Um logo de bar, como todo logotipo de empresa, deve apresentar uma marca de forma diferenciada, profissional, onde ela é imediatamente reconhecida através dessa imagem. No cado de logotipo de bar, esse trabalho pode ser feito com bastante criatividade e liberdade de uso de imagens e ideias.
Por isso, é importante pensar bem antes de se decidir pelo logotipo que seu bar terá, pois o logotipo o apresentará em qualquer lugar, onde as pessoas, ao verem a marca, já associarão ao seu negócio. Mas como criar um logotipo de bar que fixe na mente das pessoas?
Veja também: 25 criações inspiradoras para o seu bar ou restaurante.
Ao desenvolver um logotipo de bar, leve em consideração não apenas a imagem dele, mas as cores, que também influenciam muito. Você sabia que para desenvolver logotipos de lugares que oferecem comidas e bebidas, as cores são escolhidas com um fundamento? Isso porque existem cores que despertam a fome e chamam a atenção para o lado sensorial das pessoas.
No caso de restaurantes que servem comida mexicana, por exemplo, eles usam cores fortes; já os que servem comida japonesa, eles tendem a usar as cores da bandeira do Japão e de sua arte oriental. No caso de pizzarias, elas costumam usar as cores da bandeira da Itália. E se você fosse abrir um restaurante vegetariano, teria que usar a cor verde, não acha? A cor vermelha e laranja estimulam o paladar, então se você quiser atrair um público que consuma petiscos em seu bar, elas são bem indicadas.
Desenvolvendo um logo de bar
1. Fundo
Que tal começar pensando no fundo do seu logotipo? Pensar no lugar onde a marca será aplicada é importante também.
2. Conceito
Depois de saber onde você vai desenhar a logomarca de ber que quer criar, é hora de pensar no formato dela. Você vai usar apenas desenho, somente texto ou os dois? Será com vários detalhes gráficos ou somente um carimbo?
É nessa hora que você estabelecerá dois valores fundamentais para começar a sua obra: identidade e coerência. Pense em como seria um logo de bar que respeite a ideia que você quer passar do seu estabelecimento. Lembre-se de que você precisa comunicar instantaneamente, com apenas um olhar do cliente, a ideia do seu negócio.
3. Cores
De acordo com o raciocínio acima, as cores podem representar sagacidade ou malemolência. Já percebeu que a cada 10 entre 10 redes de fast-food usam as cores vermelho e amarelo? Saiba que a escolha dessas cores não é à toa, pois elas induzem a fome dos clientes. No caso do seu bar, lembre-se que você precisa escolher a cor que combina o fundo e o conceito do seu estabelecimento.
Veja também: A psicologia das cores na identidade e no branding.
4. Fontes de logomarca de bar
Continuando as etapas acima, para usar um tipo de letra mais complexa para fazer o texto o logo de seu bar é preciso que ele tenha coerência com a mensagem a ser transmitida. O texto terá que ficar visível independente do tamanho que você o publicar, então esqueça letras muito miúdas ou magrinhas se quiser chamar a atenção fácil.
Se você tiver que usar mais de uma palavra ou um grupo de palavras em sua logomarca, não se esqueça da hierarquia entre elas, separando o que seria título do que seria subtítulo.
Assim que escolher o formato, cores e fontes, finalize seu logo de bar pensando como sendo um de seus clientes. Que tal usar os esboços do seu logotipo para pedir algumas opiniões? Cuidado com a crítica, pois, dependendo da origem dela, você poderá arruinar o que produziu.
A ideia é pedir ajuda para alguém que tenha mais proximidade com seu público-alvo e intimidade suficiente para lhe dar uma crítica sincera. Se puder solicitar ajuda de alguém que entende do assunto, melhor ainda.
E agora que você entendeu alguns conceitos básicos na criação de logo, que tal se inspirar com exemplos de logotipo de bar? Vai dar água na boca e vontade de tomar aquela gelada, mas espera até o final do texto para abrir aquela cervejinha! 😉
Exemplos de logo de bar para se inspirar
Samaritan – A empresa queria ser conhecida como uma hambugueria de João Pessoa que oferece produtos de qualidade, origem garantida e preços acessíveis ainda no ano de 2016. Ser referência de Hamburgueria em especial nos bairros do litoral, como Bessa, Tambaú, e Manaira, ainda no ano de 2016. – Ser diferenciada pela climatização, ambientação, agregada a sofisticação do estabelecimento e produtos oferecidos.
7 elementos – A empresa queria ser vista como excelência em cervejaria caseira, criada por 7 amigos para aprimorar a paixão pela cerveja dos mesmos.
Metamorphosis – A empresa queria criar uma marca que fixasse na mente das pessoas. Eles fabricam cervejas puro malte com apenas insumos selecionados da melhor qualidade existente no mercado. Apesar da cerveja receber o nome de artesanal, e também de ser fabricada em pequenos lotes, de até 200 litros no momento, o processo de fabricação é inteiramente monitorado, acompanhado e totalmente registrado, do início ao fim.
What Beer – A empresa queria um logo para um e-commerce de cervejas importadas e artesanais e que também possui um clube de assinatura, para clientes se tornarem sócios do site e receberem mensalmente alguns rótulos selecionados em casa.
Bar Maverick 73 – A empresa queria um logo de bar para padronizar sua identidade visual. Trata-se de um pub, funcionamento noturno, decoração moderna, industria, com instalação eletrica aparente e lampadas thomas edson, com referencias a carros e motos.
Ostena bar e petiscos – A empresa queria um logo de bar que passasse a essência de um bar para jovens. Eles vendem chopp e petiscos ambiente rustico e descontraído.
Altaminas – A empresa queria um logotipo de bar para ajudar no começo do negócio. Eles compraram equipamentos para produção de cervejas, próprias e para terceiros. As chamadas cervejarias ciganas termo que se refere as cervejarias que produzem cervejas para outras pessoas e/ou empresas.
Que achou dessas logomarcas de bar? sabia que você pode criar logos de bar tão legais quanto esses sem sair de casa e com ótimo preço e qualidade. Confira este projeto de criação de logomarca de bar desenvolvido pela We Do Logos para o Bar e Restaurante By Jack. Foram enviadas 38 opções de logos por 7 de nossos designers. Veja aqui exemplos de logos de bar enviados para esta concorrência criativa.
Dicas para abrir o seu bar!
Abrir um bar ou restaurante não é fácil. A identidade visual, por exemplo, é importantíssima. Podemos citar um exemplo real de sucesso de um de nossos clientes, o restaurante Point do Macarrão que criou logo, cardápio, uniforme e muitos outros materiais de comunicação de forma profissional com a We Do Logos. Confira mais detalhes de como isso ajudou a aumentar as vendas no estabelecimento: CASE Point do Macarrão.
Mas se você deseja abrir um bar e já se adiantou em itens como localização, estilo e cardápio, bom! Lembre-se que existem outras exigências que esse tipo de estabelecimento necessita para funcionar como leis e documentos, por exemplo.
Veja abaixo algumas observações, apontadas pela revista São Paulo, que devem ser levadas em consideração na hora de abrir o seu barzinho.
Confira também: Plano de Negócio para um bar & lanchonete.
Termos de funcionamento
Ao optar pelo lugar onde seu bar irá funcionar você deve pesquisar sobre a lei de zoneamento. Ela determina se esse tipo de estabelecimento pode ser aberto na região ou não. Existem lugares que, legalmente, não pode haver bares. Isso evita, se um dia passar a fiscalização, que seu empreendimento seja fechado.
Habite-se
O documento Habite-se é uma forma de regularização e permite ao dono do imóvel a utilização comercial, sem ela não existe a possibilidade de dar continuidade ao empreendimento. Porém esse documento significa que o lugar está conforme o projeto apresentado na prefeitura. Ou seja, ele não é válido para comprovar, no ponto de vista da engenharia, que é seguro.
Alvarás
Para que tudo corra bem é fundamental dispor de diversos alvarás como Segurança, Vigilância Sanitária e Autorização de Funcionamento, por exemplo. Deve-se também estar atento a algumas regras, que dependendo do estilo do estabelecimento podem ser específicas.
Registros
CNPJ, Declaração cadastral (Deca), Cadastro do Contribuinte Mobiliário (CCM) são documentos que merecem muita atenção. O ideal é contratar os serviços de um contador.
Taxa de Fiscalização
A fiscalização é paga e pode variar de acordo com o ramo. Leia mais sobre a lei aqui.
Fonte: Blog dos Empreendedores
E aí? Deu aquela vontade agora de ir a um barzinho com os amigos e botar o papo em dia? Rs. Todos esses projetos de logo de bar acima foram criados na We do Logos! Nossa comunidade de mais de 85.000 designers estão te esperando também!
Criamos qualquer projeto de identidade visual, como logotipos, papelaria, panfletos, embalagens e muitos outros, já sabe: pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você faz seu pedido pelo site, pede ajustes e escolhe a melhor opção de logo par seu bar!