dentro do seu blog. Procure conhecer a sua persona e aprimorar sua estratégia para gerar ainda mais leads!
E aí? Curtiu as dicas acima? Agora, um bom conteúdo tem que ter um bom design, concorda? Tanto para o blog e o site, como também quando disparar os e-mails marketing, redes sociais e etc. Quanto a isso, você não precisa se preocupar. A We Do Logos é a melhor aposta para criação de Identidade Visual. Com preços acessíveis, tenha acesso a 80.000 profissionais que estão cadastrados na plataforma e comece já o seu projeto com a gente.